Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Dado Cherem

64ª Sessão Ordinária - 03/09/2003

O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Sr. Presidente e Srs. Deputados, ocupo a tribuna nesta tarde para rebater uma manifestação na qual o meu nome foi citado várias vezes, na semana passada, pelos Deputados Nelson Goetten e Antônio Carlos Vieira.

Quero deixar bem claro a todos os Colegas desta Casa que não assomo à tribuna para agredir pessoas, quem quer que sejam, não importa a que Partido pertençam.

Jamais me pronunciei aqui a respeito da pessoa do ex-Governador ou a respeito da sua conduta pessoal. Fiz aqui sim, e continuarei fazendo, a defesa do nosso Governador com a mesma veemência dos ataques que aqui ele tem sofrido.

Deputado Ronaldo Benedet, jamais usei a tribuna para ridicularizar quem quer que fosse na figura da pessoa do Governador, como fazem aqui o Líder da Oposição e alguns Deputados desta Casa.

Quando assomamos à tribuna é para fazer um confronto das idéias, para provocar o bom debate, mas principalmente o Deputado Nelson Goetten ocupa a tribuna tentando vulgarizar o debate, tentando trazer o debate para a raia miúda, tentando fazer com que não tenhamos aqui um bom debate.

Essa não é a minha função, não é a minha vocação, ou seja, vir aqui para fazer qualquer discurso nesse sentido.

Há 10 dias solicitei que fosse feita a verificação de quórum, o que é normal, já que vários Colegas o fazem. Na semana passada, fui impedido de falar por falta de quórum. Fui chamado de deselegante pelo Colega Nelson Goetten. Não sei qual é o conceito que ele tem de elegante ou de deselegante. Com certeza ele quis dizer que eu era mal educado. Esse não é o meu conceito.

Não tenham dúvidas de que estou aqui para trazer propostas, idéias, para ser ético, para ter representação da minha região, para ser justo naquilo que acredito.

Quero deixar bem claro que acredito com profundidade no Governo do qual sou vice-Líder; acredito na clareza das idéias do Governador, do vice-Governador e da coligação da qual fazemos parte.

Gostaria de dizer, Deputado Ronaldo Benedet, que desde o início, aqui no Plenário, temos uma posição clara, definida, entre ser Situação e ser Oposição. Não esperamos seis meses para nos definir. Estou no PSDB há 14 anos, construindo com lágrimas e suor o nosso Partido. Não fiquei me oferecendo para nenhum Partido.

Graças a Deus na minha vida pública, que é construída, como disse, com muito suor e lágrimas, a hipocrisia não é minha companheira, pelo contrário, a justiça é a minha companheira e quero sempre continuar tendo como companheira a justiça dos homens e ser julgado pela justiça de Deus.

Gostaria de dizer ao Deputado Antônio Carlos Vieira que não tenho o mesmo conceito de democracia que ele tem.

Fui acusado aqui pelo Deputado Antônio Carlos Vieira de ser antidemocrático, de ser radical. Quero dizer que no semestre passado fiz um contraponto a ele aqui na tribuna, onde questionei os recursos aplicados na Saúde. E ele me chamou de desequilibrado.

Jamais fiz isso com o Deputado Antônio Carlos Vieira, muito pelo contrário, tenho S.Exa. no mais alto conceito, é um homem que já deu a sua contribuição, e continua dando, para a vida pública de Santa Catarina, é um homem que detém um conhecimento extraordinário na área de finanças e com certeza é uma pessoa que entende muito.

Quero continuar respeitando-o, mas espero que ele também me respeite. No entanto, o nosso conceito de democracia é diferente, porque se alguém assoma a esta tribuna e faz o contraponto, confronta nas críticas que eles fazem em relação ao Governo, nós somos antidemocrático.

Não é esta a nossa vontade. Quero continuar cada vez mais provocar o bom debate, defender o Governo, mas dentro de um plano de idéias, de um plano de buscar a verdade, de buscar a transparência.

Não podemos ficar quietos e calados diante de manifestações de deboche, de vulgarização e de ridicularização do nosso Governo, muitas vezes atingindo a pessoa do Governador, como se ele não fosse um ser humano, uma pessoa que está aí para governar o nosso Estado, um homem humilde, transparente, um homem que realmente quer o bem do nosso Estado.

Não tenho dúvida em relação a isso, e cada vez que isso acontecer nós vamos defender, fazer o contraponto, porque esta é a nossa função.

Quero deixar bem claro que respeito os Deputados por tudo aquilo que representam, pelos votos que levaram, mas não posso aceitar que pelo fato de dizer que não concordo com a idéia do outro muitas vezes somos agredidos de forma pessoal.

O Sr. Deputado Ronaldo Benedet - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Pois não!

O Sr. Deputado Ronaldo Benedet - Quero parabenizá-lo pelo pronunciamento e dizer que V.Exa. é uma grata surpresa para este Parlamento. Como Deputado atuante, defensor das suas idéias, dos seus princípios, tem estado conosco de forma harmoniosa, e temos funcionado como se fôssemos um só time nesta Casa.

Por isso o Parlamento é a evolução da democracia, o Parlamento é acima do presidencialismo. Este Deputado é um parlamentarista convicto e quero dizer que o que V.Exa. está dizendo é profundo, isto é, que aqui sempre existirá o princípio do contraditório.

Não podemos entrar em questões pessoais, e jamais quero entrar. Agora, não se pode em determinado momento dizer que se entrou num assunto pessoal e que se a pessoa está ligada naquilo, infelizmente, vai ter que falar.

Quero parabenizá-lo pela sua posição e competência como Parlamentar.

O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Tive muita dificuldade para conseguir este mandato, só Deus sabe o caminho que trilhei para hoje ocupar esta tribuna e poder falar como Deputado Estadual. E não quero sair daqui com aquela imagem decepcionante de que isso aqui é um jogo, é um teatro, de que isso aqui não vale a pena.

Quero dizer que estou aqui porque acredito naquilo que estou fazendo; defendo o Governo porque acredito naquilo que ele está fazendo. E não tenha dúvida de que quem conhece o Governador com 30, 40 anos de história de vida pública sabe que ele é um exemplo a ser seguido não apenas por nós, Deputados Estaduais, até pela vontade que ele tem de transformar Santa Catarina, pela vontade de fazer com que os pequenos Municípios sejam ouvidos.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)