Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Nelson Goetten

54ª Sessão Ordinária - 12/08/2003

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Sr. Presidente e Srs. Deputados, assomo à tribuna nesta segunda-feira à tarde para fazer alguns registros e comentários que no momento são muito importantes.

Quero dizer aqui que, ao escutar um pouco o Deputado Ronaldo Benedet, fico impressionado com a capacidade que o PMDB e os seus Companheiros têm de prometer. Cabe a nós uma admiração especial. Ninguém, com certeza, teria tanta coragem de prometer quanto o PMDB. Prometer, parece-me, poderia ser também enganar. Se assim não fosse, vamos voltar um pouquinho ao tempo para lembrarmos de uma coisa que impressionou a todos nós, mas que especialmente enganou o eleitor catarinense, que foi a questão da ambulância terapia.

Quem lembra da campanha de Luiz Henrique da Silveira ou do Sr. Governador dos catarinenses e do PMDB, Deputado Ronaldo Benedet, quando falava para o povo catarinense que a partir do momento que elegesse o PMDB como seu Governador ia acabar com a história de ambulâncias saírem de Chapecó, de São Miguel do Oeste para Florianópolis, a fim de buscarem o atendimento à saúde.

O coitado do povo catarinense tem memória curta e esqueceu que quando o PMDB administrava não respeitava os catarinenses nem nos convênios com os hospitais. O cidadão tinha que sair de São Miguel do Oeste para fazer uma cirurgia cardíaca aqui porque só tinha um hospital em Santa Catarina, que era o Hospital São José, em Florianópolis. Mas o Governador Esperidião Amin interiorizava as ações de saúde, montando em Chapecó, além de respeitar os convênios e as instituições de saúde do Estado, não só um centro de cirurgia cardíaca, como também um atendimento de radioterapia.Montou também outro centro de cirurgia cardíaca em Joaçaba, em Mafra, em Criciúma e em Rio do Sul.

Portanto, descentralizou os serviços de atendimento à saúde.

E o PMDB, descaradamente, fez o povo de Santa Catarina acreditar que ele iria resolver o problema da saúde já na casa onde o cidadão morava. Hoje, como troco o que ele dá? Até os hospitais estão fechando seus centros de cirurgia porque não têm material suficiente para atender as pessoas.

Junto com aquela mentira falava o quê? Que ia acabar com as Secretarias em Florianópolis e levá-las para o interior de Santa Catarina. O coitado do eleitor está acreditando, mais uma vez, no PMDB. Ele esqueceu o que o PMDB já fez com o povo catarinense.

Que barbaridade! E nessa vã promessa, o que é que ele faz? Vota no Governo. E o Governo, descaradamente, não acabou com as Secretarias, criando inclusive mais duas aqui e mais 29 para o interior. Que farra! Que coisa bonita!

Como melhorou a vida do cidadão, agora, com as 29 Secretarias no interior de Santa Catarina! Claro que para aqueles que estão empregados dentro das Secretarias.

Mas aí vem uma coisa a mais! A capacidade do PMDB não é só de mentir, enganar e fazer promessa. Ele também faz teatro.

Que capacidade incrível! Que admiração tenho pelo PMDB pela sua capacidade de fazer teatro e de enganar!

Quando governou o Estado de Santa Catarina enlameou a nossa história. Foi o PMDB que enlameou a história dos catarinenses fazendo um governo vergonhoso!

Pior do que fazer um governo vergonhoso, Deputado Ronaldo Benedet, não se esqueça disso, é criar uma tal de Invesc, lastrando 200 milhões de ações da Celesc e pegando R$100 milhões em dinheiro vivo para o caixa do Governo.

Se V.Exa esqueceu, quero lembrá-lo, porque isso logo desapareceu. Aí, espertamente, vocês colocaram a companhia de habitação dos catarinenses no mercado e a venderam por R$95 milhões. E pegaram R$95 milhões e trouxeram para os cofres do Governo! Fizeram desaparecer também porque vocês têm vara mágica, são mágicos nessa questão de desaparecer dinheiro.

Não bastando isso, vocês criaram a maior vergonha que um administrador público poderia criar para Santa Catarina: inventaram e arranjaram a tal das Letras que foi a grande vergonha e o grande fato da administração do PMDB. Envergonhou o catarinense uma barbaridade! Eram só páginas policiais nos jornais.

Este foi o PMDB! Mas isso não chegou. Desapareceram com aquele dinheiro pelo poder de fazer mágica com o dinheiro dos catarinenses, mas mágica para desaparecer, não para aumentar nem para multiplicar dinheiro!

Nada de obra, de serviço, e o dinheiro desaparecendo. Aí sacaram os fundos dos catarinenses. Saquearam também os fundos públicos e ficaram com o dinheiro. E começaram a fazer obra e a não pagar, porque o PMDB esquece fácil!

Mas o coitadinho, que quebrou a sua empresa e não recebeu o serviço prestado por este PMDB, não esqueceu. Mas isso não chegou, Deputado Ronaldo Benedet! Saquearam o salário do servidor catarinense. Ficaram devendo mais de R$300 milhões para o catarinense.E o servidor passou pela humilhação de perder o seu crédito, com três meses sem receber. Aliás, da primeira vez que governou com o Casildo Maldaner deixou dois meses em atraso. O servidor de Santa Catarina não festejou o Natal e o Ano Novo com o dinheiro do seu trabalho.

Mas aí veio o Vilson Kleinübing, depois do Casildo Maldaner, e ofendeu o servidor. Pagou o atrasado e pagava o salário em dia. Isso não servia para o servidor!

Ele, com saudade do PMDB, foi lá e votou de novo no PMDB. Aí o PMDB fez mais. Deixou três folhas atrasadas. Se duas já dava voto, imagina se deixar três. Aí que nós nos elegemos mesmo. E estava certo!

Saquearam tudo isso do catarinense e, descaradamente, Deputado Joares Ponticelli, eles criam a CPI da dívida. Esta é uma capacidade de fazer teatro que só o PMDB é capaz de fazer.

Por isso, minha gente de Santa Catarina, vocês, que já foram tão enganados até agora, servidores catarinenses, os senhores que também ficaram ofendidos porque o Esperidião Amin pagou os 300 milhões atrasados, porque ele fazia sempre a reposição salarial das perdas salariais, marcava até o dia e a hora para o servidor receber o seu salário, pois ele nunca recebeu atrasado... Mas vocês não gostavam disso, preferiram acreditar que Luiz Henrique...

Como é que fica a Polícia Militar, neste momento? Será que os 46% de aumento estão dentro desse 1% que o PMDB quer dar?

Como você olha para a sua família hoje sabendo que ajudou a prejudicá-la votando em alguém que não tem compromisso com a verdade? Como é que fica, então, a situação desse servidor que agora recebe 1%, quando se sabe que a perda é de 19%? Mas a capacidade de fazer teatro, o jeito de ser do PMDB diz que não é verdade, não é 1% e sim 43%, criando um abono dizendo que é assim que se faz justiça social, gastando uma fábula para colocar isso na mídia, enganando e querendo confundir os catarinenses.

É com isso que não podemos concordar. Parem de enganar, parem de fazer estelionato contra o cidadão! Queremos um Governo sério, justo e que cumpra de fato com seus compromissos. Precisamos disso.

O servidor público ainda recebe mais um tapa na cara, juntamente com 1% - aliás, é o servidor nº 1 - 1% -, pois com o valor a receber o servidor recebe ainda o aumento nas tarifas de energia e de água. É uma barbaridade, e o servidor pode festejar. Não sabia que ele podia festejar! Ele tem que festejar, porque afinal de contas o PMDB está dando 1% de aumento que, multiplicado pelas contas que estão fazendo, dá 43% de aumento. Que beleza!

Bem disse o Deputado Afrânio Boppré, ou seja, em seis meses o Governo apresentou aqui dois projetos. Um cria despesa e outro apenas para criar um fundo. Foi esta a capacidade do PMDB de servir Santa Catarina. E não tendo competência para administrara, cria essas confusões mentindo e enganando.

Quero ser justo aqui. Quero assumir o ônus daquilo que não conseguimos fazer pelo catarinense. Queremos assumir o ônus daquilo que não conseguimos fazer, que sonhávamos e que o catarinense merecia.

De todas as ações, a mais importante que fez o Governo Esperidião Amin foi organizar as finanças do Estado, regularizar e federalizar as dívidas. Agora, quando o PMDB fala de dívida é por uma coisa a mais: se é cinco, se é 10 ou se é 20. O que interessa é que Esperidião Amin pagava 13% do que arrecadava para pagar dívida. E o PMDB desconta exatamente 13% do catarinense.

Então, parem de se enganar com eles porque falam fácil, enganam e fazem teatro. Agora, a verdade é uma só, ou seja, estamos vivendo um momento de muita dificuldade; um momento de enganação, pois estamos perdendo o poder de compra; estamos vivendo um momento de ilusão. Temos que parar de gastar saliva só fazendo discurso...

(Discurso interrompido por término do horário regimental.)

(SEM REVISÃO DO ORADOR)