24ª Sessão Ordinária - 20/04/2005
O SR. DEPUTADO JOÃO HENRIQUE BLASI - Sr. Presidente e Srs. Deputados, eu pretendia fazer esta manifestação no dia de ontem. No entanto, devido à extensa pauta da Ordem do Dia, onde inúmeros vetos foram votados, acabou não sendo possível, ficando, então, para o dia de hoje. Teria sido mais oportuno se eu tivesse feito ontem, na medida em que quero me referir ao 42° aniversário do Instituto de Cardiologia do Estado de Santa Catarina.
Seguindo na esteira de manifestações anteriores de colegas Deputados da área da Saúde que abordaram assuntos momentosos, dada a complexidade e a abrangência social que tem o setor saúde, eu desejo fazer, nesta oportunidade, um registro um pouco diferente. Um registro encomioso, um registro de elogio a uma instituição que há 42 anos vem cumprindo um papel destacado na área da saúde com um hospital de referência para todo o Estado de Santa Catarina. Aliás, o nosso Instituto de Cardiologia é o único hospital da rede pública que tem feito transplante de coração e que também tem a possibilidade de fazer testes ou exames de detecção de focos de arritmia cardíaca.
Este instituto foi criado há 42 anos, precisamente no dia 19 de abril de 1963, pelo então Governador Celso Ramos, que também aqui, mais uma vez, se mostrou um visionário planejando, prospectando e administrando para o futuro. Ele começou o seu trabalho de forma modesta, numa sede alugada e hoje funciona em espaço junto ao Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, também conhecido como Hospital Regional de São José.
Mas o grande pleito do momento, como se pretende que haja um processo evolutivo, com saltos de qualidade na trajetória do Instituto de Cardiologia, é que ele de fato possa ter uma sede própria e nessa sede própria ele possa ter também, evidentemente, uma ala de emergência, porque do jeito que está funcionando hoje, junto ao Hospital Regional, com uma divisão de espaços, ele está tendo, conseqüentemente, alguma dificuldade de natureza operacional para o seu melhor funcionamento.
É importante destacar que se trata de um hospital de grande porte pelos números que ostenta, com um quadro funcional de 366 servidores, incluindo todas as categorias, desde os profissionais da área da saúde até os profissionais da área administrativa e de serviços gerais, contando com o total de 88 leitos.
É importante destacar ainda, Sr. Presidente, os diversos setores para os quais o Instituto de Cardiologia exerce a sua atividade. Um setor de medicina nuclear com exames da mais avançada tecnologia, como cintilografia, por exemplo, para mencionar apenas um deles; um setor de hemodinâmica; um setor de centro cirúrgico; um setor de métodos gráficos com aqueles exames normais, testes ergométricos e testes de eletrocardiograma, além do setor ambulatorial e do setor de internações.
Portanto, penso que é neste momento oportuno, ainda que singelamente, que quero deixar consignada uma moção de elogio ao Instituto de Cardiologia do Estado de Santa Catarina, um hospital de referência, como disse, em todo o Estado, um hospital de ponta nessa área e que vem desenvolvendo um trabalho realmente digno dos maiores ícones.
Nesta oportunidade, mais precisamente no dia de ontem, tendo completado 42 anos de bons serviços prestados à comunidade de Santa Catarina, impõe-se até como medida de justiça fazer aqui este registro, porque os registros não podem ficar apenas para aquilo que é negativo, para aquilo que não é atendido. Os registros hão de ficar também para quando um trabalho é bem realizado, para quando o serviço é bem desenvolvido, para quando o serviço é reconhecido pela população.
E é exatamente por isso que nós fazemos questão de deixar anotada aqui esta moção, pedindo ao Diretor-Geral do Instituto de Cardiologia do Estado de Santa Catarina, Dr. Harry Correia Filho, que transmita a todos os demais 365 servidores daquele nosocômio a nossa manifestação de cumprimentos pela trajetória do instituto e pelo serviço bem realizado até a data de agora. E que nós possamos, com este Governo, dar um passo à frente, no sentido de dotar este instituto de sede própria, para que ele possa ainda melhor atender a todos quantos o procuram.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)