Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Sérgio Godinho

3ª Sessão Ordinária - 22/02/2005

O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Sr. Presidente e Srs. Deputados, venho à tribuna para citar um trabalho que realizamos à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social Urbano e Meio Ambiente. Penso que o Deputado Antônio Ceron também participou desse trabalho, que foi monumental, fantástico.

Nós criamos na Secretaria, a partir da utilização de um ônibus que estava naquela Pasta, o ônibus de inclusão digital, Deputado Altair Guidi. Esse ônibus percorreu toda a Serra catarinense, Deputado Antônio Carlos Vieira. Foi maravilhoso. Conseguimos dar cursos de inclusão digital nos períodos da manhã, tarde e noite a uma média de 150 alunos por semana. Entre eles estavam jovens e idosos, até uma senhora de 80 anos, pessoas que nunca teriam a oportunidade de conhecer um computador, de aprender a ligar, desligar, utilizar todos os programas e conhecer o que é o mundo da informática. Aprenderam também a operar a Internet, navegar, pesquisar, conhecer o mundo, novas tecnologias e o quanto a computação permite a verdadeira inclusão do cidadão no mundo.

A computação, a Internet fazem com as pessoas possam ter, Srs. Deputados, a oportunidade de se imbuir de conhecimento, passam a fazer com que as pessoas em casa possam conhecer o mundo e tudo aquilo que era, até então, permitido somente àqueles que estudavam, que iam para as universidades. Hoje, com a Internet, como todos nós sabemos, com o computador, nós conseguimos ter, Deputado Francisco Küster, esse conhecimento.

Então, com esse ônibus de inclusão digital, nós conseguimos, num período de cinco meses, formar mais de 4.000 alunos, Deputado Francisco Küster. Jovens, idosos e mulheres puderam conhecer o computador. Tiveram aulas nos períodos da manhã, tarde e noite. Essas aulas foram ministradas dentro do bairro, utilizando o espaço de um colégio estadual e a diretora ficava responsável pelo ônibus, inclusive pela manutenção, com 20 alunos simultaneamente aprendendo computação.

Foi uma grande realização e um grande trabalho, Deputado Romildo Titon. Nós começamos na Região Serrana, nos Municípios de Lages, Otacílio Costa, São José do Cerrito, Correa Pinto, Palmeira, Ponte Alta, São Joaquim, Campo Belo, Capão Alto e Anita Garibaldi. Essa inclusão digital veio permitir que mais de 3.000 tivessem o conhecimento da informática. E a partir de agora, com esse rodízio que foi feito nas cidades, nós conseguimos, com a participação, e agora, com a gerência do novo Secretário de Desenvolvimento Social, a continuidade desse ônibus na Região Serrana.

A Região Serrana foi escolhida não por este Deputado, criador do projeto, ser de lá, mas por ter, Deputado Celestino Secco, naquela região os mais baixos índices de desenvolvimento humano do Estado de Santa Catarina. Por isso priorizamos dentro dessas cidades os bairros mais carentes, e lá levamos a inclusão digital. Esse ônibus permanece dando continuidade ao trabalho na cidade de Lages, usando o mesmo critério, dando cursos de informática para jovens a partir de 16 anos e para adultos acima de 40 anos, no período noturno, com a finalidade de despertar o interesse da volta à escola, ao aprendizado, ao mundo escolar.

Na Secretaria criamos um projeto para adquirir seis ônibus com a finalidade de realizar esse curso de inclusão digital em todo o Estado de Santa Catarina. Todos nós sabemos da necessidade desse curso para a geração de emprego.

Ocupo este horário para dar uma contribuição em nome do Partido Trabalhista Brasileiro para com o trabalho, porque essa ferramenta, essa inclusão digital é dada a jovens acima de 16 anos. Por quê? Porque acima de 16 anos o jovem pode ingressar no mercado de trabalho formal, pode ter a sua carteira profissional assinada. Tendo o jovem de 16 anos o curso de inclusão digital, terá facilidade de conseguir um emprego, ter progresso dentro da empresa, e todos nós sabemos que isso é salutar.

O curso de inclusão digital para este Deputado, durante a passagem de oito meses na Secretaria de Desenvolvimento Social, Urbano e Meio Ambiente, foi um grande feito. E tenho certeza de que o Governo do Estado dará continuidade a esse projeto dos seis ônibus. Na verdade não seriam ônibus e sim carretas, que seriam transportadas, a exemplo do que existe no Senai/Senac.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)