Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Nelson Goetten

2ª Sessão Ordinária - 18/02/2003

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Sr. Presidente, Srs. Deputados, eu venho à tribuna nesta tarde de hoje para fazer alguns registros que penso ser muito importantes para mim e para esta Casa.

Ao folhear os jornais das últimas semanas, principalmente desta semana, chamaram-me atenção alguns fatos que ontem começamos a debater nesta Casa: a repercussão pelo mundo afora em relação ao episódio que está vivendo o Governo Federal, neste momento, o episódio da propina, que repercute nacional e internacionalmente.

Para quem acompanhou os debates que nós acompanhamos nesta Casa, com o PT, mas principalmente com a Senadora Ideli Salvatti, ficamos estarrecidos quando vemos estampadas fotos como estas.

Sr. Presidente, esta foto aqui dá saudades de quando Antônio Carlos Magalhães pegava a sua tropa de choque e ia se defender e pressionar o Planalto.

Aqui, agora, está o Dirceu. Agora é o Dirceu que aprendeu. Aliás, o José Dirceu tem também como seu orientador, e me surpreende muito... Surpreende-nos muito quando vemos quem é e onde é que ele foi buscar apoio agora para evitar a CPI. O PT, principalmente o José Dirceu, foi buscar apoio no Sr. José Sarney, no Sr. Antônio Magalhães e no Sr. Paulo Maluf. Essas figuras são as figuras que estão ajudando a proteger o Sr. José Dirceu. E o Sr. José Dirceu começa rapidamente, agora, a dar cargos a amigos para tentar interromper a dita CPI, ou CPIs, eis que isso era a prática do PT nacionalmente.

Deputado Antônio Carlos Vieira, como é que fica o PT? Como é que se sente o PT? Quando neste momento está se aliando com pessoas que até ontem eles condenavam, aliando-se para evitar uma CPI? Este mesmo PT que defendia a vida inteira um governo transparente, um governo transparente que é o sonho do cidadão brasileiro?

Eu acho que está na hora de o PT pedir perdão à Nação brasileira. Eu acho que todos erram. Mas nós merecemos, o cidadão brasileiro merece, um pedido de perdão pelo que estamos vendo.

O PT criticava os acordos que fazíamos com o FMI, os acordos que fazíamos com os banqueiros, os juros altos que levavam o País ao sofrimento. Mas estamos vendo estampado nos jornais: "Bancos têm lucro recorde em 2003". Quer dizer, os banqueiros ganharam dinheiro como nunca ganharam em um governo exatamente no governo do PT - esta é a realidade que temos hoje.

Nós vemos hoje que os aliados do PT são José Sarney, Antônio Carlos Magalhães, Paulo Maluf, os bicheiros, o FMI e os banqueiros.

Isso nos surpreende, faz com que venhamos à tribuna - sem ofender ninguém, porque não é o nosso objetivo ofender os Deputados do PT - dizer ao PT que temos o direito de fazer essas cobranças, porque muito fomos cobrados aqui pelas nossas ações.

Olhem como está o cidadão brasileiro. A fila dos desempregados hoje cresce cada vez mais. Onde é que está a promessa dos 10 milhões de empregos para o cidadão brasileiro?

Nós vivemos hoje uma verdadeira enganação neste País. Onde é que está o social? O Governo não conseguiu resolver o problema social, mas cansamos de escutar os discursos daqueles que hoje são Governo criticando o Governo passado de não resolver o problema social.

Este Governo tem a coragem de tirar o dinheiro da criança, que ajudava alimentar a criança, para poder comprar uma aeronave das mais modernas do planeta. É isto que temos o dever de cobrar hoje desta tribuna. Nós temos o direito de cobrar isto e pedir explicação ao PT.

Como é que se permite hoje apontar um balanço dos banqueiros que tiveram a maior renda de toda a sua história? Cabe a nós, sim, o direito de pedir ao PT que mude o rumo da sua ação. O PT que vá buscar apoio naquilo que eles sempre criticaram, porque existe um balcão de negócios neste País, vergonhosamente montado pelo PT, tanto é que hoje nós sabemos que o Waldomiro era um dos coordenadores disso.

Nós temos casos aqui, aliás, sempre ouvíamos falar, mas o PT estava acima das suspeitas; ouvíamos falar da indústria da propina dos jogos em favor do PT, da indústria da propina da coleta de lixo em favor do PT, das propinas que rolavam através da pressão em cima do transporte coletivo, que até levou à morte um famoso companheiro dos petistas, o falecido Prefeito de Santo André. Tudo isso nós escutávamos, nós acompanhávamos, e agora vem à tona, vem à realidade.

Então, são essas explicações que precisam ser dadas à sociedade, que anseia por um Governo sério, justo. Eu acho que está na hora de conseguirmos dar um pouco mais de esperança ao cidadão brasileiro.

As filas do desemprego estão aumentando, a violência aumenta a cada dia, a situação da saúde que nós estamos vivendo neste País causa uma angústia e um desespero enormes. Quem precisa hoje de atendimento de média e alta complexidade passa por um verdadeiro caos, e na maioria das vezes sequer é atendido.

Então, com todo o respeito ao petista, com todo o respeito a quem está governando este País, eu quero aqui dizer, do fundo do coração, que a minha torcida é para que o PT acerte, para que o Governo melhore, para que o cidadão brasileiro possa dizer que valeu a pena o seu voto, que valeu a pena acreditar nas propostas do PT, eis que elas foram repetidas durante mais de 20 anos. É esta a minha torcida. Eu torço para que o PT acerte, porque ele acertando, por certo, vai melhorar a situação do cidadão brasileiro. Mas no momento eu confesso que é muito difícil.

As famílias estão passando por muita dificuldade. A perda do poder aquisitivo está muito violenta. A cada semana nós aumentamos um pouco mais o custo de vida do cidadão. Há uma sensação de desamparo na área da segurança, que começa a criar um temor em todos nós. Há uma situação de preocupação na área da saúde que é violenta demais. Há um desespero, uma preocupação, uma angústia em cada pai de família, eis que não encontra mais uma oportunidade de trabalho. Há uma angústia dos empresários pela carga tributária ter aumentado e os juros estarem se mantendo num patamar muito elevado.

Então, é preciso que nós queiramos o crescimento deste País. É preciso respeitar quem gera o emprego, porque não há crescimento no País se nós não criarmos oportunidade para que o empreendedor possa empreender neste País, possa ampliar e possa fazer mais investimentos.

Dos investimentos que vieram à Nação brasileira só 1 bilhão do que entrou aqui, dos 20 bilhões, não foi para a renegociação das dívidas das empresas que aqui estão estabelecidas. E renegociação de dívida não é investimento para crescimento de um País, porque a carga tributária e os juros estão levando o País à estagnação.

Precisamos tirar essa compressa que está em cima do empresário, do empreendedor, porque se o empreendedor estiver bem - diminuindo a sua carga tributária, diminuindo o custo do dinheiro - com certeza absoluta nós vamos gerar mais emprego. E gerando mais emprego, aumentando o nosso parque industrial, modernizando o nosso parque industrial, nós começamos a ver mais circulação de dinheiro. E mais circulação de dinheiro no País com certeza irá melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro.

Não vamos conseguir melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro dando uma sacola de comida, até porque não vamos resolver a sua vida.

No direito de fazer oposição, no sentido de que fazer esse tipo de papel aqui cabe a nós repensar um pouco sobre o País, começamos a entrar num momento que preocupa mais, pois está atingindo a credibilidade do Governo Lula, do Governo do PT.

O Governo do PT começa a fazer alianças que são perigosas. Até os ex-coloridos já estão dentro do Governo do PT. Vemos agora José Dirceu se abraçar com Antônio Magalhães, com Paulo Maluf, com José Sarney, para tentar evitar uma CPI.

Isso é muito preocupante para a Nação brasileira, principalmente pelas ações feitas por aqueles que até ontem defendiam realmente as CPIs, um Governo transparente, que tudo fosse investigado. E nós queremos continuar comungando com as idéias antigas do PT, ou seja, com aquelas de que precisamos gerar emprego, de que precisamos dar oportunidade para as pessoas ter acesso à saúde, à educação e à segurança.

É esse o discurso que queremos ver retomado pelo PT, como também é o discurso que queremos ver por parte do Governo do PT para a felicidade do povo brasileiro.

É hora de o PT pedir perdão para a Nação ou fazer uma reflexão sobre o seu Governo.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)