Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Manoel Mota

85ª Sessão Ordinária - 11/11/2004

O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, há alguns meses participei de um grande movimento no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que foi a marcha dos Vereadores, saindo de Osório até Palhoça. Vinte e sete Vereadores participaram desse movimento extraordinário. Em cada divisa, os Vereadores esperavam com suas bandeiras, recebiam as bandeiras dos outros Municípios e atravessavam então todo o seu Município, tendo um ato, uma solenidade na sede do Município.

Baseado no movimento todo, que também ajudou a chegarmos nesse ponto na questão da BR-101, amanhã teremos uma reunião de avaliação com a participação das 27 Câmaras de Vereadores. Este Parlamentar foi um dos primeiros convidados. Se os Deputados que quiserem participar, para nós será uma honra.

A partir das 9h, em Sombrio, estaremos participando de uma reunião para avaliar todo o trabalho feito pelas Bancadas de Vereadores acompanhadas por este Deputado, que fez 260 quilômetros a pé. Os Vereadores andaram todo o trecho de 360 quilômetros a pé, ligando Osório até Palhoça. A avaliação do dia de amanhã é para dizer que estamos felizes. Vamos comemorar em parte, porque o final ainda não aconteceu, mas tudo está propenso para que o Presidente da República venha trazer a ordem de serviço no final do mês para a duplicação da BR-101, sonho de muitos e luta de alguns.

A sociedade inteira viveu nestes últimos anos um clima quase de terror pela devassa de pessoas que tiveram sua vida ceifada na BR-101.

Por esta razão, não poderia deixar de não marcar a reunião importante e fundamental para o dia de amanhã, de toda essa avaliação lá no Município de Sombrio, coordenada pelo Vereador Bujão, com o apoio de todos os Vereadores e com a coordenação do Presidente da Câmara de Içara, Vereador Wagner Pizzetti.

Essa avaliação é importante. A sociedade evidentemente vai estar lá presente, para que possamos nos preparar para essa comemoração, porque o sul está radiante, esperando que o que os jornais estão publicando aconteça. Temos a informação do Presidente, do Ministro dos Transportes, Cesar Nascimento, e esperamos que este final de mês seja lembrado e relembrado por todo sul que chora, que sofre e que tem dor pela perda de seus filhos na BR-101.

Por isso nós, que viemos lutando com garra, determinação e lealdade por aquele povo do sul, temos batalhado, temos sofrido, temos respondido processo na Polícia Federal pelas paralisações. E não se faz paralisação apenas por fazer, mas para buscar um objetivo. Esse é o Brasil, se não for na pressão, nada sai. Chegou aonde chegou na base da pressão.

Hoje podemos dizer, aqui, nesta tribuna, que se o Presidente da República vier trazer essa ordem de serviço - e fizemos muitas críticas ao ex-Presidente e ao Ministro, que tinha ligação conosco em defesa desse causa maior, que era a questão da duplicação da BR-101 - saberemos, também, vir aqui reconhecer e fazer muitos elogios, se o Presidente cumprir a palavra que deu lá em Navegantes, se o Ministro cumprir o que prometeu aqui, no Centro Administrativo. Nós esperamos poder colher essa palavra em defesa do povo do Sul do Brasil, porque não é apenas para o povo do Sul de Santa Catarina.

Por esta razão estamos ainda, com toda a certeza, aguardando com ansiedade esse momento tão importante para o Sul de Santa Catarina, que é o reinício das obras da duplicação da BR-101, no trecho de Palhoça até Osório.

Com muita honra, ouço V.Exa. que também tem problemas gravíssimos, que é a questão da 282 e outras obras, eis que conheceu durante toda a sua vida esse trecho da BR-101.

O Sr. Deputado Francisco Küster - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Pois não!

O Sr. Deputado Francisco Küster - Sr. Deputado Manoel Mota, tenho convicção de que estou aparteando o paladino dessa causa. V.Exa. tem sido incansável na luta pela duplicação da BR-101.

É justo que V.Exa. inicie um trabalho buscando condições para comemorar o início dessas obras. Esperamos que não ocorra qualquer tipo de imprevisto, que aquela burocracia infernal, incrustada nos Ministérios, não venha descobrir mais qualquer coisa, qualquer motivo ou pretexto para retardar o início dessas obras.

Isto é de fundamental importância, e é justo que V.Exa. inicie o processo de colheita, que comece a colher os louros, colher os frutos da sementinha plantada por V.Exa. e por todas as lideranças políticas do Sul do Estado. Mas é preciso também ficar atento, vigilante, no caso de ocorrer imprevistos, e retomar a causa da luta com mais intensidade, com mais força.

Meus cumprimentos a V.Exas., Deputado.

O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Quero agradecer o seu aparte, Deputado Francisco Küster, e incorporá-lo-ei ao meu pronunciamento. Evidentemente que a sociedade do Sul de Santa Catarina e do Norte do Rio Grande do Sul está ansiosa. E Sua Excelência, o Presidente da República, irá a Criciúma entregar a ordem de serviço - em Santa Catarina são dez lotes - e irá a Osório, em Terra de Areia, entregar a ordem de serviço de quatro lotes, no Rio Grande do Sul.

Estamos aguardando ansiosos, Deputado Djalma Berger, eis que São José a BR-101 corta pelo meio. V.Exa. quantas vidas foram ceifadas somente naquela área de São José?

Estamos passando por tudo isso, de Palhoça até a divisa do Rio Grande do Sul, e nós até Araranguá, eis que viajamos toda semana, segunda-feira para cá, sexta-feira de volta, passando na estrada da morte, vendo amigos e mais amigos sendo tirados dos destroços dos carros, sem vida, usando maçarico na lataria para poder abri-la.

Não podemos mais agüentar essa situação. Estamos todos radiantes, ansiosos, para que tudo aquilo que está propenso a acontecer seja verdadeiro. Estamos atentos, aguardando. Mas já fomos tantas vezes enganados que até ficamos meio alheios, em dúvida.

Vamos fazer uma reunião amanhã com os Vereadores de todos os 27 Municípios que fazem parte desse trecho, para fazermos essa avaliação, para nos preparar e fazer o agradecimento, ou para uma ação mais pesada, se não for verdadeiro.

Eu espero que sim, estou rezando para que tudo isso seja verdadeiro, e que possamos capitalizar em defesa da vida, em defesa do sul, em defesa do desenvolvimento.

Mas ouço a palavra do Deputado Djalma Berger, que com certeza dará a sua contribuição, porque conhece com profundidade a questão da BR-101.

O Sr. Deputado Djalma Berger - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Pois não!

O Sr. Deputado Djalma Berger - Deputado Manoel Mota, eu como conhecedor do trabalho que V.Exa. teve em prol da duplicação da BR-101 digo que o primeiro trecho, o trecho norte, já está bem ou mal duplicado, já está atendendo algumas necessidades da população que por ali transita. Mas o trecho sul, se essa ordem de serviço for efetivamente assinada na data aprazada pelo Governo Federal, em muito vai se dever à sua participação, à sua luta, à luta de seus companheiros em prol da duplicação da BR-101.

Realmente, num Estado como Santa Catarina, num País como o nosso, é inconcebível ter uma rodovia como a BR-101, onde passam 70% da economia dos Estados do Sul do Brasil. É inconcebível ainda ter um trecho com pista única, gerando milhares e milhares de mortes ao longo dos anos, efetivamente, causando prejuízos incomensuráveis à Nação brasileira.

Quero cumprimentar V.Exa., parabenizá-lo e solidarizar-me com sua luta. Tenha certeza de que quero estar junto de V.Exa. quando for assinado esse termo do início das obras da duplicação do trecho sul da BR-101.

Meus parabéns, Deputado.

O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Muito obrigado, Deputado.

(SEM REVISÃO DO ORADOR)