Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Manoel Mota

81ª Sessão Ordinária - 03/11/2004

O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - (Passa a ler)

"Sr. Presidente, Sras. Deputadas, prezados colegas de Parlamento, hoje é o dia para falarmos da eleições de Florianópolis, que garantiu uma retumbante vitória do Prefeito Dário Berger na nossa Capital.

Foi uma vitória merecidamente festejada pelos florianopolitanos, que garantiram quase 60% dos votos válidos para aquele que foi reconhecido como o melhor candidato no segundo turno, o que colocou as pessoas em primeiro lugar.

Também temos que aproveitar para falar sobre aqueles que se achavam especialistas em Florianópolis, mas que a cidade mostrou que está contando os dias para vê-los fora da Prefeitura. E não foi só aqui. Tem gente que precisa colocar as barbas de molho. Tem gente que nem isso poderá fazer por ser imberbe.

E aqui nesta Casa tem quem deva refletir sobre o futuro, fazer uma prece para que logo venha uma reforma política, antes que a casa caia, não é mesmo verdade, Deputado Joares Ponticelli?

Das 41 cidades brasileiras onde houve segundo turno, o PP só elegeu o Prefeito em Maringá, numa prova de que o Partido cada vez mais está sendo esquecido pelos brasileiros nos maiores centros populacionais. O PP não elegeu Prefeito em nenhuma capital brasileira. O Presidente de honra do Partido, Paulo Maluf, nem sequer disputou o segundo turno em São Paulo.

Já o PMDB irá comandar duas Capitais brasileiras - Campo Grande e Goiânia - e elegeu cinco Prefeitos no segundo turno realizado no último domingo. Além de Goiânia, venceu em Santos, Caxias do Sul, Duque de Caxias e São João do Meriti.

O PMDB nessas eleições venceu em 1.057 Prefeituras e elegeu 8.252 Vereadores. Em Santa Catarina, elegeu 115 Prefeitos e muitos vice-Prefeitos, como em Joinville, Itajaí e São José.

Já nas eleições de Florianópolis, o candidato do PP levou uma surra com 34.366 votos de diferença para o candidato Dário Berger, que mereceu a confiança de 118.644 votos, o equivalente a 58,47% dos votos válidos.

Na região Norte da Ilha de Santa Catarinas, em Canasvieiras, nos Ingleses, no Rio Vermelho, na Vargem Grande, o candidato Dário Berger fez mais de 70% dos votos válidos. No Sul, fez 65% dos votos. Ou seja, nas duas regiões, a cada três votos Dário Berger fez dois.

No Continente, o Dário Berger venceu em todas as localidades e só não passou da marca de 60% dos votos em Coqueiros.

O candidato da atual Prefeita ainda assim não quis reconhecer a derrota nas urnas. Não quis perceber a vontade popular tão bem expressa pelos florianopolitanos.

Como desculpa infeliz, numa entrevista a uma rádio da Capital, ele disse que a população esclarecida tinha valorizado a sua candidatura, e que ele perdera a eleição nas periferias, nos locais distantes do centro da cidade. Não atenderam a população e aí está o resultado.

Ele certamente esqueceu que a atual Prefeita elegeu-se prometendo ajudar os cidadãos desassistidos. Ela se elegeu, mas, pelo jeito, esqueceu-se.

Foi isso que justificou o troco que a atual administração recebeu nas urnas. Esta administração foi reprovada nas urnas. Foi considerada incompetente, justamente pelos cidadãos desassistidos a quem se propunha ajudar.

Quero também me antecipar ao possível comentário de que eu troquei de domicílio eleitoral, por estar falando da eleição de Florianópolis. Eu estou muito tranqüilo, pois mantenho minha identidade sulista, com raízes em Araranguá e em toda a região Sul.

A minha luta pela duplicação do trecho Sul da BR-101 continua como marca de meu mandato parlamentar. Mas sou Deputado Estadual e não posso me furtar de comentar a eleição da Capital. Aqui, de fato, eu me engajei na campanha do Prefeito Dário Berger no segundo turno, peguei junto, tanto é que o Deputado Joares Ponticelli e a coligação derrotada resolveram mover um processo contra a minha pessoa, talvez reconhecendo a minha participação, o que da parte do Prefeito eleito, com muito orgulho, aconteceu. Tanto é que estive com Dário Berger nos melhores momentos da festa dessa grande vitória eleitoral."

Quero dizer que Deputado Joares Ponticelli tentou agregar a figura do Governador Luiz Henrique à do candidato Dário Berger, porque achava que seria só encostar os dois que o Dário Berger despencaria. Eu vi o ex-Governador Esperidão Amin de mãos dadas com o candidato Chiquinho de Assis, e parece-me que quem despencou foi o Chiquinho e não o Dário.

Então, o povo quer varrer essa oligarquia que mandou por tantos anos, que fez tão pouco e que o povo não aceita mais.

Por isso é que o Deputado João Ponticelli, que veio de Tubarão contando vitória, deitando e rolando, esqueceu que ainda tinha muito pela frente. Ele esqueceu que o seu Partido está com os dias contados. Creio que ele deve até ter traído aqui o candidato Francisco de Assis, porque ele trabalhou muito pelo 45 lá em Tubarão.

A vitória foi tão grande que, com certeza, com aquele seu discurso, jogando lama no Governador, montando uma festa, maquiando informações, fazendo teatro, como fizeram o teatro da polícia, envolvendo a briosa Polícia de Santa Catarina em palanque, etc... O povo não atura e não agüenta mais esse tipo de candidato e de político. O povo quer uma coisa nova.

Dário Berger é competente, criativo e um homem de uma administração moderna. Ganhou não em cima não de promessas, mas em cima daquilo que o povo queria, ou seja, a esperança de dias melhores. Não adianta iludir a população e passar o tapetão nas ruas da nossa cidade, esquecendo-se da periferia, do Norte e do Sul da Ilha e do Continente. Abandonaram tudo isso e o povo agora deu o troco!

Então, fiquei muito feliz porque o Dário Berger tinha o apoio do Governador Luiz Henrique - e eu me orgulho de dizer o seu nome -, do Eduardo Pinho Moreira, do PMDB, do PL, do PTB e dos Deputados Cézar Cim e Dionei Walter da Silva, que são pessoas que, além do Partido, trouxeram o apoio ao grande nome, à grande figura do Dário Berger.

Por isso, não tenho dúvida nenhuma de que Florianópolis está nas mãos daquele que sabe administrar, daquele que administra para o povo.

Vimos, Deputado Djalma Berger, o sentimento do povo da Capital, principalmente do Norte e do Sul da Ilha, vimos a esperança de votarem num homem com uma administração moderna, num homem competente, num homem que veio aqui para fazer mudanças.

Por isso, tenho orgulho de falar no nome do Dário Berger e do Deputado Djalma Berger, que é seu irmão; também tenho orgulho do PMDB ter ido às ruas e daquilo que fez aqui com os outros Partidos. E agora podemos festejar uma vitória extraordinária e o fato de termos derrotado aqueles que o povo não quer mais.

Vi uma faixa num ginásio dizendo para o ex-Governador pegar a barca e ir embora. Então, é o povo que está dizendo isso e não os políticos. Está na hora das mudanças e aqui elas já aconteceram!

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)