71ª Sessão Ordinária - 05/10/2004
O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CERON - Sr. Presidente, Sra. Deputada e Srs. Deputados, gostaria de cumprimentar todos os candidatos a Prefeito, a vice-Prefeito, a Vereadores do pleito do último domingo, aqueles que conseguiram o resultado, que foram eleitos e aqueles que participaram do processo eleitoral.
Evidentemente é a festa da democracia e temos que cumprimentar todas as pessoas, todas as lideranças que se propõem a participar de um pleito com suas dificuldades, com suas derrotas, com suas vitórias. Mas há o engrandecimento, com certeza, de todas as pessoas que participam do pleito.
Então, hoje, sem entrar no mérito de quem se elegeu, ou de quem perdeu, ou do por quê de ter ganho ou perdido, quero deixar aqui o cumprimento a todos os candidatos desta eleição e dizer que é muito fácil fazermos uma leitura da mesma, pois sob o ângulo que a analisamos encontramos justificativas para dizer se o Partido cresceu ou não.
O próprio PFL, falando do meu Partido, se analisarmos sob o aspecto de votos, ele cresceu, mas se o analisarmos sob o número de Prefeituras, ele diminuiu. Então, há condição de se fazer a análise de duas maneiras. Se se deseja defender um ponto de vista, têm-se que se buscar uma justificativa para tanto. Mas o que importa é que o povo elegeu soberanamente os seus candidatos.
Quero fazer aqui um cumprimento todo especial aos Parlamentares que disputaram esta eleição e, de maneira mais que especial, aos três Deputados que lograram êxito, uns com a nossa torcida, outros com a nossa torcida a favor do seu opositor, não evidentemente contra. Eu nunca torço contra um candidato, sempre torço a favor do meu candidato.
Queremos registrar aqui a vitória do Deputado Volnei Morastoni. Eu torcia para o Deputado João Macagnan, mas quero cumprimentar o Presidente da Casa pela vitória. Quero cumprimentar o Deputado João Rodrigues pela vitória emblemática. Chapecó é praticamente um berço do PT em Santa Catarina, mas teve o seu ciclo, teve uma eleição disputada, acirrada, com três fortes candidatos.
Quero também cumprimentar o Deputado João Paulo Kleinübing pela brilhante eleição. E o caso de Blumenau tem uma particularidade, que é a avaliação positiva do Prefeito Décio Lima. Então, há fenômenos que teríamos de nos aprofundar, nos debruçarmos para fazer uma avaliação com dados e vermos o que o povo quis dizer nesta eleição.
Por exemplo, na minha região, tivemos uma derrota que não consigo entender. Mas o povo, com certeza, teve os motivos do seu encaminhamento. Isso foi em Anita Garibaldi. O Prefeito Roberto Marin, do meu Partido, manteve a coligação, fez um excepcional trabalho, na avaliação geral, mas, para nossa surpresa, teve uma derrota contundente. O candidato do PMDB, o antecessor que perdeu, não tinha feito um Governo à época bom, retorna agora em cima do mesmo candidato, que também tem uma avaliação positiva.
Então, o eleitor manda recados. Muitas vezes nós políticos não conseguimos perceber e fazer a leitura antes do pleito. Em Anita Garibaldi, com certeza, foi assim. Registro o caso de Anita Garibaldi porque surpreendeu até o nosso adversário.
Queria, de maneira especial, fazer o registro da eleição do meu Município de Lages, onde se confirmaram as previsões do resultado. O Deputado Francisco Küster, em seu pronunciamento, também entendia que o resultado normal seria a reeleição, a recondução do Prefeito João Raimundo Colombo e que a diferença não era a esperada.
Mas tínhamos essa convicção pelo brilhante trabalho que o Raimundo Colombo faz no Município de Lages. Da vez passada dizia-se que era porque o Prefeito Décio Ribeiro vinha num mau momento, era uma candidato que estava fragilizado, mas desta feita veio o Deputado Carlos Fernando Agustini, com todo o seu carisma, e nós entendemos que é um líder político muito forte e respeitado, tanto que é Deputado Federal pelo segundo mandato, e tinha a companhia de uma liderança do PT, que fazia a dobradinha e a presença do Governo do Estado jogando muito forte na eleição de Lages. Também a imprensa registrou, ao longo deste tempo, que havia o interesse do Governador em desestruturar a candidatura de João Raimundo Colombo.
Mas o povo entendeu. Houve a eleição e ela foi tranqüila. Os problemas que aconteceram são aqueles de rotina, normais, mas queria aqui também cumprimentar, assim como registro a eleição de Raimundo Colombo, os 12 Vereadores eleitos do Município de Lages e todos os eleitos dos Municípios de Lages dos diversos Partidos, aqueles 120 candidatos que disputaram a eleição pela bravura.
Acompanhamos a eleição de Vereadores e, agora, com a redução do número de vagas, a eleição ficou uma verdadeira batalha. Queria cumprimentar as 120 pessoas que foram candidatas a Vereador em Lages e, por extensão, a todas no Estado pela campanha, pela dedicação, pela garra. É uma verdadeira guerra que os Vereadores travam e enriquecem, com certeza, o pleito. Sem eles a eleição, em muitos casos, não teria graça, porque quando a eleição é muito desproporcional, ela acaba não tendo a motivação e o envolvimento da população.
O SR. PRESIDENTE (Deputado Nilson Gonçalves) - Só quero aproveitar o ensejo para também parabenizar V.Exa. e, ao mesmo tempo, o Vereador do seu Partido Jean Jacson, que se elegeu em Blumenau e que bateu o recorde na história de Santa Catarina até de votos. Fez 7.984 votos, tirando a minha hegemonia, porque tinha o orgulho de ser o Deputado mais votado em Santa Catarina. No ano de 1996 fiz quase 7.500 votos e dessa vez fui superado justamente pelo Vereador eleito Jean Jacson, que fez quase 8.000 votos.
Parabéns a ele e ao seu Partido.
O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CERON - É uma jovem liderança de Blumenau, nós o conhecemos.
Conversávamos, hoje, com o Prefeito eleito João Paulo Kleinübing sobre esta expressiva votação. Mas veja V.Exa., não como consolo e sim como realidade, que a quebra se deu em função também da diminuição do número de vagas. Essa leitura tem que ser feita, porque com a diminuição do número de vagas houve também o crescimento proporcional no número de votos dos candidatos. Mas, sem sombra de dúvidas, é uma votação expressiva.
Quero também registrar a votação do Juca, nosso colega de futebol da Assembléia, o Dr. Walter, que também passou a casa dos 7.000 votos. São votações expressivas. O candidato Grilo, do PFL, que também quase chegou aos 7.000. São verdadeiros líderes que se apresentam. A democracia é bonita por isso. E eu disse, aqui, antes das eleições, que tínhamos que aplaudir a todos os que se elegeram. Até muitas vezes não ficamos contentes com a eleição de alguns, mas isso faz parte da democracia, o povo é soberano. Que bom que é assim. Quando se perde uma, tem mais quatro anos para se tentar recuperar. É o caso de Anita Garibaldi, como disse. O tempo dá voltas. A alternância é boa. Que bom que a eleição transcorreu nesse nível.
Faço a leitura de que o PFL cresceu, mas dá para fazer também a leitura de que diminui sob outro ângulo. Isso vale para o PMDB, vale para o PSDB, para o PT. Dá para se fazer diversas leituras. Eu faço a leitura de que, em números de votos, o PFL cresceu, e de que, em número de Prefeituras, diminuiu. Então, esta é a minha leitura, mas para concluir quero parabenizar a todos aqueles que se envolveram no pleito do dia 03 de outubro.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)