Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Kennedy Nunes

28ª Sessão Extraordinária - 20/12/2022

DEPUTADO KENNEDY NUNES (Orador) - "Senhor Presidente, muito obrigado pela palavra. Eu estou aqui emocionado ao ouvir tantos colegas, que como eu, hoje, têm a missão de dizer muito obrigado! Obrigado a Deus, obrigado a nossa família, obrigado a todos os que ajudaram a fazer este mandato! Eu estou completando o quarto mandato nesta Casa. Fiz dois mandatos como Vereador, inclusive, obrigado aos eleitores. Somente na minha última eleição, como candidato a Senador, quase meio milhão de pessoas decidiram dar um voto para mim.

Mas eu não imaginava que no encerramento de um ciclo, como Parlamentar que sou, sempre serei, eu que fui presidente da União dos Parlamentares do MERCOSUL, eu que tive a honra de estar presidente da União dos Legislativos e Legisladores do Brasil, a UNALE, eu não pensava que, no dia em que eu ia dizer um até breve, nós estaríamos passando por um momento tão difícil na vida do Parlamento.

Vou aproveitar e fazer a minha fala, porque aqui eu posso, Colegas, catarinenses e brasileiros. Porque, desde o dia oito de novembro, o Ministro Alexandre de Moraes me baniu das redes sociais, imputando uma multa de R$20 mil se eu publicar alguma coisa. Pois é! A minha filha, no domingo retrasado, formou-se médica, e eu não pude dizer um muito obrigado, Sígian, parabéns! A Maia, a nossa cachorra, ela acabou partindo, sendo uma estrelinha no céu, e não pude nem dar uma homenagem para Maia, que me recebia todos os dias de madrugada, quando eu chegava em casa das minhas longas viagens pelo Estado. Por quê? Porque o Ministro Alexandre de Moraes disse que eu sou um risco para a democracia brasileira, porque eu sou um antidemocrático.

Pois bem! Mas aqui, com imunidade parlamentar, eu posso falar. Posso falar da vergonha da decisão de ontem do Ministro Gilmar Mendes, que simplesmente num ato, puro dele, ele desfez o Congresso. Sabe aquilo que existe na lei, na Constituição, da harmonia entre os Poderes, a independência dos Poderes, não existe mais. O Supremo Tribunal Federal decidiu tomar às vezes do Congresso Nacional, tornando inconstitucional a emenda do relator como uma contrapartida do que a Câmara teria feito na sexta-feira. Pois é, isso é uma jogada de Lewandowski e Gilmar Mendes. Lewandowski pede vistas do processo, Gilmar Mendes dá a decisão e o Parlamento calado. Senhor Arthur Lira e o Pacheco, este mesmo, Presidente do Senado Federal, cuja banca é a responsável por defender a Vale naquela tragédia de Brumadinho, que vai agora a julgamento nessa próxima semana. Pois é! Numa ação de oito bilhões, o nosso Pacheco fica calado.

E se não é para piorar, hoje temos que ler a notícia de que o último dos presos da Lava Jato, aquele que chegou na frente de um juiz e disse: eu roubei, eu sinto vergonha de ter roubado, mas é um vício, um vício de eu ter o poder, de eu ter riqueza. Esse mesmo, o ex-Governador Sérgio Cabral foi solto, não só pela decisão de Gilmar Mendes, mas dos seus colegas, entre eles o novo Ministro, que parece já se contaminou com os seus amigos, lá da Corte, o terrivelmente evangélico pastor André Marques.

Que decepção! Que decepção ao deixar esta Casa, uma Casa em que travamos batalhas duras na defesa da democracia. Que decepção quando se vê que o caminho segue para esse rumo. É o mesmo rumo da Venezuela, em que o Supremo começou a legislar até fecharem o Congresso. É uma decepção para mim, que sou um defensor parlamentar. E vocês sabem aí que, em todos esses 16 anos em que eu estive nesta Casa, nunca votei favorável a um veto de um projeto de lei de iniciativa parlamentar, porque é para isso que nós fomos eleitos, para ouvir as pessoas e para legislar.

Quantas vezes aqueles burocratas do Governo, que não sabem o que é sair dali de uma quinta-feira e chegar em casa somente no domingo, depois de fazer roteiros pela região, defendendo, ouvindo as pessoas, visitando. Eles não! Lá dentro com seus ares-condicionados, simplesmente vetam. Eu me lembro, na época, do ex-Governador Luiz Henrique, que vetava todos os meus projetos, era um 'control C, control V', cópia de cada uma das justificativas para vetar o projeto. Mas isso tudo faz parte do Parlamento.

E eu fico com muita tristeza em deixar registrado, nesta Casa, a minha última fala criticando o caminho da falta de liberdade que estamos tendo. Eu sou vítima disso. Eu quero agradecer a esta Casa, senhor Presidente, também à Mesa Diretora que, por uma decisão, quer fazer igual ao que a Câmara Federal fez com os Deputados que tiveram suas contas suspensas, e que o Ministro Alexandre de Moraes devolveu-as, até porque somos Parlamentares, no meu caso estou no mandato até 31 de janeiro. Mas, além disso, sou jornalista de profissão e formação acadêmica, ou seja, eles tentam calar quem fala o que eles não querem. Isso o que é? Deixa ver aqui no dicionário: é 'censura'. Mas para alguns não, não é censura.

Feita esta minha fala que eu quero que fique registrada nos Anais desta Casa, a minha vergonha em ver que, quinhentos e poucos anos depois da Independência do Brasil, tivemos um índio preso porque lutava por aquilo que ele acredita, e um Sérgio Cabral, ladrão confesso, que roubou milhões e tem mais de 400 anos de pena, solto pela mesma corte que mandou prender o índio. Parlamentar, jornalista, presidente de partido, e suspendeu tantas outras contas. A minha revolta, e aos catarinenses, sim, a minha vergonha por tudo isso estar acontecendo.

Mas eu quero aqui, para terminar, agradecer a cada um dos Colegas que me ajudaram a fazer esses 16 anos. Eu preciso mencionar alguns: Júlio Garcia, que me recebeu; ao sempre Joares Ponticelli, que me chamou um dia e me disse vem cá; mas também ao Titon e ao nosso querido Presidente Moacir Sopelsa, que são os dois caras que sempre me ajudaram com seus cabelos brancos, 'o dono da lancha', um abraço ao meu amigo Sopelsa. Mas também eu quero agradecer a minha família, à Convenção da minha Igreja Assembleia de Deus de Santa Catarina, aos meus irmãos na fé, e a todos aqueles que acreditam em algo melhor. Eu não vou dizer um adeus, não, é um até breve. Até porque a política está aqui no sangue, e a gente não consegue deixar de ser o político, mesmo sem mandato.

Um grande e forte abraço, obrigado a todos, desde a recepção, como foi falado pela Ada, até a diretoria, aos colegas de imprensa, ao pessoal do café, da limpeza, do nosso gabinete, enfim, a todos. Que Deus os abençoe em Cristo Jesus! E para encerrar, eu quero desejar bênção de Deus, desejar benção de Deus para o Alexandre de Moraes.

Muito obrigado, senhor Presidente!"

(Palmas)

DEPUTADO MOACIR SOPELSA (Presidente) - "Obrigado, Deputado Kennedy Nunes. Eu também quero te agradecer e dizer que foi um prazer ser seu amigo e conviver esses anos aqui com você. Você é jovem, pode dizer um até breve, nós que somos mais velhos vamos dizer não um até breve, vamos nos despedir."

Com a palavra o Deputado Ricardo Alba.

DEPUTADO RICARDO ALBA (Orador) - "Senhor Presidente, colegas Deputados, cidadãos catarinenses, que honra poder utilizar a tribuna da Assembleia Legislativa. Que honra poder dizer, eu fui, eu sou Deputado estadual, eu contribuí com o desenvolvimento de Santa Catarina, eu fiz bons projetos, eu ajudei a desenvolver o Estado, eu atendi as pessoas, eu ajudei os Municípios, ao lado dos meus colegas, mais 39 Deputados estaduais, todos nós, 40, que temos essa nobre missão: fazer o melhor para o povo catarinense.

Hoje se encerra o mandato, se encerra um ciclo, mas com o coração, Deputado Jerry, que aprendi muito com vossa excelência, cheio de alegria, cheio de carinho, cheio de reconhecimento a tudo que nós fizemos para o bem das pessoas e para o bem do desenvolvimento do nosso Estado.

Há quatro anos, Presidente Sopelsa, cheguei aqui. Eu, egresso de Blumenau, um Vereador da cidade, cheguei aqui com uma responsabilidade muito grande, com 62.762 votos, fui eleito o Deputado mais votado de Santa Catarina, com apenas 33 anos, na época. Cheguei aqui com uma missão de representar não somente os 62 mil votos, mas toda Santa Catarina, Deputado Ismael, vossa excelência que é da linda Blumenau, assim como eu.

E acredito, fiz um bom trabalho, tenho o reconhecimento da população, dos agentes políticos, aprendi e aprendo, a cada dia, com vossas excelências, que têm muito mais experiência do que eu, a exemplo do Deputado Milton Hobus; do José Milton Scheffer; do Julio Garcia, nosso primeiro Presidente; do Deputado Mauro de Nadal, grande amigo e Presidente desta Casa também; e do nosso amigo decano aqui, Deputado Moacir Sopelsa, um grande amigo e uma grande referência nesta Casa. Tenho certeza de que marca a história para todos nós.

Deputado Cobalchini, é um aprendizado muito grande estar ao lado de vossa excelência e ao lado de cada um dos Deputados. Um aprendizado muito grande, muito grande! Eu ainda me considero muito novo na política, com 37 anos, já fui Vereador, agora encerrando o ciclo de Deputado estadual, concorri já a Prefeito, não ganhei, mas fiz uma boa votação, a Deputado Federal fiz uma boa votação também, estou na primeira suplência.

Vou ainda contribuir muito com a Bela e Santa Catarina, honrando cada um dos votos e o apoio recebido. E não posso deixar aqui de agradecer a você, catarinense, pela confiança, pelos votos, pelo trabalho, pela dedicação, pela amizade que nós construímos em todas as regiões. Aos funcionários da Casa, a Cleo, a todos os funcionários da entrada até a saída, ao meu gabinete que trabalha todos os dias, todas as horas, e que por mim é exigido a cada momento. E por fim, agradecer a minha família, a minha esposa, aos meus pais, a minha filha, que está com sete meses, a Maria Clara, que eu amo muito, muito mesmo. É por todos vocês que a gente trabalha e faz o melhor para Santa Catarina! Obrigado catarinense! Vamos juntos, até a próxima! Um beijo no coração de todos!"

(Palmas)

DEPUTADO MOACIR SOPELSA (Presidente) - "Muito bem, parabéns Deputado Ricardo Alba! Que o caminho continue sendo de progresso."

A Deputada Marlene Fengler tem a palavra.

DEPUTADA MARLENE FENGLER (Oradora) - "Boa-tarde, senhor Presidente, boa-tarde Colegas, e a todos que nos acompanham pelos canais da TVAL e da Rádio da Assembleia Legislativa.

Não vou usar os dez minutos, não, senhor Presidente. Mas eu queria, não podia deixar de agradecer. Acho que, como disse a Ada também, hoje é um dia em que o sentimento é de gratidão. Agradecer a cada um de vocês, a cada um dos Colegas pela parceria, pelo aprendizado. Esses quatro anos, sem dúvida nenhuma, eu trabalhei na assessoria muitos anos, mas quatro anos aqui nesta Casa, aqui neste Plenário, como Deputada, representando o povo catarinense, foi uma experiência única, foi um doutorado na política.

E nós vivemos, nesses quatro anos, a pandemia, tivemos dois processos de impeachment, então não foi um mandato muito tranquilo. Acho que o aprendizado foi maior ainda, e levo, com toda certeza, um aprendizado muito grande do convívio que eu tive com cada um de vocês, com partidos diferentes, ideologias diferentes. E é isso mesmo que nos faz crescer, que nos faz desenvolver, e a entender a dimensão do nosso Estado, entender quão pequenos somos todos nós, e que o conjunto da obra é que faz o nosso Estado ser grande como é. Todos nós representamos Santa Catarina, todos nós representamos o povo de Santa Catarina. E esse conjunto é que faz com que Santa Catarina seja este Estado maravilhoso que ele é.

E eu não poderia deixar de citar, aqui, algumas ações que eu considero importantes, e estão aqui o Deputado Mauro, Deputado Sopelsa e também o Deputado Cobalchini, que fazem parte da Bancada do Oeste. Foi para mim, sem dúvida nenhuma, colegas, um dos maiores aprendizados, e a certeza de que juntos podemos muito. Quando decidimos trabalhar em grupo, quando decidimos esquecer as nossas bandeiras partidárias e entender a importância do trabalho em conjunto, e aí nós, que somos do Oeste, temos o cooperativismo na alma, no coração, na nossa essência, e entendemos a importância de trabalhar juntos, eu acho que o resultado fala por si, o que nós conquistamos para o Oeste fala por si, e talvez seja o nosso grande legado, Deputado Mauro.

Eu saio muito feliz com todos vocês, e agradeço, do fundo do meu coração, pela parceria, porque cada conquista que tivemos foi nossa, não foi minha, não foi sua, não foi do Deputado Sopelsa, mas foi da Bancada do Oeste. E acho que fizemos a diferença e não seremos esquecidos, e quero aqui também pedir para que cada um de vocês trabalhe para que esse legado continue, para que esse trabalho continue, para que essa parceria continue em prol da região do Oeste.

Da mesma forma, Deputada Ada, que o nosso trabalho, nós enquanto Parlamentares, enquanto mulheres, também foi muito importante, foi muito representativo. Trabalhar em conjunto sempre é a melhor solução, trabalhar construindo caminhos sempre, na minha opinião, é o melhor caminho. E eu fico muito feliz, porque nós quatro trabalhamos em conjunto, tivemos uma sintonia muito grande, e com certeza resultados muito importantes. E fomos espelho para muitas mulheres, mostrando que mulher pode e deve participar da política. Mas isso significa também que precisamos fazer a nossa parte, tem que ter a coragem de participar. Não adianta ficar reclamando e dizendo que não existem espaços, e na hora de colocar o seu nome à disposição, na hora de dar sua cara a tapa, também não fazer a sua parte.

Então, eu fico realmente muito feliz. Foi uma experiência muito importante, ter uma bancada como a nossa, Deputado Ismael, Deputado Milton e Deputado Júlio, foi muito bom também, foi uma experiência única, ter parceiros de caminhada, ter parceiros de partido, trabalhando em conjunto. Eu fui a primeira mulher do PSD a se eleger Deputada Estadual. Foi uma honra, uma responsabilidade e um orgulho muito grande. [Taquígrafa Eliana]

Saio daqui com esse sentimento de missão cumprida, de ter feito a minha parte. O Deputado Jerry, que foi meu colega também de trabalho aqui na Presidência, muito obrigada pela sua parceria. A todos vocês, a cada um de vocês, muito, muito obrigada! Não posso deixar também de agradecer a minha equipe do gabinete, que foi muito parceira, que trabalhamos juntos, conquistamos tudo em conjunto. Mais uma vez, como disse a Deputada Ada, ninguém faz nada sozinho, Deputado Milton. Nós precisamos da equipe, precisamos do outro para poder crescer. Muito, muito obrigada!

Eu quero agradecer a minha família, não poderia deixar de agradecer, porque ter o apoio e o suporte familiar é muito importante para as mulheres. E eu tive a graça de ter um marido, uma família, sempre me dando suporte e o apoio necessário para poder desenvolver bem o meu trabalho. A todos os Prefeitos e Vereadores, a todos os parceiros, apoiadores que acreditaram em mim, a todas as pessoas que acreditaram no nosso trabalho, contribuíram de alguma forma para o nosso trabalho, a minha gratidão. A todos os servidores desta Casa, que também foram parceiros, que nos ajudaram, também muito, muito obrigada. Foi uma etapa da vida, missão cumprida e agora é vida que segue, e vamos continuar trabalhando e ajudando de outra forma. Mas, sem dúvida nenhuma, continuando a fazer o que eu gosto muito, trabalhar dentro do partido, representar as mulheres e representar o povo de Santa Catarina. Um abraço e muito obrigada de coração a cada um de vocês!"

(Palmas)

DEPUTADO MOACIR SOPELSA (Presidente) - "Obrigado Deputada Marlene, parabéns a você! A Deputada Marlene só está dando um até breve. Ela é ainda muito jovem e tenho certeza de que voltará aqui ou em um cargo ainda maior."

Agora, com a palavra o senhor Deputado Ismael dos Santos, que nos representará em Brasília, junto com o Deputado Cobalchini.

DEPUTADO ISMAEL DOS SANTOS (Orador) - Senhor Presidente, senhores Deputados que ainda estão nesta Casa, e aqueles que nos acompanham pela TVAL e Rádio Alesc, também é um momento extremamente emotivo para mim, Deputado Milton Hobus, porque é o momento da despedida.

Eu estou há 30 anos na vida pública e, Deputado Moacir Sopelsa, como diz o poeta: 'a vida é um constante chegar e partir'.Eu comecei como Vereador, foram 12 anos, também fui secretário municipal. Há 13 anos e meio estou nesta Casa, Deputada Marlene. Um ano e meio como suplente e 12 anos como titular. E agora, um novo ciclo se abre. É claro que duas palavrinhas se destacam aqui: Gratidão e responsabilidade. Gratidão, Deputado Nadal, a Deus pela força, pela graça, pela sabedoria, pela paciência e pela perseverança, que é a rainha de todas as virtudes.

Agradecer a minha igreja, Assembleia de Deus, que sempre me apoiou com suas orações. Agradecer à família, Denise, minha amada, meus filhos, Israel e Deise. Agradecer ao meu gabinete, aqueles que estiveram no começo, aqueles que prosseguem, aqueles que passaram. Agradecer a todos os Deputados ao longo desses 12, 13 anos e meio, em especial à bancada do PSD, Deputado Milton, Deputada Marlene, Deputado Júlio, um baita time. Vou sentir saudades. Agradecer é claro aos eleitores. Foram 12 eleições. E diferente do Deputado Titon, eu perdi muitas. Perdi cinco na verdade! Ganhei sete! Em especial essa última eleição, 110.531 eleitores. Meu muito obrigado!

Destacar a passagem nesta Casa, é muito difícil, mas eu vou tentar sintetizar numa palavrinha, meu Presidente. A palavra "Reviver" que foi o programa do coração, foi o programa da motivação, Deputado Motta, foi o programa motriz da nossa caminhada como presidente, oito anos, da comissão de Prevenção e Combate às Drogas, e que deixo aí um legado, 25 mil acolhidos, 700 vagas gratuitas por mês, esperamos levar esse modelo, essa referência para Brasília.

O poeta Affonso Romano de Sant'Anna, Deputado Jerry e Deputado Marcius, ele dizia - ele que é membro da Academia Brasileira de Letras - que o viajante é a soma de suas viagens. 'O viajante é a soma de suas viagens. ' Eu acredito nisso. As bagagens que aqui acumulamos, e que agora vamos levar a Brasília como Deputado, o Deputado Vicente já esteve lá, um outro mundo, um outro cenário, mas tenho certeza de que vamos representar Santa Catarina como fizemos aqui.

E eu diria, Deputado Alba, que a vida é feita de escolhas, uma vida é feita de atitudes, Deputada Marlene. Quando jovem, papai, Deputado Motta, queria que eu fosse pastor e seguir os seus passos, o seu ministério, enfim, a sua caminhada eclesiástica. Mas eu sentia que a direção era outra. Mais tarde, fiz meu mestrado, meu doutorado em Literatura e a família queria que eu fosse por esse perfil, escrever livros, enfim. Mas a política sempre falou mais alto. No entanto, Deputado Milton, quando eu decidi entrar na política, papai me deu o conselho. Ele disse: Filho, já que você quer entrar na política, cuidado com as três barras, dizia ele, Deputado Sargento Lima. Cuidado com as três barras e que não é a cidade de Três Barras, lá do lado de Canoinhas, Deputado Scheffer. Eu disse: quais são as três barras, Deputado Cobalchini. E ele me disse: Filho, cuidado com a barra do trono, cuidado com a barra do ouro e cuidado com a barra da saia. Ele estava falando da família, quando falava da barra da saia. Estava falando do dinheiro, da corrupção, quando falava do ouro. Mas estava falando do poder, que já destruiu tantas vidas. Por isso que, como diz a bíblia, à frente da honra vai a modéstia. E eu espero continuar perseguindo este caminho. Da humildade, da simplicidade e do serviço. Deixo a Assembleia Legislativa com um coração dividido.

O Deputado Cobalchini sabe que a estrutura de Brasília não é nada fácil. A Assembleia Legislativa dá de dez a zero em termos de gabinete, de espaço, de trabalho, de assessoria. Mas vamos lá, para discutir os grandes temas nacionais, para transitar com as grandes lideranças e para ajudar ainda muito mais o Estado de Santa Catarina.

Despeço-me desta Casa pela última vez, como Deputado Estadual, desejando aos meus colegas Deputados que aqui ficam e aos que partem as palavras que eu guardo com muito carinho, do apóstolo Paulo quando escreve aos Filipenses, capítulo 4, verso 19: 'O nosso Deus, segundo as suas riquezas, poderá suprir todas as nossas necessidades, em Cristo Jesus'.

Muito obrigado, que Deus nos ilumine!"

(Palmas)

DEPUTADO MOACIR SOPELSA (Presidente) - "Muito obrigado, Deputado Ismael dos Santos, que Deus te acompanhe na tua nova caminhada em Brasília."

Com a palavra o Deputado Valdir Cobalchini.

DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - "Quero homenagear cada um dos meus Colegas que estão aqui no plenário e aqueles que não estão. Deputado Vicente Caropreso, grande amigo; Deputado Mauro, colega, amigo, nosso ex-Presidente; Deputado Jerry Comper, grande amigo de bancada; Deputado Bruno Souza; Deputado Marcius Machado; Deputado Sargento Lima; Deputado Ismael, vamos continuar juntos agora em Brasília; Deputado Milton Hobus; Deputada Marlene, que abriu os caminhos para a bancada do Oeste neste mandato, nesses quatro anos foram muitas conquistas; Deputado Alba, que embora não sendo do Oeste, mas que trilhou muito os nossos caminhos no grande Oeste de Santa Catarina, vindo lá do interior; o Deputado Nazareno, grande Nazareno, um grande anfitrião, um grande amigo, vai deixar saudades para todos nós aqui. Também, vindo lá do interior de São Lourenço, Deputado Mauro, que é mais familiar, mais vizinho, que conhece bem a nossa realidade.

Venho de uma família de agricultores - 12 irmãos - imagina a dificuldade para sair de casa para poder estudar além do primário, você tinha que se deslocar. E fui então para o Seminário, e foi uma grande oportunidade que eu recebi. Assim pude continuar os meus estudos. Tive grandes lições de vida. Como eu ouvi agora, há pouco, dos Colegas que falaram. Acho que quando falamos aqui com o coração, no dia a dia é muito mais formal a nossa vida, mas neste momento permitimos despojar um pouco e falar do ser humano, falar um pouco da nossa vida, das nossas aventuras. E chegar aqui, jamais imaginei que pudesse chegar, mas tive oportunidades que me propiciaram galgar, degrau por degrau, e aí, Deputado Ismael, a questão da simplicidade, a questão da humildade, acho que isso sempre tem que estar à frente, e eu carrego isso comigo.

Eu pude chegar lá em Brasília, muito antes de chegar aqui, há muitos anos, sendo assessor na Câmara, depois assessor no Senado, de um grande amigo que foi como se fosse um pai, que me orientou muito, o Casildo Maldaner; depois Secretário de Estado, no governo Luiz Henrique; depois Regional; secretário da Casa Civil; secretário da Infraestrutura, no governo Raimundo Colombo. Cheguei aqui em 2008, no meio do mandato de 2008, porque em 2006, candidato a deputado, faltaram-me alguns votos para que eu chegasse aqui. E um dia eu culpei o Luiz Henrique: você se diz meu amigo Luiz Henrique, acredito nisso, mas uma região tão pequena como a nossa, com tão poucos votos, com tantos candidatos, matematicamente impossível que eu me eleja deputado, é impossível, não há condições. Eu tenho sob a minha jurisdição 80 mil votos. Não posso buscar mais votos. O senhor está me impedindo que eu chegue à Assembleia. E no dia da eleição ele me ligou, à noite, quando viu que faltaram tão poucos votos e me pediu desculpas. E ele me deu mais uma lição, que eu procuro cumprir, ele me falou: fique sempre com o crédito. E acredito que eu tenha ficado com crédito com ele, talvez por isso depois eu fui secretário da Casa Civil, fui secretário Regional, secretário de Infraestrutura e claro, chegando aqui na Assembleia, sempre com muito trabalho, sempre com muita dedicação. Quero agradecer a cada um de vocês.

Eu procurei sempre estabelecer o diálogo, respeito com cada Colega, independente do seu partido, aqui, cada um de nós, temos as nossas posições e elas são respeitadas. Eu procurei sempre construir, jamais trabalhei contra quem quer que seja, nunca sentei em cima de um projeto, nunca dificultei a vida de ninguém, independente da posição que eu estivesse ocupando. Então eu levo de vocês, todos aqui, Sérgio Motta, carrego de vocês todos, já a partir do primeiro que encontramos aqui, todas as manhãs, levo de todos muitas saudades.

Agora vamos a Brasília junto com o Ismael, e será uma outra realidade, um outro mundo. Nós não vamos ter essa tranquilidade que temos aqui, certamente que não, mas acho que são missões que nos são atribuídas. Nós fazemos de tudo para dar conta delas, especialmente, porque tem alguém lá de fora que está olhando para nós, que acredita em nós, que confia e que agora nesta eleição, sem ser beneficiado por nenhuma onda, foram praticamente 100 mil votos. Então são eles que nos movem. É o nosso eleitor que acredita em nós que nos move. E nós vamos procurar trabalhar para sempre honrar cada um dos votos que cada um de nós fez. Nós não somos diferentes nesse aspecto, nós somos muito parecidos. Penso que temos respeitado sempre aqueles que nos colocam aqui.

Então, eu quero também agradecer a minha bancada, Deputado Sopelsa, Deputado Mauro, Deputado Jerry, Deputado Titon, Deputado Volnei, Deputada Ada e Deputado Vampiro, porque nós temos sido, não apenas pregado, mas penso que cada um de vocês tem constatado isso, a nossa unidade. Em nenhum momento, nesses dois anos de liderança, nós tivemos uma defecção, vocês são testemunhas disso. A não ser quando se libera, mas as nossas posições são sempre posições construídas, maduras para um lado, para o outro, mas mantendo a coerência. [Taquígrafa: Rubia]