Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Dado Cherem

45ª Sessão Ordinária - 12/06/2003

O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Sr. Presidente e Srs. Deputados, antes de iniciar a minha fala gostaria de saudar o Secretário da Agricultura e do Meio Ambiente da cidade de Camboriú, o companheiro Raul Maçaneiro, que na semana do meio ambiente fez um trabalho belíssimo com jovens e que envolveu toda a comunidade.

Com certeza o trabalho que ele fez, que teve como tema básico o saneamento, terá resultados fantásticos para a nossa região.

Parabéns ao senhor e ao Prefeito, Wilson Plautz, pela iniciativa!

Gostaria, Deputado Nilson Machado, de falar sobre os sabores que temos no nosso dia-a-dia, principalmente na nossa vida pública e na nossa vida que construímos com tanta dificuldade.

Eu sou sabedor da sua luta diária, que muitas vezes acordou com o gosto amargo da vida, pela sua iniciativa de tirar os menores de rua, de criar uma família e de dar um lar para essas pessoas. Mas muitas vezes também, Deputado Nilson Machado, V.Exa. acordou com o sabor doce do resultado conquistado, do resultado reconhecido, de ver aquelas crianças sorrindo, tendo um pai, uma mãe e um prato de comida no seu dia-a-dia.

Quando ocupo a tribuna hoje, Deputado Rogério Mendonça, é para falar da acidez de algumas críticas que o Governo sofre aqui na Assembléia Legislativa. Perguntaria ao Deputado Joares Ponticelli se no seu cardápio do dia-a-dia existe a formiga que ele come diariamente.

Todo mundo sabe que a formiga produz o ácido acético, que está presente no vinagre e no azedume das suas colocações. Em que preze que a formiga e os pratos exóticos são bons pratos nos países asiáticos, mas aqui estamos acostumados a ver esse azedume no dia-a-dia das suas colocações.

Vejo isso, Deputado Rogério Mendonça, quando ouço colocações....

(O Sr. Deputado Ronaldo Benedet fala fora do microfone.)

É o ácido acético, Deputado Ronaldo Benedet, que produz o vinagre e aquele azedume do dia-a-dia.

Quero que o Deputado desculpe-me, pois ele sabe que eu o admiro pelas suas colocações, mas muitas vezes confesso que me deixa irritado aqui na tribuna, ao ponto de querer puxar os meus cabelos. Como não os tenho mais - e o Deputado Ronaldo Benedet também não os têm -, não consigo.

Mas gostaria de dizer a V.Exa. que vejo com tristeza essa arrogância de dizer que o Governador antecipou o 13º salário porque a Bancada da Oposição pediu. No primeiro ano de mandato do Governador Esperidião Amin, se não me engano esse 13º salário foi antecipado para agosto. E nosso Governador, Deputado Rogério Mendonça, já está pagando em junho!

Quando vejo as manifestações do Deputado Joares Ponticelli, dizendo que foi um pedido da Bancada, penso que o Deputado não está acostumado com o exercício pleno da democracia. O Governador é um homem democrata, que escuta, que conversa e que analisa. E com certeza o Governador fez essa consulta e achou que era melhor para os seus cidadãos, para os funcionários públicos.

Vejo aqui também os jornais de hoje falando sobre os precatórios de 1999, que o nosso Governador também está pagando.

A criação das Secretarias Regionais, Deputado Joares Ponticelli, que V.Exa. tanto critica e tanto fala, dizendo que foi criação do Secretário Paulo Eli, todos sabemos que não foi. Foi uma criação que o Governador fez na cidade de Joinville e adequou-se ao Estado. Nós sabemos disso! Mas V.Exa. insiste em vir aqui com ironia e fazer essas colocações, como se tudo que o Governador faz está errado.

Gostaríamos também de dizer que foi aprovado aqui nesta Casa o Pró-Emprego, uma iniciativa do Governo do Estado.

Então, veja bem, houve a antecipação do 13º salário, os precatórios começaram a ser pagos - desde 1999 não eram pagos -, temos a criação das Secretarias, que para nós, do interior, é muito importante, Deputado Genésio Goulart, e também o projeto, que eu já falei, do Pró-Emprego, que também é de fundamental importância.

V.Exa. colocou, Deputado Joares Ponticelli, a questão do Senador Casildo Maldaner. Gostaria de dizer que não tenho procuração para defender o Senador, conheço pouco dele, apenas a sua vida pública. Mas é uma coisa muito perigosa.

Neste País o que mais importa é a versão e não o fato. E muitas vezes vários nomes de homens públicos corretos, decentes, foram jogados na lama e massacrados pela mídia e pela opinião pública, sem ter aquela resposta. Todos sabemos que muitas vezes o homem público é acuado de uma maneira tão forte que às vezes não consegue se defender.

O Sr. Deputado Joares Ponticelli - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Então, Deputado Joares Ponticelli, vamos deixar esse assunto para a polícia resolver no âmbito do Judiciário. Eu me preocupo! Veja o caso do ex-ministro Alceni Guerra. Até provar a sua inocência, a sua vida foi achincalhada, avacalhada, e ele nunca mais conseguiu recuperar aquela condição de homem público que ele tinha, ao ponto de chegar a Ministro de Estado.

Portanto, isso é uma coisa que nos preocupa e que é muito perigosa. Nós comentávamos com V.Exa. ontem o fato de apontarmos o dedo, de indicarmos alguém. Isso não se faz, Deputado! Pensamos que isso compete ao Judiciário e a polícia. E graças a Deus que temos uma polícia transparente, que está trabalhando.

Eu me preocupei, sim - e falei ontem para a imprensa -, quando vi a manifestação do Deputado João Rodrigues a respeito da falta de remédio e de esparadrapo. Mas vou entrar nesse assunto numa outra oportunidade, até para fazer um esclarecimento a respeito dessas colocações, que sei que são importantes para todos nós, homens públicos.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)