44ª Sessão Ordinária - 11/06/2003
O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Sr. Presidente e Srs. Deputados, quero dizer que eu e o Deputado Rogério Mendonça, no sábado, estivemos na cidade de Botuverá, por ocasião das festividades daquele Município, sendo que grande parte da sua população, praticamente 90%, é de origem italiana. E participei, com muita alegria e satisfação, junto com o Prefeito, Nilo, e o vice-Prefeito, Moacir, das solenidades naquele Município.
Uma coisa que me deixou encantado - eu, que nunca tive a oportunidade de participar de um ato solene como esse - foi a alegria com que eles cultuam os seus antepassados e a história daquele povo que veio da cidade de Bérgamo e do Tirol.
Nós sabemos da necessidade de uma cidade, de um Estado ou de um País ter a sua história contada diariamente, para que possa ser repassada aos seus filhos e netos.
Estivemos também, na manhã de ontem, em Guabiruba, uma cidade notadamente também de origem alemã, que acredito que, juntamente com as cidades de Pomerode e de Itapiranga, é a cidade mais alemã deste nosso País. E lá tivemos a oportunidade de presenciar o orgulho que eles sentem do seu povo e da sua gente.
Hoje, Deputado Jorginho Mello - e V.Exa. lida muito na área da economia -, que vivemos num mundo globalizado, de um mercado tão competitivo e tão difícil, ficamos alegres em saber que nas nossas pequenas cidades de Botuverá e da Guabiruba as crianças já saem do seu lar falando, no mínimo, uma língua estrangeira, ou a italiana ou a alemã, e vão para a escola onde aprendem o português.
E nesse mundo que vivemos hoje, com as dificuldades no mercado de trabalho e de se entender esse mercado globalizado, sabemos que essas crianças, com certeza, vão ter menos dificuldades do que os adultos atuais, até pela compreensão da língua e das culturas italiana e alemã. Elas já têm essa informação de casa e de berço. Isso é importante, porque o Brasil é feito dessa miscigenação de raças, o Brasil é feito de uma forte colonização européia, principalmente aqui do Sul do Estado.
Então, vimos, com muita alegria, a manifestação cultural daquela gente.
Faço hoje aqui no Plenário, e tenho certeza de que os Srs. Deputados irão concordar comigo, um apelo para que esses Prefeitos Municipais e essas comunidades de cultuam a sua origem permaneçam fazendo isso, cada vez mais forte, a fim de que consigamos ter aquela identidade cultural de um País que deu chance a todos os Países desse mundo.
Nós temos no Brasil a segunda maior colônia japonesa, assim como têm pessoas oriundas de outros países que consideram o Brasil como a casa deles.
O Sr. Deputado Rogério Mendonça - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO LUIZ EDUARDO CHEREM - Pois não!
O Sr. Deputado Rogério Mendonça - Deputado, realmente estava uma festa muito bonita em Botuverá. Estávamos juntos num dia chuvosa, mas o povo estava lá presente participando e valorizando principalmente a sua história e a sua cultura. Nós costumamos dizer que o povo que não tem memória, de nada vale a sua história; um povo que não tem perspectivas de futuro, também de nada vale o presente.
Mas realmente foi lindo o desfile de todas as famílias de Botuverá, as famílias Morelli, Maestro, Tirloni. Quantos componentes daquela família não moram mais lá e estavam lá prestigiando e participando da festa.
Portanto, foi uma festa muito bonita, da qual temos um orgulho muito grande. V.Exa., este Deputado e o Deputado Paulo Eccel, que lá estava também, tivemos uma votação significativa naquele Município e estivemos juntos com aquele povo, com sua história, com sua cultura, no Sábado, naquela belíssima festa!
O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Gostaria também de colocar que no domingo tive a oportunidade de estar na cidade de Penha, onde foi realizada a festa do Divino Espírito Santo. E lá pude ver também a alegria daquele povo, que se prepara há oito meses para a festa, fazendo com que toda a comunidade participe. Na última semana, foi feita uma festa com almoço, jantar e com bebida gratuita, e por lá passaram em torno de 5 a 6 mil pessoas.
Sabemos que fazem isso com muito amor e carinho. É importante que nós, homens públicos, e o Estado, principalmente, façamos com que essas festas se tornem profissionais para que tenhamos cada vez mais um povo sadio, alegre e que exerça, de fato, o seu direito de cidadania de participação comunitária.
Mas, ao mesmo tempo em que estive nesta festa, que se chama Festa do Imperador e da Imperatriz, vi aqui algumas manifestações que me deixaram até preocupado e um pouco triste. Parece que alguns Deputados da Oposição têm saudades do Império, daquela época em que tomavam decisões de forma imperial, que não conseguiam enxergar na frente do próprio nariz, inclusive alguns até com a ejaculação verbal precoce. Ficam criticando o nosso Governador, fazendo críticas vazias, sem conteúdo nenhum, e que, de uma certa maneira, tornam o debate do Parlamento histérico e sem ação nenhuma.
Confesso que vejo aqui algumas contradições nesta Casa, principalmente dos Líderes dos Partidos que fazem Oposição ao nosso Governador. Quando começamos aqui o nosso mandato, alguns Deputados se manifestaram dizendo que o Governador estava querendo gerenciar a Presidência da Assembléia, tomando atitudes como se quisesse mandar na Assembléia. E ontem, aqui neste Parlamento, vi contradições, Deputado Sérgio Godinho, de Deputados da Oposição criticando - e veja bem o absurdo - o direito de o Governador iniciar uma negociação de uma compra de um espaço físico público, que é a compra do Besc, como se ele, que foi eleito pela vontade popular, dentro das suas prerrogativas de Governador, não tivesse o direito de iniciar uma negociação.
Aqueles mesmos Deputados que o acusaram de ingerência administrativa, estão se contradizendo neste Parlamento, dizendo que o Governador está começando uma negociação sem passar por aqui. E só pode ser saudade do Império, Deputado Herneus de Nadal! Acostumados a mandar, a fazer, a dizer o que bem entendem... Só que é pelas palavras que pegamos as suas contradições!
Então, Srs. Deputados, não temos dúvida de que estamos no caminho certo e cada vez mais perto da nossa comunidade. E o que importa é que estamos governando para a nossa população!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)