57ª Sessão Ordinária - 19/08/2003
O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, o assunto que me traz à tribuna desta Casa é para fazer uma comunicação sobre a minha situação partidária. Preparei um discurso escrito e vou-me permitir ler, porquanto se trata de um momento muito delicado e importante na vida de qualquer Parlamentar.
(Passa a ler)
"Quando o Prefeito Dário Berger, que não por acaso é meu irmão, decidiu seguir uma carreira política, certamente não contava, nem ele nem meus familiares, que eu também viesse a participar da vida pública, na condição que estou hoje. O certo é que estou aqui fazendo parte do Legislativo Estadual de Santa Catarina, ostentando a condição de Deputado Estadual, representando uma região que muito me honra de assim o fazer. Fui o Deputado Estadual mais votado na região da Grande Florianópolis.
Todavia, trilhar a carreira política significa atuar de forma ostensiva na construção de uma sociedade melhor e mais justa; aplicar nosso talento, nossa capacidade de estar sempre presente na discussão dos problemas que a sociedade reclama e que a classe política tem a responsabilidade de lutar pelas suas soluções.
Uma das prerrogativas do político é estar em sintonia com a sua agremiação partidária. Eu, como todos sabem, iniciei minha carreira em função do trabalho desenvolvido pelo Prefeito Dário Berger e seus liderados no Município de São José. E nessa condição, não poderia estar dissociado de sua trajetória. Primeiro, pelo que o Dário representa no quadro político atual e, segundo, pelos laços de família que nos caracterizam.
Quando fui convocado para ser Secretário de Obras de São José, na primeira gestão do Prefeito Dário Berger, imaginei poder contribuir com a composição de apoio político a sua Administração, organizando o Partido Trabalhista Brasileiro - PTB.
Tinha como objetivo dar sustentação ao nosso Governo e abrir espaços aos nossos companheiros que pleiteavam uma vaga na Câmara de Vereadores. Organizamos o Partido e mostramos que nosso trabalho à frente daquela agremiação rendeu bons frutos. Na última eleição elegemos quatro Vereadores, sendo a segunda maior Bancada do Legislativo josefense, atrás apenas da Bancada do PFL, que elegeu oito Vereadores.
Graças ao nosso desempenho na Administração Municipal e à frente do Partido Trabalhista Brasileiro, habilitamo-nos a disputar uma vaga no Legislativo Estadual.
Como já afirmei, minha carreira política não pode ser dissociada da carreira política de meu irmão Dário. A pressão e a forte insistência de meus parceiros e amigos fizeram nascer um movimento para que eu viesse a fazer parte do Partido da Frente Liberal e para que ficássemos todos juntos num projeto único, que hoje denominamos ‘Projeto São José’.
Esse projeto incluía a participação do Deputado Federal Gervásio Silva, companheiro de grande expressão política e que já era fruto do projeto político de São José, graças a nossa participação e a de todos os nossos companheiros.
Todas as tratativas de minha ida para o PFL foram feitas com a participação efetiva e através da iniciativa do Deputado Gervásio Silva e das maiores lideranças regionais, estaduais e federais do PFL.
Foi importante minha relação com tais lideranças, destacando em especial o papel fundamental do Senador Jorge Bornhausen, que em todos os momentos foi o artífice de todas as conversas que culminaram com a minha feliz participação na nominata vencedora, formada pelos Deputados do Partido, que hoje estão nesta Casa.
Quando disse no início de que fazer política seria colocar nosso talento e nossa dedicação às questões de relevância junto à sociedade, incluía também a minha atuação no campo político partidário, buscando sempre ocupar o meu espaço e o espaço daqueles que me são leais e fraternos. E neste caso obviamente incluo o Prefeito Dário Berger.
Certamente que trilhar um caminho partidário representa, muitas vezes, saber discutir, propor, pedir, exigir e ter a consciência de que participar de um projeto político significa compartilhar. E neste item encontramos a maior dificuldade.
O PFL, dentro das ações que praticou durante minha permanência como membro do Partido, propiciou-me assistir a ações que não encontravam respaldo nas aspirações da nossa maior liderança e, principalmente, no grupo que era até então a maior Bancada do Partido, com vice-Prefeito e Deputados Estadual e Federal.
Foi nesta condição que decidi acompanhar de forma solidária o Prefeito Dário Berger em sua nova caminhada; caminhada essa que terá o apoio inconteste de todo o nosso grupo formado nesses anos de vida pública; vida pública baseada nos princípios da ética e do respeito aos nossos correligionários e adversários.
Em momento algum faltamos com o respeito, fomos mal-educados e tivemos qualquer gesto de indelicadeza com quem quer que seja, mesmo quando incitamos para isso de forma unilateral.
Para aonde vamos? De que estamos tratando? O que vamos fazer em outra agremiação não será diferente do que fizemos até agora. Temos projetos, sonhos e esperança. Onde quer que estejamos, saberemos exercer a nossa capacidade de conciliação. Estaremos colocando nossa energia e nosso talento a serviço de uma bandeira e de uma causa.
Queremos a satisfação de poder participar e de sermos ouvidos. Não pretendemos mudar nossa trajetória ideológica. Aliás, queremos aperfeiçoá-la. Enfim, queremos muito aprender e muito ouvir. Mas, acima de tudo, queremos compartilhar do resultado de nossas conquistas e queremos ser solidários dos resultados que pudermos alcançar, sempre com o foco voltado para a conquista de uma vida mais justa e fraterna de nossa gente, de nossa cidade, de nosso Estado e de nosso Brasil."
Era esta, senhoras e senhores, a minha comunicação neste dia, de forma que fique registrado que não tenho nenhum senão a fazer com relação à Bancada de Deputados Estaduais do PFL nesta Casa. Sempre fui tratado com respeito, com dedicação e com um companheirismo que esperava e que não imaginava de pessoas tão educadas e de tão fino trato, como são os Srs. Deputados.
É apenas uma questão de espaço e de reconhecimento de um trabalho desenvolvido numa cidade que passou de cidade dormitório a uma das maiores e mais importantes cidades no cenário político do Estado de Santa Catarina.
E é com esse espírito, com o espírito livre, puro e de não querer em momento algum causar polêmica e nem criar constrangimento para quem quer que seja, que deixamos o Partido da Frente Liberal para entrar em outra agremiação Partidária. E, acima de tudo, o nosso compromisso com o desenvolvimento social de Santa Catarina será mantido e nossas ações, podem ter certeza, vão ser firmes no sentido de uma melhor qualidade de vida para todos nós.
O Sr. Deputado Antônio Ceron - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Pois não!
O Sr. Deputado Antônio Ceron - Deputado Djalma Berger, não vamos dizer que é com alegria que damos este aparte, e sim com tristeza, porque em política, como em quase tudo na vida, perseguimos vitórias e não derrotas.
É evidente que com a saída de V.Exa. e do valoroso grupo que V.Exa. integra, em qualidade e em quantidade, o PFL perde muito neste momento.
Mas como Deputado e como amigo quero desejar a V.Exa. e a todos os seus companheiros felicidades e que encontrem na outra sigla partidária o espaço que o PFL em determinado momento proporcionou.
Penso que V.Exa. tem todo o direito. A legislação está do seu lado. O sonho de vôos maiores também faz parte e cabe a mim ficar feliz se um dia o grupo todo conseguir alcançar os objetivos a que se dispôs.
Muito obrigado e felicidades!
O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Obrigado, Deputado Antônio Ceron.
O Sr. Deputado Rogério Mendonça - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Pois não!
O Sr. Deputado Rogério Mendonça - Deputado, queremos dizer que desde o primeiro momento em que começamos a conviver juntos aqui nesta Casa já tivemos por V.Exa. uma amizade, um carinho e uma consideração especial.
Com toda certeza V.Exa. está fazendo um grande trabalho neste Plenário, como também na Presidência da Comissão de Finanças, da qual fazemos parte juntos.
Não sabemos qual será a sua opção partidária, mas fica desde já o convite para que V.Exa. venha a se filiar ao PMDB. Com toda certeza, nós o receberemos também com toda a consideração, pois sabemos da competência que V.Exa. tem.
O SR. DEPUTADO DIJALMA BERGER - Muito obrigado, Sr. Deputado.
É muito bom ouvir isso e saber que temos amigos e, principalmente, que aquilo que nós estamos plantando é amizade e companheirismo, visando, acima de tudo, fazer com que o nosso Parlamento torne-se digno de orgulho pelo cidadão catarinense, abrindo mão de certos posicionamentos em determinados momentos e em outros sendo firmes e rígidos na defesa dos nossos princípios mais elementares e fundamentais.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)