Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Manoel Mota

15ª Sessão Extraordinária - 04/10/2003

O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Na descentralização nós começamos a ouvir os Prefeitos de todos os Partidos elogiando, cumprimentando pela ação do Governo junto com o povo.

Aí bate o desespero, Deputado Rogério Mendonça, no Deputado Joares Ponticelli. É um desespero total porque a descentralização foi aprovada aqui por unanimidade e anteontem à noite os Prefeitos, de todos os Partidos, parabenizaram o Governador do Estado Luiz Henrique da Silveira e o vice Eduardo Moreira. Então, dá para entender, não é preciso fazer força, que o Governo está no caminho certo: dividiu para governar por toda Santa Catarina. Parece que foram criados milhões de cargos, mas os cargos são os mesmos para o Estado de Santa Catarina! E sobraram 80 cargos técnicos que acabaram não precisando ser aproveitados.

Então, eu acho que o Deputado Joares Ponticelli vive num outro paraíso, num mundo diferente, pois saiu de um Governo que durante dois anos e meio não fez sequer uma ação, um Governo inoperante, um Governo que enganou, um Governo que mentiu para o povo de Santa Catarina! Mas não conseguiu continuar mentindo e enganando, pois o povo deu o troco na urna.

No entanto, em tão pouco tempo já esqueceram que passaram muito tempo discursando sobre aumento salarial do funcionalismo, mas que em dois anos e meio não houve uma vírgula de aumento para o servidor público e não houve qualquer ação em nenhum setor!

Gostaria até que viessem aqui para me corrigir e apresentar as ações e as obras que foram empreendidas durante o Governo passado! Mas não! Eles não vêm! Agora é diferente: o Governo assumiu há dez meses e pegou um orçamento da outra administração. Mas na descentralização já temos um orçamento com o sentimento do povo catarinense. Quer dizer, é um Governo moderno, um Governo diferente.

Então, é evidente que o Deputado Joares Ponticelli está no seu papel: ele quer bater! Na verdade, ele costumava trazer seus apadrinhados para colocar no Governo. Isso não acontece mais! Nem para eles nem para nós, nem para ninguém, porque o Governo está descentralizado e os cargos aqui diminuíram muito.

No caso das empresas terceirizadas que trabalham para o Governo, muitos Governos já se passaram e nada foi feito, inclusive o Governo dele. E agora não querem que valha o que sempre valeu! O que valia ontem, não vale mais hoje! Mudou tudo! Quer dizer: são dois pesos e duas medidas!

Mas a sociedade está atenta, acompanhando, vendo o que é oposição responsável e oposição desesperada! É o caso do Deputado Joares Ponticelli, que faz uma oposição desesperada, pois tenta defender o indefensável e argumentar o que não tem argumento! Tenta trazer explicações para justificar a falta de obras de seu Governo, mas não tem como explicar, porque foi uma administração inoperante, que só fez política e politicagem o tempo todo. De ações muito pouco ou quase nada! E as urnas responderam! Veio um Prefeito lá de Joinville e ganhou as eleições! Por quê? Porque o povo é muito inteligente e não se deixa enganar tão facilmente.

O Sr. Deputado Rogério Mendonça - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Eu ouço V.Exa. com muita honra, pois, com certeza, enriquecerá o meu pronunciamento.

O Sr. Deputado Rogério Mendonça - V.Exa. tem toda razão e nós estamos percebendo que eles querem o terceiro turno. Mas não há como! Podemos fazer o terceiro e o quarto turnos, que Santa Catarina não vai votar novamente num Governo inoperante, que em quatro anos nada fez.

Nós temos conversado com os Prefeitos, Deputado Manoel Mota, de todos os Partidos. E ontem, no programa do PMDB, nós ouvimos depoimentos de Prefeitos do PFL, do PP, todos dizendo que este Governo não está discriminando, está atendendo a todos e que as Secretarias Regionais estão dando certo!

Ontem mesmo estivemos na Secretaria da Saúde, junto com o nosso Secretário Regional e encaminhamos convênios para os dez Municípios da região, sendo que somente três são do PMDB! Nós não fomos lá pedir só para dar para os Prefeitos do PMDB, não! Pedimos para todos os Municípios, administrados por qualquer Partido!

Mas eles estão perguntando: qual é o milagre que o Governador Luiz Henrique está fazendo? Vejam só, mesmo nomeando pessoas para os vários cargos (e eles fazem isso ironicamente), eles querem saber como o nosso Governador está fazendo tanto, atendendo a todos indiscriminadamente!

Provavelmente o Deputado Joares Ponticelli acha que o Secretário Regional deveria servir o cafezinho, que o Gerente deveria ser o digitador. Mas é evidente que existe uma estrutura; precisa ter alguém para trabalhar no computador e servir cafezinho! A estrutura precisa cada vez mais de gente e é isso o que se está procurando fazer.

Muito pior é a bandalheira que fizerem no Ipesc, no final do Governo e que o Deputado Antônio Carlos Vieira veio justificar, mas não o fez. A verdade é que nos últimos meses aumentaram o prazo de pagamento, que era de 100 meses, para 240 meses! E a Prefeitura de Florianópolis não pagou nada ainda! Isto sim é que tem que ser colocado na Justiça, pois eles não sabem justificar!

É fácil colocar este tipo de discurso de cargos a respeito da mulher que serve o cafezinho! Como não?! O Secretário Regional vai andar a pé? Na verdade, nós sabemos que a estrutura foi enxugada em Florianópolis e a nova forma de governar é um sucesso. Já estamos vendo que Governadores de todo o Brasil querem vir copiar o modelo de Santa Catarina, um modelo criativo, um modelo que está dando certo, que está atendendo a todos os catarinenses!

Realmente, eles estão com dor de cotovelo, Deputado Manoel Mota, porque está dando certo, vai continuar dando certo e nós vamos provar, no momento exato, no momento das urnas, como os catarinenses sabem escolher. Eles não quiseram continuar com o Governo Amin porque não fez nada, foi um Governo incompetente, inoperante e por isto foi mandado embora!

O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Quero cumprimentar V.Exa., Deputado Rogério Mendonça, e incorporar suas palavras ao meu pronunciamento.

O Governo Luiz Henrique é um Governo moderno. Esse Governo velho é coisa do passado, já se foi, não existe mais, pois o povo não quer mais. O que o povo quer é um Governo moderno, um Governo transparente, um Governo que tem a coragem de fazer leilão eletrônico para comprar automóvel!

Nós ouvimos a comunidade, de ponta a ponta, do Estado, e ela está satisfeita, feliz. E não adianta ficar aqui, como faz o Deputado Joares Ponticelli, jogando pedra aqui e ali para ver onde bate e onde quebra a vidraça. A população quer ação eficaz, transparente; quer um Governo novo, moderno. E este Governo é o de Luiz Henrique da Silveira e de Eduardo Pinho Moreira!

Estamos governando para toda Santa Catarina, pois esse era o compromisso de Luiz Henrique. Ele ganhou a eleição mostrando que queria governar por toda Santa Catarina. E hoje nós já estamos recebendo, em apenas 10 meses, elogios dos Prefeitos de todos os Partidos, de pessoas de todas as regiões, que dizem que o Governo está próximo, está perto, está realizando o que prometeu.

Então, eu acho que a Grande Florianópolis também precisa de uma ação forte do Governo, porque o compromisso do Governador é com todo o Estado, e a Capital e sua região metropolitana fazem parte de Santa Catarina também.

Se não fez mais é porque pegou a Secretaria da Saúde com R$50 milhões de dívidas! Mas já está recuperada e os nossos parabéns ao Secretário Fernando Coruja. A Casan também estava quebrada e o Dr. Walmor de Lucca já recuperou a empresa e já está trabalhando! A mesma coisa com a Celesc: estava rebentada, federalizada...

(Discurso interrompido pelo término do tempo regimental.)

(SEM REVISÃO DO ORADOR)