26ª Sessão Ordinária - 28/04/2004
O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Srs. Deputados, assomo à tribuna na tarde de hoje com um sentimento de contradição. Ao mesmo tempo em que sinto alegria por ter um novo desafio pela frente, por ajudar o nosso Governo e por implantar aquilo que acredito como homem público, tenho um sentimento de saudade dos colegas Parlamentares, apesar de não ter saído ainda.
Com certeza, Deputado Rogério Mendonça e Deputado Herneus de Nadal, os 14 meses em que convivi tanto com as Deputadas como com os Deputados foram momentos de muito aprendizado. A Assembléia Legislativa foi uma escola para mim. Pela primeira vez ocupei uma função em nível estadual e aqui aprendi com todos os Deputados, sem exceção. Com a Bancada da Oposição prendemos a conviver respeitosamente e dignamente no contraditório das opiniões, aquilo que faz parte do Parlamento, a verdadeira Casa do debate.
Deputado Rogério Mendonça, com os Deputados que dão apoio e sustentação ao atual Governo aprendemos a ser solidários e a ter companheirismo e amizade àquilo que nos une para o ideal de um governo, do qual faço parte.
Então, queria dizer a todos, Deputadas e Deputados, que vou para essa nova missão, mas com certeza com um sentimento de alegria e de saudade pela convivência harmoniosa e companheira que tive com todos aqui.
Quero também fazer um agradecimento especial a todos os funcionários da Assembléia Legislativa, que nesses 14 meses também me ensinaram muitas coisas sobre a situação desta Casa e a minha função como Deputado.
Fica um convite a todos os funcionários da Assembléia Legislativa para amanhã, no Centro Administrativo do Governo, a partir das 16h, participarem da minha posse como Secretário de Estado da Saúde.
Queria também, em nome dos Deputados Joares Ponticelli, do PP, Antônio Ceron, do PFL, da Deputada Odete de Jesus, do PL, dos Deputados Narcizo Parisotto, do PTB, Herneus de Nadal, do PMDB, Nilson Gonçalves, do PSDB, Cézar Cim, do PDT, e Pedro Baldissera, do PT, fazer um convite a todos os outros Deputados para estarem presentes na minha posse a importante função que vou ocupar. Ficaria feliz, de coração, se pudesse contar com a presença de todos.
Quero dizer ao meu Líder, Deputado Jorginho Mello e ao Deputado Nilson Gonçalves, que preside a sessão na tarde de hoje, que, com certeza, eu sei da responsabilidade que me aguarda como homem público frente a essa Pasta, frente a esse novo trabalho.
Vontade, determinação, amor e muita luta não vão faltar por parte deste Deputado e do nosso Partido para honrar e engrandecer a nossa administração. Tenho convicção de que encontraremos várias pedras pela frente, Deputada Odete de Jesus, mas com muita vontade e determinação saberemos passar por elas.
Queria também dizer ao meu companheiro Francisco Küster, que está lá no meu gabinete acompanhando pela TVAL a sessão desta tarde, que o recebemos de braços abertos. Eles foi um companheiro de muitas lutas, presidente do Partido por várias vezes e que só honrou e engrandeceu este Partido. Com certeza cumprirá o seu papel dignamente na Assembléia Legislativa.
A Sra. Deputada Odete de Jesus - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Pois não!
A Sra. Deputada Odete de Jesus - Deputado, na véspera de assumir uma Pasta tão importante, a Secretaria de Estado da Saúde, quero parabenizá-lo por ocupar esse espaço maravilhoso. Tenho certeza de que fará um bom trabalho e que dará continuidade ao belo trabalho que estava desenvolvendo o nosso brilhante Deputado Fernando Agustini. V.Exa. assim o fará porque sabemos da sua capacidade, coragem e honradez.
Eu estarei prestigiando esse ato de posse tão grandioso, o qual V.Exa. e o seu Partido contemplarão.
O Sr. Deputado Rogério Mendonça - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Pois não!
O Sr. Deputado Rogério Mendonça - Só gostaria de dar um depoimento, em primeiro lugar, sobre a surpresa que foi a sua atuação aqui no Legislativo catarinense; a grata surpresa pelo seu trabalho, pela sua maneira inteligente, criativa, educada e com conhecimento em todas as áreas, especialmente na área da saúde.
V.Exa. realmente foi uma surpresa positiva, não só como Parlamentar, mas como vice-Líder do Governo, sabendo defender dignamente o Governo Luiz Henrique/Eduardo Pinho Moreira.
E com certeza foi em função da atuação neste Parlamento que V.Exa. foi convocado pelo Governador Luiz Henrique da Silveira para uma outra missão, a de comandar a Secretaria da Saúde, umas das maiores Secretárias, com o segundo maior Orçamento do Estado de Santa Catarina.
Com toda certeza, Deputado Eduardo Cherem, lá a responsabilidade será grande, os compromissos talvez maiores. Mas nós, que o conhecemos, temos certeza de que V.Exa. saberá se sair com a mesma qualidade, com a mesma dignidade que se saiu aqui no Parlamento e como Secretário Municipal em Joinville.
Quero dizer também que estaremos amanhã na sua posse. Eu teria compromissos fora desta Casa, mas adiei todos eles para poder prestigiá-lo. E pode ter certeza de que estaremos muitas vezes no seu gabinete pedindo audiências, atendimento para a nossa região e aos pleitos do Estado de Santa Catarina. Com toda certeza V.Exa. os saberá analisar e conduzi-los da melhor forma possível.
O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Muito obrigado, Deputado!
O Sr. Deputado Genésio Goulart - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Pois não!
O Sr. Deputado Genésio Goulart - Quero dizer que já estamos sentindo a sua falta. Foi muito bom conhecê-lo, foi muito bom trabalhar com o amigo, que tem o perfil de um homem sério, de caráter. Dentro desta Casa, tenho certeza de que V.Exa. conseguiu fazer muitas coisas boas para o legislativo.
Tenho certeza também de que o Governador Luiz Henrique da Silveira foi muito feliz na escolha para dar seqüência a esse brilhante trabalho que o nosso querido Secretário Fernando Agustini vem fazendo.
Desejo, de coração, muito sucesso e que Deus lhe abençoe.
O Sr. Deputado Djalma Berger - V.Exa. me concede um parte?
O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Pois não!
O Sr. Deputado Djalma Berger - Quero desejar ao amigo boa sorte, e dizer que pelo que V.Exa. plantou aqui nesta Casa apoio não lhe faltará dos 40 Deputados para que desempenhe bem suas funções com o mesmo espírito público que sempre teve.
Meus parabéns por essa nova missão.
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Pois não!
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - Quero lhe cumprimentar e dizer que foi um prazer muito grande em conhecê-lo. Aprendi a respeitá-lo. V.Exa. ocupou seu espaço nesta Casa e vai deixar saudades, com toda certeza.
Essa mesma competência, essa mesma determinação V.Exa. haverá de levar para o comando da Secretaria da Saúde. Sei que é uma missão espinhosa, mas V.Exa., que é um homem de coragem, arrojado, com certeza vai levar sua experiência nesse setor para aquela Secretaria.
Muito sucesso e seja muito feliz nessa nova missão.
O Sr. Deputado Paulo Eccel - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Pois não!
O Sr. Deputado Paulo Eccel - Deputado, em nome da Bancada do Partido dos Trabalhadores, com a permissão do nosso Líder, também quero saudar V.Exa. e desejar pleno êxito, pleno sucesso nessa nova missão.
Todos nós sabemos os problemas que tem a saúde pública no nosso Estado, na nossa região, mas temos certeza de que aceitar essa missão é um ato de coragem.
Então, que sua coragem faça a saúde prosperar em Santa Catarina...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)