76ª Sessão Ordinária - 29/10/2002
O SR. DEPUTADO JOÃO MACAGNAN - Sr. Presidente, Srs. Deputados, eu quero neste momento também fazer o meu agradecimento a todos os catarinenses que votaram no João Macagnan para Deputado Federal. Foram 54.299 votos recebidos. E nesta oportunidade eu quero também saudar o Partido dos Trabalhadores, aqui representado neste momento pelo Deputado José Paulo Serafim e pelo Deputado Volnei Morastoni.
Nós assistimos emocionados às reportagens levadas a efeito pela TV Globo, quando mostrou a trajetória da vida do candidato eleito Presidente da República, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva.
Realmente comoveu todos os brasileiros. Quem assistiu ao programa de televisão da Rede Globo, das demais emissoras de televisão, Senadora eleita Ideli Salvatti, pôde constatar que realmente foi um homem que lutou com todas as suas forças, com todos os seus meios, para atingir o objetivo que atingiu.
Graças a esta luta, à perspicácia do seu trabalho, da sua vontade de vencer, do aprimoramento dos seus conhecimentos, da sabedoria que teve de dialogar, de costurar a candidatura, ele atingiu um número de votos que nenhum candidato na história do País atingiu. E como bem falou há pouco o Deputado Francisco de Assis, foi recorde mundial de votos de um Presidente da República.
Nós que pensamos só olhar para a frente, que queremos bem o nosso País, que queremos ver que as coisas devem acontecer de maneira mais positiva para todos os brasileiros, só podemos neste instante almejar que realmente ele obtenha sucesso e possa concretizar todas as metas traçadas no seu projeto e no seu programa de governo.
Da mesma forma aqui em Santa Catarina não podemos deixar de fazer as nossas colocações a respeito das eleições que transcorreram no último dia 27, dia em que os catarinenses foram às urnas para eleger o Governador de todos os catarinenses.
Eu tive a oportunidade de por três anos quatro meses e alguns dias servir o Governador Esperidião Amin. Tive a experiência de viver com ele dias difíceis, dias de dificuldades, de problemas de toda a ordem, mas que com a sua competência, com a sua experiência soube enfrentar e levar avante o seu período de governo.
Hoje, como vimos há pouco, o Líder da Bancada Situacionista, Deputado Joares Ponticelli, colocou que vai entregar o Governo do Estado com mais de um bilhão de reais em caixa, com já dois programas assinados, com as finanças em dia, possibilitando desta forma que o ex-Prefeito de Joinville, Luiz Henrique da Silveira, tenha todas as condições de iniciar bem o governo dos catarinenses.
E pelas colocações feitas pelo Governador Esperidião Amin, ele terá uma transição tranqüila, onde serão dadas todas as oportunidades para que possa governar e ter uma transição com a maior transparência possível.
Desta forma, nós entendemos que a democracia foi altamente alcançada não só aqui em Santa Catarina mas em todo o País, uma vez que houve na verdade uma verdadeira festa no domingo, quando pudemos sentir os eleitores votando na maior harmonia e na maior tranqüilidade.
O Deputado Volnei Morastoni é testemunha, porque em várias oportunidades nos encontramos quando visitávamos as urnas dos nossos Municípios, que as pessoas de ambos os Partidos estavam nas ruas levantando as suas bandeiras, fazendo as suas movimentações, com a maior tranqüilidade possível.
Aproveito mais uma vez a oportunidade para cumprimentar também o Deputado Volnei Morastoni, o Deputado da nossa cidade de Itajaí, pelos votos alcançados, o qual vai ser o nosso representante agora perante o Governo do Estado.
Srs. Deputados, Sra. Deputada, futura Senadora, eu quero parabenizar todos os eleitos, e nós que não atingimos os nossos objetivos, mesmo sem mandato, como tenho colocado, vamos continuar desenvolvendo as nossas atividades em benefício da nossa população, da nossa gente, procurando trabalhar da mesma maneira como até aqui temos feito, sempre procurando olhar para a frente e não procurando denegrir a imagem deste ou daquele político.
O objetivo realmente é que nós todos, da Situação ou da Oposição, possamos trabalhar em benefício dos catarinenses, das pessoas menos favorecidas pela sorte, de tal forma que vamos de uma maneira ou de outra atingir os objetivos que são comuns de todos os catarinenses, ou seja, o bem comum, a prosperidade, o desenvolvimento, para que o nosso Estado continue sendo um Estado vencedor, um Estado modelo para os demais Estados da Federação, como tem sido até aqui.
Eram estas as colocações, Sr. Presidente e Srs. Deputados, que gostaria de fazer neste momento.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)