Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Nelson Goetten

27ª Sessão Ordinária - 16/04/2002

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Sr. Presidente e Srs. Deputados, a Deputada Ideli Salvatti veio ao microfone de apartes pedir que o Presidente, Deputado Onofre Santo Agostini, tomasse providências em relação ao desrespeito deste Deputado na tribuna. E volto à tribuna nesta tarde para reafirmar que em nenhum minuto o que falei aqui foi direcionado a qualquer pessoa ou que ofendi qualquer um nesta Casa.

E quando joguei as cartas aqui... E esta Deputada deve sofrer de amnésia, até porque se ela não sofresse de amnésia, não faria esse comentário. Ela não só jogou cartas aqui, mas está acostumada a jogar até tijolo e cebola.

Foi desta tribuna que ela desrespeitou muita gente e, principalmente, a melhor Prefeita deste País, que é a Dona Ângela Amin.

Há algum tempo ela vem mentindo aqui desta tribuna, dizendo que a Prefeita do Município de Florianópolis, a Dona Ângela Amin, tinha o privilégio de ter recebido do Orçamento da União mais de R$300 milhões para Florianópolis. E quando foi questionada pelo próprio repórter Prisco Paraíso, ela voltou à tribuna e disse que não era bem assim, que estava um pouco equivocada. Mas quem estava errada mesmo era a Internet, porque na página da Internet está dito aquilo!

Eu acho que quem calunia não tem tempo de pensar, porque se ela pensasse, ao abrir a Internet, iria ver tudo o que estava escrito naquelas páginas. E quando ela abrisse a segunda e terceira páginas, ela realmente iria ver a verdade sobre o assunto. E ela vem aqui dizer: “Ah, não, estava na Internet”. Está sim, mas ela só leu uma parte da Internet.

Então, é ela que calunia, sim, e que deve sofrer de amnésia! Aliás, penso que até o Partido dela sofre de amnésia, porque quando vejo um programa, como vi o último, eu não quero acreditar. Só pode ser um Partido que sofre de amnésia. Aquele Partido que era contra a CPMF, agora é a favor; aquele Partido que era a favor da invasão de terras, agora é contra; aquele Partido que era contra o FMI, agora é a favor; aquele Partido que era a favor dos pobres, agora não fala mais dos pobres; aquele Partido que se mostrava bem humilde, agora não é mais.

A Benedita da Silva assumiu o Governo e ontem vi uma entrevista dela e da sua costureira. Ela usa 15 vestidos de seda por mês e já mandou fazer uma hidromassagem para ela - é interessante - lá no próprio gabinete do Palácio!

Amnésia, deve ser esse o mal que abate o Partido da Deputada Ideli Salvatti. E ela deve sofrer muito de amnésia, porque senão não viria fazer esse tipo de aparte aqui.

Essa Deputada tem que entender que temos coerência nas nossas posições! Nós não mudamos os discursos do dia para a noite! Nós continuamos firmes nas nossas posições, defendendo a construção de uma sociedade mais justa!

E ninguém nos molda: agora o sorriso é assim; agora deves te vestir assim; agora só tens que olhar assim e assado; agora não olhes muito para cima; agora olhes muito para baixo. Estão teleguiando de novo e querendo vender uma imagem que não existe. E estamos vendo que isso já está criando um descontentamento dentro da base.

Agora, quanto a isso até não posso me manifestar. Mas sou obrigado a tomar uma posição contra a acusação, a ofensa, a agressão e a mentira.

Então, Deputada Ideli Salvatti, se a Prefeita Ângela Amin faz o que faz hoje nesta Capital, é pela sua competência, pela sua seriedade e pela forma insistente com que ela toca as coisas e busca soluções para os problemas desta Capital.

Se hoje esta Capital é a alegria para quem mora nesta região e é o orgulho para Santa Catarina e para o Brasil, é graças ao trabalho, à seriedade, ao princípio de economia e a uma ação de amor dessa valorosa mulher em favor do desenvolvimento desta terra.

Agora, Deputada Ideli Salvatti, o Partido de V.Exa. ajudou a administrar esta Capital e tinha até Ministro no Governo Itamar Franco. E pergunto: por que não foram buscar os recursos onde a Dona Ângela Amin buscou? É lá que estavam os recursos, e ela faz bem quando vai buscá-los! E não tem discriminação.

Ela estava preocupada que Joinville recebeu menos do que Florianópolis. E aí admira-me muito a Deputada dizer isso, eis que o Luiz Henrique da Silveira diz ser um grande amigo do Presidente da República.

Então, tem alguma coisa errada com o Luiz Henrique da Silveira. Se ele está recebendo menos do que Florianópolis - e é uma preocupação da Deputada Ideli Salvatti -, é competência nossa ou é amizade maior por nós. Se ele está recebendo menos, é por duas razões, Deputado Reno Caramori: é porque a Prefeita Ângela Amin tem mais amizade com o Presidente Fernando Henrique do que o Luiz Henrique da Silveira, ou é porque ela tem mais competência do que ele. Uma das duas coisas está acontecendo. E foi a Deputada que disse isso.

Nós não conhecemos os números e não estamos preocupados com eles. Estamos preocupados é com os resultados e eles hoje são excelentes, são evidentes e estão aí para ser vistos. Todos sabemos que a satisfação popular é uma realidade, só pelos índices de pesquisa.

Então, por isso quero dizer que sempre aprendi a respeitar as pessoas. Tenho uma posição, sim, difícil de ser entendida em algumas vezes, mas não venho aqui mentir. Meu compromisso é com a verdade! Eu tenho uma postura e aqui defendo o que é sério!

Por isso, defendo o Governador Esperidião Amin nesta tribuna e os seus assessores. Por que defendo? Primeiro, pela sua competência; segundo, pela forma como administra; terceiro, pela seriedade implantada neste Governo; quarto, pela motivação que ele devolveu ao catarinense; quinto, pela capacidade de vencer o desafio de acertar este Estado; e sexto, por este Governo não ter emplacado um dia numa página policial de um jornal por acusação de desvio de dinheiro público.

É por essa lealdade que tenho com Santa Catarina e com a minha região que defendo o Governo Esperidião Amin. E não apenas por ser do meu Partido, porque até acho que Esperidião Amin está acima das questões político-partidárias. Esperidião Amin é um político catarinense e dos catarinenses e é um orgulho para Santa Catarina. E são esses políticos que fazem falta, muitas vezes, ao Brasil.

Então, é este o Governo que defendo aqui, bem como a sua equipe de Governo, os Secretários, pela sua lealdade e seriedade na condução da coisa pública.

Portanto, é esse o nosso dever e por isso fazemos essa defesa. Não aceitamos acusações, quando não têm embasamento legal. Agora, o debate no campo político e democrático, nós aceitamos, porque é um dever da Oposição fiscalizar, exigir, e cobrar! Isso é verdadeiro! Temos que entender e saber reconhecer isso. E é o dever de quem está no Governo também explicar o que está fazendo e como está fazendo! É nossa obrigação vir aqui dizer que hoje vencemos o desafio de poder devolver este Estado ao catarinense, mas devolver com condições de, novamente, ser parceiro do desenvolvimento.

E temos orgulho de dizer que resgatamos a capacidade de investir. Hoje são praticamente R$1 bilhão que temos para investir no catarinense. Isso é um orgulho para nós, que fazemos parte deste Governo.

Então, torço para que o Governo continue com essa motivação, com essa seriedade, e continue trabalhando da forma que trabalha e dando ao catarinense esse amor que tem por este Estado, transmitindo essa energia positiva, porque são poucos os homens públicos, principalmente, que têm a energia, a sabedoria, a vontade e a determinação deste homem que é o Governador de Santa Catarina, Esperidião Amin, que está conseguindo, aos poucos, iniciar e dar continuidade a algumas importantes obras neste Estado.

E a começar pelo investimento diferenciado que fez em Saúde. Na história de Santa Catarina, ninguém fez tanto em Saúde! Não há na história um marco igual ao que foi feito em Saúde no Governo Esperidião Amin, pela competência, pelo apoio e pela dedicação do Secretário João José Cândido da Silva.

Na história de Santa Catarina, nunca se tocou um programa dessa importância na agricultura. O Banco da Terra, aqui em Santa Catarina, foi idéia de dois catarinenses: de Esperidião Amin e de um outro, que vai ser o nosso Senador, o Deputado Federal Hugo Biehl. Foi idéia deles e deu certo porque aqui também se entendia que esse programa, para dar certo, tinha que ser implantado através do Troca-Troca.

Mas aqui também deu certo o Programa da Renda Mínima. E o nosso então Secretário Odacir Zonta foi uma das pessoas que melhor comandou essa Secretaria e fez um trabalho que orgulhou o catarinense, principalmente a agricultura de Santa Catarina. E o Programa Microbacias II vai ser a revolução da história da agricultura, da pequena propriedade em Santa Catarina.

Então, acima de estarmos fazendo o melhor, estamos inovando em ação. O Programa de Expansão das nossas Malhas Viárias, tanto na recuperação quanto na expansão, é um programa há muito se precisava.

Estamos realizando 542 obras só na Educação, e são obras importantes. Queremos saber quando se fez tanto?! E o art. 170 está ajudando 44 mil filhos de catarinenses a fazerem os seus cursos universitários. E, além disso, temos 5 mil filhos de humildes catarinenses participando do Programa a Primeira Chance.

Além de ter feito o investimento que fizemos na Segurança no Estado de Santa Catarina, não vencemos os desafios. Vivemos a dificuldade da ameaça que se tem num País onde há uma má distribuição de renda como é a nossa.

Então, é lógico que a Segurança é um problema no Brasil, no mundo e também em Santa Catarina. E até podemos ser condenados por não ter resolvido tudo, mas não podemos ser considerados omissos, incompetentes, inoperantes e de fazer mau uso do dinheiro público.

Nós não vencemos tudo, mas perseguimos a busca da solução para os problemas de Santa Catarina e dos catarinenses para fazer com que cada um se sinta mais orgulhoso e mais protegido ao escolher viver nesta querida terra, que é a nossa Santa Catarina.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)