7ª Sessão Ordinária - 02/03/2005
O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Sr. Presidente e Srs. Deputados, assomo à tribuna para falar do encaminhamento que estamos dando a uma moção a ser enviada ao Ministro da Integração Nacional, com relação à seca.
Na sexta-feira o Governador estará em Brasília, reiterando e levando as informações com relação ao triste quadro da estiagem e da seca por que passa Santa Catarina.
Então, queríamos, somando a isso, fazer um apelo para que o Governo Federal e Estadual, no sentido de que, além de socorrer nesse problema da estiagem, dêem continuidade à solução e, quando voltar a chover, não se esqueçam do problema da seca.
Eu, na semana passada, ocupei a tribuna para falar sobre a estiagem. No ano passado, Deputado Pedro Baldissera, levamos ao Ministro Ciro Gomes um relato e um projeto para perfurar 250 postos no Oeste catarinense. Deixamos lá o projeto, com o aceno do Governo, do Ministro Ciro Gomes, que viria a Santa Catarina pessoalmente e liberaria cerca de R$7 milhões para perfurar os 250 postos. E agora, com essa moção nós conseguiremos, talvez, somar o apelo de toda a população, de todas as Prefeituras, de todos os Vereadores, principalmente da serra catarinense e do Oeste, que estão em estado de calamidade pública pela falta de água.
O Sr. Deputado Pedro Baldissera - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Pois não!
O Sr. Deputado Pedro Baldissera - Muito obrigado, Deputado Sérgio Godinho, só gostaria de reforçar que no dia de amanhã, dia três, quinta- feira, nós teremos na região do Extremo Oeste do Estado, mais propriamente dito, em Maravilha, uma audiência pública deferida pelo nosso Presidente, Deputado Julio Garcia, quando iremos ouvir todos os segmentos, as entidades, os sindicatos, de maneira especial, os nossos agricultores e agricultoras, sobre o quadro da estiagem que assola toda essa nossa grande região Oeste do Estado de Santa Catarina. Além disso, claro, teremos representantes do Governo do Estado, do Governo Federal, para que possamos, a partir dessa realidade, desse contexto todo, dar um encaminhamento e pedir aos Governos algum gesto concreto para amenizar a situação.
Muito obrigado, Deputado!
O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Para concluir a minha explanação de hoje, o meu tempo, gostaria de citar aqui perguntas que todos nós fazemos e que precisam ser respondidas. Ou seja, as lições aprendidas não serão esquecidas, quando as chuvas retornarem? E as autoridades? Será que só pensarão no problema quando um novo episódio da seca acontecer? Fazendo com que tudo seja novamente retomado até que um novo ciclo se complete?
Sabemos nós que o problema da seca é um problema ambiental, é uma resposta do meio ambiente, que não se cala em pedir socorro, em pedir que sejam atendidas as questões ambientais, que sejam vistas como prioritárias, para que possamos minimizar o problema daqueles que produzem alimentos, daqueles que pegam dinheiro emprestado para fazer o plantio, que não recebem o salário porque a estiagem não permite a colheita. E o mais grave, Sr. Presidente: eles terão que pagar a dívida. Não têm salário e terão que pagar a dívida.
A questão da seca passa a ser uma questão social gravíssima, Deputado Manoel Mota.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)