Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado João Rodrigues

92ª Sessão Ordinária - 20/11/2003

O SR. DEPUTADO JOÃO RODRIGUES - Sr. Presidente e Srs. Deputados, uso a tribuna nesta oportunidade, até para ser repetitivo sobre algumas abordagem que tenho feito no decorrer deste mandato. Mas quero ser repetitivo durante os quatro anos, como Deputado Estadual, para sair em defesa das coisas da minha região do Oeste catarinense, que em determinado momento, discutiu, debateu a possibilidade de se criar o Estado do Iguaçu. Quando foram feitas essas abordagens, esses debates, foram pelo estado de abandono que a nossa região vivia tempos atrás.

Quero ser repetitivo, não para falar da possibilidade da independência do Oeste ou da criação de um novo Estado, mas, sim, para reivindicar ações de Governo para que o nosso povo não pense nessa possibilidade, sob pena, efetivamente, de nos somar àqueles que se sentem em estado de abandono.

Mas, o assunto que abordo hoje, na repetitividade, é a questão da Udesc no Oeste. No ano passado, uma verdadeira multidão participou de audiências públicas, de reuniões para discutir, para debater a Udesc no Oeste. As comunidades se reuniram, vibraram, participaram, pois a comunidade regional foi chamada pela Udesc para discutir a instalação de um núcleo no Oeste catarinense. O nosso povo, acreditou, o nosso povo participou.

Aqui na Assembléia Legislativa, em janeiro deste ano, na reta final do mandato dos antigos Deputados e de alguns que se reelegeram, foi aprovado um projeto para a implantação da Udesc no Oeste catarinense. E diz a lei que a universidade fica obrigada a instalar um núcleo no Oeste catarinense.

Pois bem, senhores, estamos no mês de novembro, estamos chegando ao final do ano e ouvimos da Universidade, através do seu Reitor, pessoa pela qual nós temos um grande respeito, que a Udesc haverá de fazer o vestibular ainda este ano. Só que esse anúncio tem ocorrido nos bastidores! E nós queremos a manifestação do Reitor para as comunidades regionais no grande Oeste catarinense. Queremos diga para o povo do Oeste se essa universidade vai se instalar definitivamente ou não vai!

O que nós não queremos, o que o nosso povo não quer é ser tratado como palhaço, é ser tratado como um idiota.

Eu disse recentemente aqui desta tribuna que somos do Oeste catarinense, que somos, talvez, das regiões deste Estado, o povo mais humilde. Reconhecemos a nossa humildade, todos nós do Oeste catarinense. Temos um coração do tamanho do mundo e acreditamos, em determinados momentos, até em Papai Noel. Até acreditamos, porque nós confiamos nas pessoas! Mas em muitas oportunidades nós somos enganados. A nossa gente foi enganada em muitos momento! Na história política de Santa Catarina, pelos Governos, sem exceção, nós fomos enganados em determinados momentos.

Só que agora nós não nos permitimos. E não permitimos mais que nos enganem. Quando nos disserem que algo vai acontecer na nossa terra, terá que acontecer, porque o nosso povo cansou, e a nossa paciência terminou. Mas continuamos humildes, continuamos acreditando, só que não nos deixamos mais nos enganar, não queremos mais que nos enganem.

E o apelo que quero fazer ao Magnífico Reitor da Universidade, professor Cechinel, em nome de uma parte de Santa Catarina, a parte mais esquecida deste Estado, aquela parte que tem sido historicamente relegada ao segundo plano, é que se concretize o projeto, que se anuncie ação ou então que se anuncie que não vai mais ter universidade para a nossa terra. Que se diga definitivamente que isso tudo foi uma balela, que isso tudo foi uma enganação, que isso tudo foi uma mentira, que isso tudo foi uma conversa fiada.

Isso não é para mim como Deputado, não é para os Prefeitos da cidade que estão sonhando com a universidade, mas é para o povo do Oeste catarinense, que tem o mesmo direito de Florianópolis, de Joinville, de Lages e de qualquer região deste Estado catarinense.

Faço esse apelo ao Magnífico Reitor, porque ainda confiamos na sua pessoa. Acreditamos muito na sua pessoa. E só deixaremos de acreditar se, no final da tarde de hoje, ele não fizer a sua manifestação. Se porventura hoje ele não tomar uma posição, a partir daí terei que concordar com Sua Excelência, o Governador do Estado, que promoveu uma intervenção nesta universidade. Aí terei que concordar com Sua Excelência, o Sr. Governador, de que realmente as coisas não estavam bem na universidade.

Srs. Deputados, em nome do nosso povo do Oeste catarinense nós queremos que o que foi dito no passado seja cumprido no presente, que o que foi dito no passado, que o que foi discutido em audiência pública, que o que foi levado para milhares de pessoas, não tenha sido apenas uma balela, uma conversa fiada nem, como tem dito os opositores, a base do Governo, que tenha sido um compromisso de campanha do nosso ex-Governador. O que eu não acredito. Mas que seja, sim, um compromisso com o povo do Oeste catarinense.

Para finalizar a minha manifestação, gostaria de registrar que já encaminhamos um requerimento a esta Casa, na qualidade de Presidente da Comissão de Segurança Pública desta Assembléia Legislativa, já fizemos várias audiências públicas no Estado de Santa Catarina, uma delas no Oeste catarinense, encaminhamos um pedido ao Sr. Secretário e ao Sr. Governador, no sentido de que seja desativado o presídio regional de Chapecó, que está cravado no coração daquela cidade, a menos de um quilômetro do centro da cidade, e está superlotado. Inclusive, na semana passada uma grande rebelião ocorreu naquele presídio, colocando em risco os seus vizinhos, a vida, a segurança do cidadão que mora muito próximo àquele presídio.

Portanto, quero reafirmar ao Sr. Secretário da Segurança o nosso apelo, para que por favor olhe com bons olhos o projeto de construção de novos presídios. E nós sabemos que a Secretaria da Segurança já tem elencado no seu orçamento a construção de alguns presídios e, parece-me, para Chapecó está previsto um novo presídio.

Então, que imediatamente seja desativado o presídio regional de Chapecó, que está cravado no coração da cidade, e construa-se um outro fora do perímetro urbano, para o bem-estar da população de Chapecó, para a segurança do cidadão chapecoense, efetivamente, para podermos reintegrar alguns daqueles bandidos que estão recolhidos lá dentro, porque alguns não são bandidos, cometeram alguns deslizes, mas merecem, podem e têm que ter uma segunda oportunidade para se reintegrarem à sociedade. Um ou outro merece talvez um paredão para prestar contas com satanás, porque já fizeram muito mal à nossa sociedade.

Mas de qualquer forma esse é o apelo que faço ao Sr. Secretário da Segurança, João Henrique Blasi, que tem se esforçado, e muito, para fazer bem na sua Secretaria.

Infelizmente o índice de criminalidade no nosso Estado de ponta a ponta tem quase que duplicado, mas com certeza absoluta, se não duplicado, tem aumentado. Em grandes cidades, como Florianópolis, o número de homicídios já é superior ao do ano passado. E essa é a realidade de todo o nosso País.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)