92ª Sessão Ordinária - 20/11/2003
O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Sr. Presidente e Srs. Deputados, alunos que se encontram aqui no Plenário.
Hoje comemora-se o Dia da Consciência Negra, é o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares.
Quero no meu pronunciamento falar mais uma vez sobre a questão do racismo.
(Passa a ler)
"Ter um Ministro negro no Supremo Tribunal Federal representa um grande avanço, não há dúvida nenhuma, em um País onde os negros há séculos são como passageiros de terceira classe. Igualmente representa muito ter negros no Ministério, uma boa Bancada negra no Congresso Nacional, negros nas diretorias das grandes empresas, nas universidades, nas profissões chamadas liberais e também na imprensa.
Tudo o que signifique para os negros possibilidades de ascensão social mais amplas do que as oferecidas pelo antigo e caricato binômio futebol/música popular, que representará um passo importante na criação de uma sociedade harmônica e civilizada, ainda sim fica-se cogitando se a ênfase não está sendo posta na ponta errada da contradição social.
Temos um negro no Supremo Tribunal Federal, mas não os temos entres os garçons dos grandes restaurantes. Temos negros no Ministério e no Congresso, mas faltam negros nas lojas dos shoppings mais chiques das grandes cidades.
O desemprego entre os negros é maior do que entre os brancos, não só por causa do nível educacional, mas também da barreira odiosa representada pelo medo talvez de alguns padrões de: recrutando-os, espantamos a freguesia, quando não se espantam eles próprios.
E é o estigma da outra caricata tradição da vida brasileira, aquela que se esconde sob o rótulo sinistro da boa aparência.
Ao caminhar pela 5ª Avenida em Nova Iorque e constatar que os negros dos Estados Unidos ocupam postos nos mais elegantes estabelecimentos daquela parte elegante da cidade, verifica-se que os Estados Unidos levaram a sério a política de combate à segregação racial.
Os americanos têm negros no Supremo, na assessoria da Casa Branca e na Chefia de Departamento de Estado, mas os têm também nas lojas e restaurantes da moda.
Desta forma, é mais fácil nomear um negro para o Supremo Tribunal. Basta uma canetada. Coisa mais complexa e difícil, porque mexe com tolices e fantasias há muito incrustadas na sociedade, que seria a luta para não lhes facilitar o acesso a funções aqui embaixo, que a maioria está apta a exercer, mais que lhes são interditadas por barreiras que não ousam dizer seu nome."
Quero destacar que o racismo é uma das vergonhas do mundo, mas não está relegado a este ou àquele País, pois toda sociedade pode ter a qualquer momento esse comportamento.
"O racismo é antigo e perdura até os nossos dias. Enquanto o ato racista é um velho fenômeno baseado na ignorância, temor e falsa satisfação, algumas de suas horríveis manifestações acontecem até nos dias de hoje.
Racismo e preconceito irracional operam num vicioso círculo. O racismo está no meio da pior parte do preconceito que caracteriza o maior erro moral dos seres humanos.
Suas conseqüências são em geral mais devastadoras, porque o racismo facilmente transforma-se em algo permanentemente institucionalizado e legalizado, podendo, numa manifestação extrema, causar um tipo de perseguição sistemática."
Hoje, na cidade de Lages, acontecerá um ato, Srs. Deputados, para fazer com que nesse Dia da Consciência Negra haja uma valorização maior do negro e que possamos contribuir para que o racismo não seja uma prática comum nos nossos dias.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)