97ª Sessão Ordinária - 03/12/2003
O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Sr. Presidente e Srs. Deputados, assomo à tribuna para convidar os Deputados, os telespectadores da TVAL para comparecerem hoje às 19h aqui neste Poder, onde será realizada uma sessão solene em homenagem à Associação dos Voluntários Josefense de Ação Social.
Essa entidade sem dúvida nenhuma orgulha muito a cidade de São José e o Estado de Santa Catarina.
Hoje quero aproveitar o horário reservado ao nosso Partido, o PSDB, para aqui apresentar um projeto, dar a nossa humilde contribuição de como deve ser tratado o idoso no cenário político brasileiro.
A cidade de São José possui cerca de 180 mil habitantes, conta com 37 grupos de idosos com cerca de 2.400 idosos atendidos diretamente pela Prefeitura, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social.
E a nossa cidade de São José, Sr. Presidente, elaborou, licitou e já está em andamento o processo de construção, que foi denominado Cidade do Idoso.
Foi um projeto todo baseado nas informações que vinham dos grupos de idosos. É um trabalho que foi concebido e administrado por eles, e chegamos hoje na sua execução.
É um centro onde vamos atender todos os grupos de idosos do Município de São José, bem como os grupos de idosos da região da Grande Florianópolis e, por que não dizer, também do Estado de Santa Catarina.
Ele foi moldado basicamente com relação ao que já existe hoje na Cidade da Criança. Quando os velhinhos de São José chegaram lá e viram como funciona a Cidade da Criança, solicitaram ao Prefeito que elaborasse o projeto para a construção da Cidade do Idoso. Isso foi atendido pela Prefeitura Municipal de São José, a ponto de hoje estarmos comemorando o início das obras da construção da Cidade do Idoso.
Pediria à nossa técnica que passasse os itens que vão estar presentes.
É um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Social, cuja secretária é a Sra. Rosimeri Berger, Primeira-Dama do Município e Secretária do Desenvolvimento Social.
Foi executado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, através das arquitetas Vanesa, Ana Paula, e pela acadêmica Flávia.
A Cidade do Idoso vai se localizar no aterro da futura Avenida Beira-Mar de São José. É um local agradável, belíssimo e que vai ter todo o aspecto de beleza natural envolvido neste projeto.
Como é que ele foi concebido? Foi para propiciar atividades diversas de lazer, com espaços flexíveis para que possa servir para diversos usos, integrar o usuário, garantir segurança e evitar ruídos excessivos.
Foi elaborado juntamente com os grupos de idosos do Município de São José o programa de necessidade. Quais os itens que deveriam ter na Cidade do Idoso para atender perfeitamente os grupos de idosos?
Chegamos no Centro de Convivência com uma capacidade para 1.200 pessoas. Lá existe um centro multiuso, praça de convivência, estacionamento, parque de serviço, trilha arborizada, pomar, horta e piscina térmica.
A piscina térmica, Deputado Onofre Santo Agostini, foi um item que os idosos mais gostaram quando da apresentação desse projeto final, no almoço dos idosos.
Neste slide aparece uma vista da implantação geral e a vista da Avenida Beira-Mar de São José, que já está pavimentada. A inauguração está prevista para o dia 19 de março do ano que vem, e vai ser inserido próximo da rua Joaquim Vaz.
Temos uma vista geral de como vai funcionar a Cidade do Idoso, já com arborização e com planejamento urbano definido.
O Centro de Convivência - quais os itens que temos? Vamos ter um palco, uma pista de dança, restaurantes, lavanderia, cozinha, mesa com 260 lugares, banheiros, bilheteria, varanda, camarins, coxia, palco, etc. É uma área fantástica, que vai atender de forma condigna os velhinhos do Município de São José.
Centro Multiuso - este centro é composto por várias atividades. Temos as atividades educacionais e artes, que vamos apresentar mais tarde, as de apoio à saúde e as atividades ambientais.
Administração e recepção
Sala de Reuniões
Apoio à Saúde - este é um item bastante importante, que realmente merece um comentário especial. Lá nós vamos ter consultório odontológico, sala de enfermagem, sala de avaliação, sala de fisioterapia. Porque em determinada idade a pessoa necessita, obviamente, de uma fisioterapia mais intensa. Vamos ter também sala de ginástica, recepção dos consultórios, consultórios médico e odontológico. Ou seja, lá nós vamos ter um atendimento médico, odontológico, de fisioterapia, de recreação, de ginástica aos idosos do Município de São José, durante cinco ou seis dias da semana.
Temos as atividades de apoio às artes e lazer. Este é um item que agrada muito aos idosos não só de São José como de todo o Estado, onde teremos: sala de dança, sala de teatro, sala de música, sala de artes, propriamente dita, e várias outras alternativas.
Teremos um auditório para pequenas apresentações, pequenas peças de teatro, com 80 lugares.
Apoio às atividades ambientais - é a sala de apoio ambiental, porque a beira-mar de São José tem toda uma preocupação ambiental, e nós precisamos de uma sala desta natureza para que os idosos tenham oportunidade de discutir estes assuntos.
O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Pois não!
O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini - Quero cumprimentar V.Exa., porque o entusiasmo com que o ilustre Parlamentar apresenta este projeto, realmente, empolga qualquer um.Isto é valorizar a pessoa idosa.
Por isso, cumprimento V.Exa. e o ilustre Prefeito de São José por este magnífico projeto.
Hoje, pela manhã, Deputado, estive no Supermercado Angeloni para fazer compras, e aproveito a oportunidade para cumprimentá-los, porque eles estão aproveitando a pessoa idosa para trabalhar de empacotador nos caixas. E isto vem ao encontro do projeto que V.Exa. apresenta: a valorização da pessoa que nós chamamos de idosa.
O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Muito obrigado, Deputado!
Muito obrigado!
(Palmas)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)