Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Joares Ponticelli

63ª Sessão Ordinária - 02/09/2003

O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, no mês de junho, Tubarão e a região foram surpreendidos com a retirada de R$4 milhões do Orçamento ao Programa Rodoviário BID IV. Uma obra que deveria ter sido iniciada já em março - pavimentação de nove quilômetros, ligando o Centro de Tubarão até a comunidade da Guarda -, obra contemplada nesse programa com seis milhões e quatrocentos, previsto no Orçamento, com a licitação iniciada no Governo passado, concluída no dia 27 de fevereiro, mas, ao invés do início da obra, Deputado Antônio Ceron, no atual Governo, tivemos em junho a triste notícia da retirada de quatro desses 6,4 milhões, que foram transferidos para uma outra região de Santa Catarina.

Nenhuma explicação foi dada, a não ser depois de termos levantado desta tribuna aquela ação que só descobrimos por acompanharmos o Diário Oficial de Santa Catarina.

Quando levantamos o assunto, e a comunidade tubaronense e da região demonstraram a sua indignação pela falta de compromisso do atual Governo, até mesmo com o Orçamento do Programa Rodoviário BID IV, o Secretário Edson Bez de Oliveira, juntamente com 15 ocupantes de cargos da Secretaria Regional de Tubarão, começaram a dar explicações de que em setembro esses recursos seriam devolvidos e que a obra seria iniciada.

Hoje é dia 02 de setembro. Eu me calei até aqui. Eu disse que até o mês de setembro não iria me manifestar, mas de hoje até o dia 30 de setembro, e quero até alertar os meus Colegas porque eu vou ser chato com esse assunto, voltarei a esta tribuna todos os dias para cobrar do Deputado Edson Bez de Oliveira, Secretário da Infra-Estrutura, do Deputado Genésio Goulart, que tem aquele Deputado, conforme a imprensa registrou nesse final de semana, novamente, como o seu maior ídolo dentro do Governo e dentro do PMDB, para que eles cumpram com o compromisso e que comecem essa obra prometida e contemplada no Orçamento, com licitação realizada, mas que até agora a obra não aconteceu.

Nós fizemos a licitação, deixamos os recursos no Orçamento, Deputado Manoel Mota, e até agora nada da obra!

Então, Deputado Genésio Goulart, repito, que tem no Secretário Edson Bez de Oliveira a sua referência dentro do Governo, conforme a imprensa divulgou na semana passada e nesse fim de semana novamente, eu espero que eles possam, de fato, sair do discurso e começar as obras. Chega de discurso fácil, ninguém está mais em campanha eleitoral!

Eu estou vendo indicações aqui para construir uma ponte lá na Guarda, mas isso não tem nem projeto, não tem orçamento, isso é para enganar o povo! Tem é que executar aquelas obras que estão previstas no Orçamento. Essa está licitada, está no programa rodoviário BID IV, ficou o Orçamento, ficou o recurso e a obra não começou!

E quanto a isso ninguém fala, é um silêncio absoluto! Os 15 da Secretaria Regional de Tubarão não falam mais sobre o assunto e nem os demais membros do Governo.

Eu vou, de hoje ao dia 30 de setembro ser chato. Voltarei, Deputado Antônio Carlos Vieira, diariamente, porque eu sei o quanto, o Deputado Leodegar Tiscoski e eu, juntamente com todas as lideranças de Tubarão e da região, tivemos que nos empenhar para contemplar aquela importante pavimentação no Orçamento deste ano. O Governo Espiridião Amin nos atendeu, contemplou, e infelizmente o atual Governo, irresponsavelmente, não iniciou a obra e não deu nenhuma explicação convincente para a gente de Tubarão e para a gente da nossa região.

Eu penso - e é uma pena que não esteja mais aqui o Deputado Eduardo Cherem - que isso é uma ação de discriminação ao Prefeito Carlos Stupp, que é do PSDB e é nosso companheiro de coligação, juntamente com o PFL. Talvez essa seja mais uma demonstração de discriminação à administração municipal de Tubarão, ao Prefeito Carlos Stupp, e com isso o Governo do Estado acaba prejudicando, lamentavelmente, a gente tubaronense.

Portanto, vou insistir nesse assunto durante os 30 dias do mês de setembro, até ver efetivamente a obra ser iniciada.

Outro assunto que quero abordar na tarde de hoje diz respeito à participação positiva dos atletas de Santa Catarina nos Jogos Pan-Americanos encerrados há pouco mais de uma semana.

Tivemos uma participação brilhante de representantes de Santa Catarina. Foram mais de 20 atletas que, efetivamente, orgulharam o nosso Estado pela sua brilhante participação e performance. Mas, infelizmente, não houve até aqui o reconhecimento e o estímulo dos órgãos do Governo do Estado. Penso que a Fesporte, a Secretaria da Educação e o Governo do Estado como um todo estão falhando em não incentivar, em não valorizar e em não promover o reconhecimento por parte do Governo a esses atletas que tão bem representaram o nosso Estado e o nosso País.

Nós estamos encaminhando uma indicação em nome de nossa Bancada para que o Governo do Estado, através dos seus diversos órgãos, possa oficialmente reconhecer, prestigiar e valorizar esses atletas, que orgulharam e que representaram com maestria o nosso Estado, para que se constituam em referências, em exemplos para a nossa juventude e em estímulo à prática do esporte.

No atletismo, tivemos as participações da Márcia Narloch, com Ouro na maratona; do Sérgio Galdino, que obteve o 4º lugar nos 50 quilômetros de marcha atlética; e do José Bagio, nos 20 quilômetros de marcha atlética.

No basquete, tivemos Ouro com Thiago Splitter.

No badminton, tivemos a participação da Patrícia Oelke, desclassificada nas oitavas-de-final em duplas e nas quartas-de-final individual e de duplas mista. Portanto, foi uma representação que, efetivamente, orgulhou o nosso Estado.

No ciclismo, tivemos o Márcio May, contra-relógio individual, 7º colocado e 4º colocado na prova de estrada; o Murilo Fischer, que, contra-relógio individual, foi o 6º colocado; e tivemos o Soelito Gohr, nas quartas-de-final da perseguição individual e por equipe.

Na esgrima, tivemos o Ricardo Krause, em 6º lugar por equipe no sabre.

No futebol feminino, tivemos o Maycon, com Ouro.

No handebol, o Jaqson Luiz Kojoroski, com Ouro.

Na natação, tivemos Eduardo Fischer, com Bronze nos 100m peito; o Fernando Scherer, com Ouro no revezamento 4x100 livre e nos 50 livre; e o Eduardo Fischer, com Prata no revezamento 4x100 medley.

No remo, tivemos Gibran Vieira da Cunha, com Prata nos dois sem e Bronze no quatro sem; o Alexandre Soares, com Prata nos dois sem e Bronze no quatro sem; a Fabiana Beltrame, em sexto lugar; o João Hildebrando, com Prata; o Gustavo Vilella dos Santos, com Prata; e o Anderson Nocetti, com Prata e Bronze.

No tênis, tivemos a Maria Fernanda Alves, eliminada nas quartas-de-final; o Márcio Carlsson, eliminado nas oitavas-de-final; e a Bruna Colósio, com Ouro nas duplas, ao lado de Joana Cortez.

No tiro, tivemos Samuel Lopes, que ficou em 15º lugar na carabina deitada.

Portanto, foi uma belíssima representação que se constituiu num estímulo, como já dissemos, para as nossas crianças e a nossa juventude.

Pretendemos que o Governo do Estado acolha essa manifestação da Bancada do Partido Progressista e faça o reconhecimento público, em nome do Governo de Santa Catarina, para que possamos estimular cada vez mais as crianças e os jovens catarinenses à prática do esporte.

Temos certeza de que dessa forma estaremos estimulando a construção de uma sociedade mais saudável, de uma sociedade mais distante das drogas e de uma sociedade de cidadãos com a cabeça melhor ocupada. Sem nenhuma dúvida, o esporte é a melhor forma de ocupar a cabeça das nossas crianças e da nossa juventude. E assim, numa ação efetiva, começamos a criar oportunidades para afastar efetivamente as nossas crianças e juventude desse mal que assola o mundo, que é o narcotráfico.

E aqui na Grande Florianópolis, sendo que estamos lendo diariamente notícias de assassinatos de adolescentes e de jovens por conta do narcotráfico, certamente se estimularmos cada vez mais a prática desportiva, nós vamos estar contribuindo sobremaneira para eliminar este mal de todo o Estado de Santa Catarina.

Portanto, esperamos que o Governo possa atender esta nossa indicação e promover um reconhecimento público a esses atletas que nos orgulharam nos Jogos Pan-Americanos, representando com dignidade a gente catarinense e o Estado de Santa Catarina.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)