Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Celestino Secco

54ª Sessão Ordinária - 12/08/2003

O SR. DEPUTADO CELESTINO SECCO - Sr. Presidente e Srs. Deputados, ocupo a tribuna do Plenário desta Assembléia Legislativa para expressar um profundo sentimento de pesar por uma situação, no mínimo, vergonhosa.

É bem verdade que ao longo da nossa história o Estado brasileiro não costumou e não costuma valorizar intensamente os seus heróis, principalmente os seus heróis de guerra.

No entanto, percebendo a necessidade de valorização desses heróis, os heróis nacionais, os heróis do seu acervo histórico, o Governador Esperidião Amin determinou que fizéssemos o atendimento a uma antiga reivindicação da Força Expedicionária Brasileira, movido também por uma solicitação feita pelo então Presidente desta Casa, o Deputado Estadual Onofre Santo Agostini.

Esse atendimento, principalmente na figura ímpar do Sr. Nilson Vasco Gondin, veterano de guerra, cedeu espaço no segundo piso do prédio do Ipesc, localizado à rua Trajano, esquina com a rua Conselheiro Mafra, para que ali fosse inaugurado o Acervo Histórico da Força Expedicionária Brasileira, o que de fato ocorreu no dia 21 de fevereiro de 2003.

Os expedicionários utilizavam um espaço no Edifício das Diretorias, no subsolo, mas em função da umidade e das enchentes que lá ocorreram muito do acervo da Força Expedicionária se perdeu.

Acontece, Sr. Presidente e Srs. Deputados, que na quarta-feira da semana que passou recebi em meu gabinete, fortemente emocionada, a Sra. Clélia Andrade, relações públicas da instituição e filha de expedicionário, que me informou que compareceu a uma reunião patrocinada pelo atual Governo do Estado, na qual foi informada por advogado que os veteranos têm no máximo 30 dias para desocupar o imóvel e que devem remover, Deputado Onofre Santo Agostini, qualquer vestígio do seu heroísmo, da sua participação em defesa da Pátria, o que está representado no rico acervo de fotos, de armas, de uniformes, de peças outras existentes.

Eu quero crer, Deputado Onofre Santo Agostini, que isto não passa de mal-entendido, que seguramente tão logo será restabelecido o bom senso e será revisto o erro que está sendo cometido na desvalorização dos heróis de Santa Catarina, definindo a importância daquele espaço para os nossos briosos honrados e heróicos defensores da Pátria.

O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO CELESTINO SECCO - Pois não!

O Sr. Deputado Onofre Santo Agostini - Sr. Deputado, eu também tomei conhecimento desse fato, haja vista que foi um trabalho em que V.Exa. era Secretário e este Deputado conseguiu junto aos Governos que lá se instalasse a associação dos ex-combatentes e outras associações.

Tomei conhecimento e já solicitei à Casa Militar do Palácio do Governo a possibilidade de uma audiência com o Sr. Governador do Estado, junto com presidente da associação, jornalista Gilberto Nahas, para tentarmos convencer o Governador a rever essa posição.

Eu até acredito, Deputado, que Sua Excelência, o Governador do Estado, não tem conhecimento deste fato. Na minha avaliação, ele não tem conhecimento desse fato. Naturalmente é uma decisão do Secretário, que tomou a decisão de fazer isso, generalizando.

Eu até quero solicitar que V.Exa. nos acompanhe, acompanhe o presidente da associação e este Deputado, para tentarmos reverter esse quadro, que é no mínimo uma ingratidão ao povo brasileiro, aqui representado por Santa Catarina, àqueles que dedicaram a sua própria vida em defesa da Pátria brasileira.

Deputado Celestino Secco, quando os nossos atletas no Pan-americano vencem alguma competição, nós sentimos orgulho em hastear a Bandeira Nacional e cantar o Hino Nacional. Mas fico entristecido quando vejo que o Poder Público menospreza a luta daquele povo, daqueles nossos heróis, os ex-combatentes.

Quero repetir aqui que quero tratar isso com o Líder do Governo - lamentavelmente não está aqui presente -, o Deputado Herneus de Nadal. E além de tratar com o Líder do Governo para que se inverta esse quadro, já estamos tentando uma audiência com o Sr. Governador. Queremos levar a nossa preocupação com a ingratidão do Governo de Santa Catarina, se efetivamente acontecer, aos nossos heróis da II Guerra Mundial.

V.Exa. tem a minha solidariedade porque realmente se pratica uma grande injustiça contra esses brasileiros.

Eu quero crer que o Líder do Governo haverá de convencer o Secretário da Administração a rever essa posição absurda.

Muito obrigado!

O SR. DEPUTADO CELESTINO SECCO - Agradeço, Deputado.

Foi com justiça que fiz o registro da sua participação na conquista desse legítimo espaço não apenas para a valorização dos nossos heróis, mas para a valorização da nossa história. Pode-se dizer que não é missão do Instituto de Previdência a concessão de espaço público para gestos dessa natureza. O que não se pode conceber e entender é que de pronto se tome uma atitude de desrespeito a uma história, ao heroísmo daqueles que lutaram contra o fascismo, àqueles que deram muito da sua vida em favor da defesa da liberdade das pessoas.

Também quero crer que esses nossos heróis, no peso das suas idades, não tenham agora que lutar contra atos que considero de covardia, já que a eles não há mais a condição da luta efetiva, para garantir que o patrimônio de uma história rica em feitos e fatos não seja vilipendiada, não seja desprezada por um ato de quem simplesmente propõe o despejo sem dar qualquer indicativo de uma outra solução possível ou quem sabe de um outro espaço que proteja a associação, a sua história e o seu patrimônio.

Estou convencido de que tomando conhecimento dessa realidade o Sr. Governador efetivamente determinará a sustação do despejo desses que são, pelos seus atos e gestos, os nossos ainda heróis que precisam ser cultuados, valorizados e conhecidos por todos nós.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)