Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Nelson Goetten

5ª Sessão Extraordinária - 03/06/2003

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, vimos à tribuna para fazer alguns registros, claro que com sentimento e com tristeza. Gostaríamos de ter outros assuntos a abordar - e temos -, mas é importante aproveitarmos a oportunidade para levar até os lares sintonizados na TVAL assuntos que mostrem de fato o que acontece na política brasileira e com os políticos.

Mas nada deixou-nos mais entristecidos, principalmente quem viveu quatro anos acompanhando os debates, especialmente de uma Deputada do PT chamada Ideli Salvatti, hoje Senadora da República... Vendo hoje a sua postura mudada e também, por conseqüência, do seu Partido, deixa-nos estarrecidos.

As duas grandes revistas de circulação nacional - e este é um momento especial para nós, na Oposição - trazem matérias que nos enojam, pois é uma vergonha para quem administra esta Nação brasileira revistas estamparem manchetes dessa natureza: "PT com a gaveta; Governo Lula comanda operação abafa e enterra CPIs que iriam investigar os grandes escândalos".

Todos têm conhecimento de que o PT patrocinava a maioria das CPIs neste País e neste Parlamento. O PT era o patrocinador, o grande fiscal, o denunciador, enquanto estava fora do Poder.

O PT vira Governo; a Senadora, acostumada, treinada a fazer Oposição aqui, vai para o Senado e lá encabeça uma CPI, pegando carona num trabalho do Ministério Público e da Polícia Federal em que suspeita-se de um desvio de US$30 bilhões em lavagem de dinheiro do sofrido povo brasileiro. E a Senadora, em pouco tempo, colhe 35 assinaturas!

Colhidas as 35 assinaturas, de forma covarde, a Senadora esconde-as, não as apresenta à Mesa Diretora, porque obedecia a uma ordem. E a ordem do patrão não permitia que fosse mexido nesse tipo de escândalo, porque mexeria com os interesses dos amigos do Governo, aqueles amigos que o PT passou mais de 20 anos acusando de ladrões, a exemplo de José Sarney. E agora o PT precisa dele para que ele seja o engavetador da CPI. Isso é uma coisa que envergonha cada um de nós!

O que diz o Presidente da República dos brasileiros, Lula, é que o Lula não mudou, mas a vida é que mudou. Os tempos são novos, o PT não é mais aquele da caneta Bic; agora é o PT da caneta Mont Blanc. É essa a caneta que o PT usa! Não é mais aquele da gravatinha que custava R$15,00; agora é o da gravata de US$150,00! Não usam mais aqueles ternos de R$300,00 que se comprava na Makenji; hoje usam ternos de US$2 mil! Está certo o Governo Lula, os tempos mudaram! É ele quem está dizendo isso, não somos nós!Isso é uma vergonha para o cidadão brasileiro que acreditou nessa gente! A vergonha está aqui na Revista IstoÉ!

Pior do que isso, Deputado Valmir Comin, é a questão dos cargos. O que escutávamos, principalmente daquela Senadora, que agora está envergonhada, parece um piá arteiro... Ela está bicudinha porque levou uma mijada, com perdão da expressão: "Fique quieta e coloque-se no seu lugar"! E ela está quietinha, não é mais a mesma que conhecemos, porque lá ela tem patrão e agora não pode enxovalhar todo mundo!

Mas aqui, quando vemos a cota das Companheiras do PT, qualquer governante deste País que produzisse isso aqui, que levasse cada uma das suas Companheiras aonde já têm os lugares elitizados para participarem, aonde as lojas são especiais para as novas ricas deste País... Bem que o PT abandonou a caneta Bic e aquele sapatinho feito aqui no País, porque agora os sapatos são todos importados! Esse é o novo PT! Esse é o PT que engole o que dizia e esse é o PT que nos enganou!

Que nos perdoem os petistas, mas, por favor, venham a esta tribuna, pelo menos umas 10 vezes por dia, para pedir desculpas para o povo! Por favor, venham aqui não para fazer discurso para enganar, para mentir ou para contar história, mas para pedir desculpas pelo que V.Exas. fizeram conosco, pois fizeram o povo acreditar nessas bobagens que diziam.

Está aqui uma outra manchete de um grande jornal de circulação nacional, que diz que a carga tributária é de 41% do PIB. E quem governa o País? Aqueles que mastigavam esse microfone, porque abriam bem a boca, e que eram contra a barbaridade dos juros altos que era patrocinado por aqueles que governavam este País. E esses já elevaram a carga tributária a 41%!

Nós temos que cumprimentar o PT por uma coisa: pelo menos ele está fazendo Oposição ao PT, porque alguns têm vergonha na cara e têm vergonha de sair nas ruas! Então, esses ainda estão criticando! Mas pior do que o PT estar criticando o PT é o vice-Presidente, que tem que calar a boca, porque se ele continuar assim pode até derrubar o Governo Lula!

O vice-Presidente, um homem trabalhador, um grande empresário que foi buscar junto à classe empresarial o crédito para poder ter na Presidência o Lula, não suporta mais a mentira que está sendo o Governo. Ele emprestou seu voto e seu apoio e agora está aqui dizendo o seguinte:

(Passa a ler)

"Também concordo que há casos de juros com mais de 100% ao ano. O crédito ao consumidor é acima de 100%. Isso aí eu já falei e vou repetir: não é apenas um despropósito; isto é um assalto produzido pelo nosso Governo, produzido pelo PT. Isto é um assalto!"

E vejam que é ele que está dizendo. Estou só repetindo a matéria, e quero que o PT perdoe-me. Mas a única coisa que eu gostaria, de fato, de pedir ao PT é que ele comece a usar esta tribuna para se desculpar com o povo, pois ele merece isso!

Assim, podemos até perdoá-los! Agora, se não vierem se desculpar aqui... É muito feio eles terem que admitir... Nós fomos enganados e eles têm que admitir que enganaram o povo. Hoje eles têm que passar a vergonha de dizer que tudo o que pregavam no palanque não era verdadeiro.

Acreditamos neste País, pois o seu povo é valoroso e trabalhador. Mas não podemos aceitar que neste momento o Governo pratique o que já vimos fazer antes. Precisamos de um Governo que, ao invés de aumentar impostos, carga tributária e contribuição, vá trabalhar, de fato, na corrupção, no desvio, e que faça um Governo com responsabilidade e seriedade.

Tem o caso da BR-101, Deputado Joares Ponticelli. Agora abriram a carta de licitação dizendo que não tem o dinheiro para fazer a obra! Só estão fazendo de conta, encenação, jogando para a torcida, porque precisam do apoio da mídia. Isso não se faz! Não precisamos disso! Admitam, com responsabilidade - e daí vamos aprender a respeitar -, que de fato não tem o dinheiro, que agora não é o momento, que irão rever o processo - e dizem que nesse processo a obra está 380 milhões mais cara do que realmente vale. Digam que vão rever isso e que vão pedir um tempo para o catarinense, pois ele saberá aceitar!

Agora, essa prática de enganar, de mentir, de jogar para a torcida irrita, dá nojo e nós não conseguimos mais agüentar isso! O povo não suporta mais este tipo de coisa.

Era isso que eu queria deixar registrado na tribuna, ou seja, o meu protesto...

(Discurso interrompido por término do horário regimental.)

(SEM REVISÃO DO ORADOR)