Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Francisco Küster

90ª Sessão Ordinária - 24/11/2004

O SR. DEPUTADO FRANCISCO KÜSTER - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados e telespectadores da TVAL, a nossa presença na tribuna é para discorrer sobre a estada do nosso colega Deputado e Secretário da Saúde hoje pela manhã aqui na Comissão de Saúde, atendendo a um convite que formulamos e que de pronto foi aceito pelo Presidente da Comissão, Deputado Clésio Salvaro.

Na ocasião, contamos com a participação dos Colegas, apesar da coincidência da realização de vários eventos simultaneamente. E isso enseja a necessidade de repensarmos uma agenda para que um acontecimento não atropele o outro ou para que um não comprometa a realização do outro.

Srs. Líderes, com o devido respeito, eu até ouso sugerir que negociem com a Mesa esse entendimento, para que os Deputados não tenham prejudicada a sua participação em eventos que se relacionam com os interesses dos seus representados.

O Deputado Eduardo Cherem aqui compareceu da forma como é: humilde, educado, gentil e muito respeitoso para com seus Colegas. Trouxe a sua equipe, equipe de altíssimo nível, que expôs, através de um data-show, sem nenhuma arrogância, a realidade da Secretaria da Saúde.

Ficaram, depois, à disposição para que os eminentes Colegas que lá estiveram pudessem colocar os seus sentimentos, as suas preocupações e até as suas críticas aos serviços de saúde pública prestados pela Secretaria de Estado da Saúde.

Lá estiveram os Deputados Joares Ponticelli, Líder do PP, Afrânio Boppré, Líder do PT, José Serafim, Antônio Ceron, e as Deputadas Simone Schramm e Ana Paula Lima além deste Deputado.

A vinda do Secretário foi provocada por nós (e o Deputado Eduardo Cherem gentilmente atendeu ao convite, já que não foi uma convocação, foi um convite), em função dos pronunciamentos do Deputado Afrânio Boppré e Antônio Ceron.

O Sr. Deputado Joares Ponticelli - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO FRANCISCO KÜSTER - Pois não! Ouço V.Exa. com muito prazer, porque em seguida vou ter que rebater umas críticas indevidas e impróprias que aqui foram feitas, esta tarde.

O Sr. Deputado Joares Ponticelli - Deputado Francisco Küster, com relação especificamente à vinda do Secretário da Saúde, Deputado Eduardo Cherem, eu quero, por questão de justiça, repetir o que disse quando da minha manifestação na reunião da manhã de hoje.

Foi uma atitude provocada por V.Exa., mas que mereceu o pronto atendimento, o pronto acolhimento do Secretário Eduardo Cherem, e que engrandeceu o trabalho desta Casa e demonstrou muito respeito, acima de tudo. Foi um gesto que mereceu o nosso elogio, o nosso reconhecimento, e assim como o cumprimentei naquela oportunidade, quero, de público e aqui no Plenário, mais uma vez, cumprimentar o Deputado Eduardo Cherem e a sua equipe, pela disposição rápida de vir aqui para travarmos um debate em bom nível, Deputado Francisco Küster, um bom debate, no qual os problemas foram colocados e as soluções que estão sendo encaminhadas foram colocadas.

Não é fácil resolvermos os problemas, mas eu não tenho dúvida de que será através de ações como aquelas de hoje, pela manhã, que nós vamos poder todos participar de um processo de construção de uma nova Santa Catarina.

Por isso, quero cumprimentar V.Exa. e pedir que leve, mais uma vez, ao Deputado Eduardo Cherem e a sua equipe, o nosso reconhecimento.

O SR. DEPUTADO FRANCISCO KÜSTER - Agradeço a V.Exa. e fico honrado pelo seu aparte, que passa a ser peça do nosso pronunciamento.

Vou fazer a leitura de parte do pronunciamento do Deputado Afrânio Boppré, a meu ver, infeliz.

(Passa a ler)

"O Deputado Francisco Küster, do PSDB" (verdade), "pediu para chamar para dar explicações e o Secretário é do próprio PSDB; o Presidente da Comissão é do próprio PSDB, a Prefeitura de Balneário Camboriú é do próprio PSDB. Então, é uma articulação desses órgãos, parece-me, no sentido de fazer um atendimento VIP, partidário."

Olha, mau caratismo tem nome, Sr. Deputado! Sempre devotei respeito a V.Exa., que agora perdeu de minha parte esse respeito, Sr. Deputado, porque, para mim, mau caráter é mau caráter!

V.Exa. esteve lá, V.Exa. misturou as coisas de má-fé e eu não levo desaforo para casa! Não estava aqui, mas estou desabafando agora, Sr. Deputado Afrânio Boppré! V.Exa. se mantenha num nível elevado! Fizemos a apresentação em respeito ao pronunciamento de V.Exa. Então, não precisava ter sido mau caráter!

Retomo a seriedade do pronunciamento, Sr. Presidente. A Secretaria da Saúde do Estado de Santa Catarina vem prestando relevantes serviços! É evidente que a demanda é muito grande! É evidente que a demanda é maior do que a capacidade do Estado de dar a resposta necessária para o atendimento aos cidadãos, aos nossos concidadãos, aos nossos irmãos, que carecem do atendimento especializado, acima de tudo! Mas as coisas vêm sendo feitas conforme manda o figurino!

Agora, dizer que eu fiz todo um teatro, insinuar dessa forma, misturando a Prefeitura de Balneário de Camboriú... Eu tenho que dizer aqui em alto e bom som, porque a TV Assembléia está transmitindo para todo o Estado de Santa Catarina, que se aqui ocorrem lances de mau caratismo, enseja uma resposta a altura! Para mim, mau caráter é mau caráter, não tem outro adjetivo!

Quero, Sr. Deputado Afrânio Boppré, manter um bom relacionamento com V.Exa., como de resto com todos os eminentes colegas Deputados e Deputadas, porque sou afeito ao respeito. Sou, às vezes, até humilde, mas não me tirem fora do sério.

V.Exa. não foi leal com o Deputado Eduardo Cherem, seu colega, nem com os Deputados e Deputadas que participaram desse evento e com este seu Colega. E V.Exa. conhece muito bem a minha história!

A Sra. Deputada Simone Schramm - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO FRANCISCO KÜSTER - Pois não! Ouço V.Exa. com muito prazer.

A Sra. Deputada Simone Schramm - Deputado Francisco Küster, eu realmente gostaria de reiterar que foi muito importante a presença hoje do Secretário Eduardo Cherem e de toda a sua equipe, que estiveram aqui prontamente para explanar todas as ações da Secretaria durante este ano. E na ocasião ficou evidenciado para todos nós que o grande montante de investimento em 2004 foi destinado ao interior do Estado.

Gostaria de relevar essa situação aqui, porque foi muito colocada a questão do trânsito ainda de pacientes. Mas isso se dá em pacientes que têm necessidades de tratamento de alta complexidade. E sabemos que cada pólo do Estado tem um referencial de recuperação de saúde.

Portanto, quero deixar aqui evidenciado que a Secretaria vem fazendo um trabalho responsável, comprometido e que vem ao encontro do Plano 15.

Muito obrigada!

O SR. DEPUTADO FRANCISCO KÜSTER - Agradeço a V.Exa. pelo aparte e incorporo ao meu pronunciamento.

Agora queremos dizer que, em respeito a V.Exa., diligenciamos, porque V.Exa. é um Deputado inteligente. Nós temos uma história pretérita, mas isso não dá o direito de dizer que eu preparei, e insinuar dessa forma, porque há todo um lance partidário.

V.Exa. sabe que eu também divirjo dentro do meu Partido. E eu sou assim. Tenho 61 anos de idade, não endireito mais, e vou continuar sendo assim. Mas eu não gosto que atropelem os fatos, que atropelem a verdade, em nome da demagogia.

Demos razão a V.Exa. no que se reporta àquilo que é uma crueldade, mas, lamentavelmente, não deu para resolvermos tudo num toque de mágica, não deu para impedirmos, para coibirmos a vinda dos nossos conterrâneos para a Capital do Estado para receber o atendimento especializado, porque a demanda era muito grande e porque muitos Municípios não tinham como atendê-los. Eles não dispõem de profissionais altamente qualificados ou não dispõem desses serviços especializados, e por isso têm que mandá-los para a Capital do Estado.

Mas V.Exa. tinha razão quando disse que a demanda estava muito grande. Nós procuramos ajudar a promover um debate para ver se a Assembléia Legislativa, que representa a sociedade no seu todo, poderia dar uma contribuição para ajudar a própria Secretaria da Saúde.

Que V.Exa. tem diferenças com o Governador Luiz Henrique da Silveira, eu não entro no mérito. O Governador é um político exímio e um articulador, e tem sido um grande parceiro do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E quero crer que deverá continuar sendo, porque se, de repente, o Presidente Lula começar a prescindir, a abrir mão dessas parcerias, correrá o risco não só de comprometer o seu Governo, mas até de ter dificuldades para conclui-lo, em função da necessidade de assegurar a governabilidade para bem governar.

Por isso, Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, que escutaram nesse diapasão... Eu não gosto de deslealdade! Quando eu, por um lance de infelicidade, incorri num erro, imediatamente procurei corrigir e pedir desculpas. Mas não posso me calar porque sei que não é do perfil de V.Exa. pedir desculpas. Saiba, Sr. Deputado, que darei a resposta a altura, a qualquer momento e a qualquer hora.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)