Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Francisco de Assis

79ª Sessão Ordinária - 27/10/2004

O SR. DEPUTADO FRANCISCO DE ASSIS - Sr. Presidente e Srs. Deputados, vou dividir o meu tempo com o Deputado José Serafim. Quero partilhar um pronunciamento que este Deputado e também o Deputado Mauro Passos, um grande Parlamentar do PT, estão fazendo no Congresso Nacional sobre a Eletrosul, uma empresa que a cada dia que passa, pela sua gestão, tem orgulhado todos nós, Deputados, do PT, e a sociedade brasileira como um todo.

(Passa a ler)

"Ainda nem se completaram dois anos que a Eletrosul está sob a nova administração e já são muitos os resultados consistentes e positivos acumulados por esta estatal, a maior do Sul do Brasil.

A que conclusões chegamos diante desses resultados? De que nada é impossível, quando se tem compromisso com o patrimônio público e quando se coloca esse patrimônio a serviço dos cidadãos; que a vontade política vai adiante ou pára de acordo com a determinação de transformar de quem está no comando e de acordo com a necessidade de contribuir para que a nossa sociedade se torne, por seus próprios méritos e com seus próprios recursos, efetivamente justa e igualitária.

Não são os discursos que promovem as mudanças, mas as ações. Criteriosas, equilibradas, lúcidas, bem planejadas e, mais uma vez ressalto, comprometidas com um projeto, essas ações vêm mudando a vida de um número inestimável de pessoas.

Como catalizadora neste processo, está a Eletrosul, a mesma empresa que ganhou a pecha de ineficiente no Governo Collor, a mesma empresa que foi parcialmente privatizada no Governo Fernando Henrique, a mesma empresa que estava fadada a desaparecer e que agora é apontada pela sociedade como um exemplo de administração pública.

Desde o início do Governo Lula, com Dilma Rousseff à frente do Ministério de Minas e Energia, e com o nosso companheiro Milton Mendes na Presidência da Eletrosul, a empresa vem dando demonstrações do quanto uma estatal federal pode ser ferramenta de políticas públicas, seja em sua área fim - transmissão de energia -, seja na ampliação de seus negócios, como no recente retorno à geração de energia elétrica, na relação com seus empregados ou ainda na constante atenção às comunidades onde está inserida.

A Eletrosul, fechada em si até o mês de dezembro de 2002, transformou-se numa colecionadora de sucessos, principalmente em sua coleção de títulos, prêmios, troféus, diplomas e honrarias dedicados pelas mais diferentes representações da sociedade civil.

Vale ressaltar que antes a Eletrosul sequer era conhecida. A população em geral não sabia explicar qual era o seu papel na sociedade. Agora, em permanente interação com seus pares, a Eletrosul é, de fato, uma nova empresa. É uma empresa que nos traz muito, mas muito orgulho. Um orgulho com gostinho de provocação, até. Com aquele gostinho de ‘estão vendo’?

Era isso o que nós queríamos para a nossa Eletrosul. Era isso o que queríamos para o sistema elétrico nacional. Aí está a prova de que não estávamos errados em desejar e querer mais, muito mais. Um orgulho com gostinho de valeu a pena tanto sacrifício.

Quem está acompanhando este meu pronunciamento deve estar se perguntando o motivo de tudo o que disse até aqui. Posso afirmar que são muitos os motivos. O primeiro exemplo vem do reconhecimento dado pela revista IstoÉ Dinheiro, que em sua edição especial ‘As 400 melhores empresas do Brasil’, distribuída neste mês de outubro, apontou a Eletrosul em várias categorias como um exemplo de sucesso.

Aquela tal Eletrosul, tão fragilizada e vulnerável em dezembro de 2002, tão sem motivos para continuar existindo, aparece como empresa de destaque nas categorias Gestão Social e de Meio Ambiente e Gestão em Inovação no Setor de Energia e Gás, onde, sabemos, só atuam gigantes.

Outra publicação, o Anuário Expressão de Gestão Social 2004, cujos critérios são os mesmo usados pelo Instituto Ethos, destacou o trabalho da Eletrosul no indicador ‘Participação em Projetos Sociais Governamentais’, e cita a estatal como uma empresa em que as ‘ações sociais de grande repercussão estão ligadas ao próprio negócio da energia elétrica’. Esta frase resume o pensamento da atual Diretoria da Eletrosul: ações sociais ligadas ao negócio da energia elétrica.

E que ações sociais de grande repercussão são estas? O cardápio é extenso: Programa Vamos Plantar, Programa Hortas Comunitárias, Primeiro Emprego, Fome Zero, Luz para Todos, entre outros."

Por fim, até porque o meu tempo está-se esgotando, quero destacar aqui que a Eletrosul tem sido, sim, uma empresa que orgulha todos os brasileiros, principalmente nos quatro Estados do Sul: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Quero parabenizar toda a direção, principalmente o nosso companheiro Milton Mendes de Oliveira, que preside essa entidade, pelo brilhante trabalho que vem fazendo e pela recuperação da imagem dessa empresa nacional que orgulha a todos nós.

Sr. Presidente, deixo os quatro minutos finais do horário do Partido para o Deputado José Serafim.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)