3ª Sessão Ordinária - 09/02/2021
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Comenta as visitas costumeiras dos Parlamentares às escolas, hospitais e instituições, encontrando, em certas ocasiões, coisas surpreendentes ou ficando entristecidos.
Conta à história de uma obra iniciada em 2013, no município de Jaraguá do Sul, com recursos estaduais e federais, sendo finalizada em 2017, mas não teve a devida atenção no tocante à vigilância patrimonial.
Apresenta algumas fotos do prédio, que foi construído para ser uma escola de período integral, mas hoje está totalmente abandonada. Lembra que a mesma teve um custo de R$ 7,8 milhões. Lamenta o abandono da mesma e cita atos de vandalismo que ocorreram, como o furto de fios elétricos.
Diz que solicitou junto a Secretaria de Educação um levantamento sobre a real situação do prédio, e para sua surpresa quem está avaliando todas as obras é a Secretaria de Infraestrutura, mas ao solicitar uma fiscalização ninguém apareceu por causa de um item na licitação.
Reforça que a obra está à espera de uma nova licitação e mostra-se preocupado, pois para realizar o término da mesma será necessário um investimento de no mínimo R$ 1,1 milhão.
Fala que esta não é uma obra isolada, que moradores próximos a BR-280, em Guaramirim, esperaram cerca de dez anos para a entrega do Centro de Convenções do município, onde haveria uma escola de ensino profissionalizante. Pede mais agilidade nos processos de licitação e administrativos das obras estaduais, e lembra que não é de fazer críticas, mas algo está errado.