31ª Sessão Ordinária - 23/04/2002
O SR. DEPUTADO JOÃO ROSA - Sr. Presidente, Sra. Deputada, e Srs. Deputados, a princípio sei que a preocupação com esse assunto já é constante em algumas escolas estaduais, municipais e particulares do Estado de Santa Catarina.
Mas é bom lembrar que nas escolas do Estado de Santa Catarina, e por que não dizer do Brasil, existe uma invasão de mensageiros da desesperança, uma invasão de pessoas que dizem às nossas crianças e aos nossos adolescentes que o Brasil não tem jeito, que Santa Catarina está indo de mal a pior. E essas pessoas são contra essa divulgação, esse tipo de manifestação que temos que reafirmar e incutir na alma e na mente das nossas crianças e da nossa juventude: o sentido patriótico, o sentimento de patriotismo, o amor pelo Brasil, por Santa Catarina e pelo Município.
Assim sendo, o meu projeto, que dispõe sobre a divulgação, nas escolas, do Hino Nacional, do Hino do Estado de Santa Catarina e dos Hinos dos Municípios sedes das unidades educacionais, teve parecer favorável em todas as Comissões.
A princípio, parece ser um projeto simples, mas visa, acima de tudo, resgatar, repito, o amor do nosso jovem pelo seu País, pelo seu Estado e pelo seu Município, e fazer com que ele conheça os autores dos Hinos e o sentido de cada um, de cada palavra, de cada estrofe. E, através desse conhecimento, que ele aumente o seu amor e a sua admiração pelas coisas boas que ocorrem e que existem no nosso Brasil, no nosso Estado de Santa Catarina e nos Municípios catarinenses.
Chega de discurso de desesperança, chega de mensageiros da desesperança! As nossas crianças têm recebido, de forma massificada, essa idéia de que no Brasil não tem nada de bom, que o perfil do político brasileiro é o pior possível. E não é verdade! Existem maus políticos no Brasil, em todos os Partidos, mas existem os bons políticos também em todos os Partidos que compõem o nosso querido País, chamado Brasil.
Acima disso, é necessário saber-se que o exercício da cidadania passa por esse amor à Pátria, por esse amor ao Estado e por esse amor a sua terra. E, em função disso, apresentei esse projeto visando aprimorar esse sentimento de amor a nossa terra, aos nossos costumes, a nossa gente e ao futuro do Brasil que, tenho certeza, será o melhor possível; ao futuro de Santa Catarina que, tenho certeza, será glorioso, e ao futuro de cada Município catarinense, porque não serão Partidos Políticos “a”, “b”, “c” ou “d” que resolverão os problemas dos nossos Municípios, e sim a nossa gente, o nosso povo, que é digno, trabalhador e sincero.
Muito obrigado, Sr. Presidente!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)