13ª Sessão Ordinária - 20/03/2002
O SR. DEPUTADO AFRÂNIO BOPPRÉ - Sr. Presidente e Srs. Deputados, ocupo a tribuna para me referir a dois assuntos. O primeiro deles refere-se ao Partido dos Trabalhadores, que em âmbito nacional divulga a toda a sociedade brasileira o resultado das prévias que ocorreram no dia 17 de março.
Então eu quero, na condição de Líder do Partido dos Trabalhadores na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, parabenizar todos os militantes, todos os dirigentes partidários do plano municipal, estadual e nacional, todos os nossos filiados, independentemente da forma de se envolver no processo das prévias, muitos deles inclusive de maneira bastante crítica.
Até mesmo há que se interpretar um relativo esvaziamento deste processo por também ter algum nível de discordância dos encaminhamentos internos do Partido dos Trabalhadores ou do empenho, do entusiasmo dos militantes que se engajaram na opção entre uma das duas candidaturas, seja a candidatura vitoriosa nessas prévias do companheiro Luiz Inácio Lula da Silva ou do Senador Eduardo Suplicy. De tal forma que o resultado para nós deve trazer lições de aprendizado no envolvimento na luta política maior, como também lições para dentro do próprio Partido dos Trabalhadores.
É importante registrar que foi o PT que inaugurou no Brasil o expediente das prévias, do envolvimento direto dos seus filiados para escolher o seu candidato à Presidência da República.
Assistimos aos outros Partidos tradicionais discutir quem vai ser o candidato, com métodos antiquados, com métodos conservadores, onde muitas vezes o candidato escolhido é aquele que tem maior apoio do poderio econômico ou de que tem o controle da cúpula partidária.
O Partido dos Trabalhadores, quero aqui registrar, inovou mais uma vez: teve a ousadia de colocar nas mãos dos seus filiados a escolha do seu candidato à Presidência da República. O resultado das urnas, democraticamente acatado por todos, tirou como candidato para enfrentar o projeto neoliberal em Santa Catarina e no Brasil o Companheiro Luiz Inácio Lula da Silva.
Então, quero registrar orgulhosamente que pertenço ao Partido dos Trabalhadores e que estaremos, todos nós, criando as condições da unidade interna do Partido para garantir o combate firme, sadio, aos projetos que nós sabemos que são nocivos aos interesses daqueles que sobrevivem do trabalho, daqueles que sobrevivem buscando cada vez mais melhores condições de vida para si e para sua família.
Deputado Jaime Mantelli, nesta semana o nosso mandato registrou mais um projeto de lei para tramitar nesta Casa. Desta vez um projeto que visa assegurar aos professores, sejam eles vinculados à rede pública ou à rede privada, independentemente se são professores no âmbito Estadual, Municipal ou Federal, gozar do direito de participar dos espetáculos culturais - sejam eles artísticos, cinema, dança, teatro, música - gozando da redução de 50% no preço das entradas.
Nós temos assistido que muitos desses espetáculos contam com o auditório, com a platéia vazia. O que nós queremos permitir é, ao mesmo tempo ampliando o público, que se possa gozar desses espetáculos, usufruir do benefício da cultura, mas ao mesmo tempo com um público seleto como o Magistério, o professor, aquele que precisa se alimentar da cultura, inclusive, para reproduzir no ato de educar.
A relação ensino/aprendizagem não é uma relação apenas nos manuais, nos livros e nas apostilas. É preciso ver, também, o professor na sala de aula...
Se são professores no âmbito estadual, municipal ou federal, que possam esses professores gozar do direito de participar dos espetáculos culturais, sejam eles artísticos, cinema, dança, teatro, música, gozando da redução de 50% no preço das entradas a esses espetáculos.
Nós temos assistido que muitos desses espetáculos contam com os auditórios, as platéias vazias. O que nós queremos permitir é ampliar o público que goza desses espetáculos, que usufrui do benefício da cultura, com um público seleto, que é o Magistério, o professor, aquele que precisa se alimentar da cultura, inclusive para reproduzir no ato de educar.
A relação ensino/aprendizagem não é uma relação apenas nos manuais, nos livros e nas apostilas. É preciso ver também o professor na sala de aula como uma relação holística. E nós queremos facilitar, favorecer o acesso do educador à cultura, levar mais educadores aos auditórios, para levarem mais cultura para a sala de aula.
Então, queremos comunicar ao Plenário que estamos apresentando este projeto. E de antemão pedimos o carinho, a atenção que todos os Parlamentares, todas as Bancadas já demonstraram com a tramitação de vários projetos que a nossa Bancada do Partido dos Trabalhadores tem apresentado.
Aproveito a oportunidade para pedir o apoio de todos os Parlamentares, de todos os Partidos em favor da tramitação desse projeto.
Muito obrigado, Sr. Presidente!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)