10ª Sessão Extraordinária - 15/10/2003
O SR. DEPUTADO JOÃO PAULO KLEINÜBING - Sr. Presidente e Srs. Deputados, quero manifestar aqui a minha solidariedade e o meu apoio ao Deputado Joares Ponticelli, quando dizia no seu pronunciamento que esta Casa deveria pedir desculpas aos professores neste dia em função da votação do aumento e do abono aos servidores públicos e aos professores estaduais.
É muito estranho ver a Bancada governista vir à tribuna cumprimentar os professores, quando no momento em que deveria ter feito esta homenagem, na votação de um aumento digno aos professores e servidores, acabou não fazendo.
Penso que esta é a homenagem que esta Casa deveria ter prestado aos professores. Muito mais do que a sessão solene que vai acontecer na noite de hoje, que é legítima e absolutamente pertinente, os professores merecem todas as homenagens possíveis por aquilo que representam para o futuro do Estado, já que a eles é confiado o futuro e a esperança do Estado de Santa Catarina na educação das nossas crianças. Mas a verdadeira homenagem não lhes foi prestada na votação do aumento!
Vamos esperar, Deputado Paulo Eccel, que no próximo ano, tenhamos muito mais a comemorar junto com os nossos professores do que neste 15 de outubro.
Mas o assunto que me traz à tribuna diz respeito à saúde no Município de Blumenau, especialmente no Hospital Santo Antônio, com relação ao não-credenciamento daquele hospital para a oncologia e a ortopedia.
Em Blumenau, as crianças que precisavam de tratamento para o câncer, especialmente a leucemia, tinham que fazê-lo aqui em Florianópolis ou em Curitiba. Recentemente foi criada a Associação de Pais e Amigos das Crianças com Neoplasia, que está lutando para que essas crianças tenham direito ao atendimento.
Essa associação é presidida pela Sra. Nair, que tive a oportunidade de conhecer há três anos, quando seu filho ainda estava sendo tratado de leucemia na cidade de Curitiba. Ela ligou para a rádio na qual eu ainda tenho um programa dizendo que precisava levar doadores de sangue para a cidade de Curitiba, pois se tratava de uma exigência para o tratamento de seu filho. Nós a ajudamos à época, fazendo um chamamento através da rádio, e conseguimos que cerca de 70 doadores fossem a Curitiba fazer a doação de sangue.
Este é um exemplo, Deputado Reno Caramori, da solidariedade e do espírito de doação daquela brava gente de Blumenau. E depois de muita conversa da associação, de reuniões com o Município e com o Hospital Santo Antônio, foi iniciado o serviço de Oncologia em Blumenau, atendendo às crianças que precisam de tratamento e permitindo que elas possam fazer em casa, perto de suas famílias, o seu tratamento. Com a debilidade causada pela doença, a presença da família é muito importante, principalmente para a criança.
Então, foi uma grande conquista da cidade e da associação a contratação de uma profissional oncologista pediátrica para o atendimento em Blumenau, no Hospital Santo Antônio, para o início do tratamento de quimioterapia.
Porém, infelizmente, o credenciamento e a contrapartida necessários dos recursos pelo Governo do Estado ainda não aconteceram. Havia um compromisso de repasse por parte do Governo do Estado, mas é preciso ocorrer o credenciamento do Hospital Santo Antônio nesta área, o que ainda não aconteceu. E justamente por não receber os R$30 mil mensais necessários, a direção do Hospital Santo Antônio acabou suspendendo, na última segunda-feira, o atendimento na Oncologia, onde eram realizadas cerca de 20 cirurgias por mês, além do acompanhamento dos pacientes.
No caso da Ortopedia, que é, sem dúvida alguma, um dos grande problemas de saúde em Blumenau que nós temos, pois as filas de espera para uma cirurgia nessa área chegam a durar até um ano, são realizadas no Hospital Santo Antônio 1.100 consultas/mês e cerca de 100 cirurgias mensais. E poderia ser feito muito mais, desde que houvesse o devido credenciamento.
Com a ausência do credenciamento, o hospital está às suas próprias expensas fazendo essas cirurgias, o que acaba contribuindo para a dificuldade financeira pela qual está passando aquela instituição.
Por solicitação da Associação de Pais e Amigos de Crianças com Neoplasia, nós estamos pedindo uma audiência com o Sr. Secretário de Saúde, Fernando Coruja, para tratarmos desse assunto.E eu quero convidar a Deputada Ana Paula Lima para, havendo a audiência com o Secretário, que também participe, para tratarmos desse assunto tão importante e necessário para a cidade de Blumenau.
Peço ao Governo do Estado que faça o credenciamento do Hospital Santo Antônio, que repasse os recursos para o hospital para que ele possa fazer frente aos tratamentos, possa fazer frente às suas necessidades e possa atender a gente de Blumenau. Foi uma grande conquista o fato de o hospital realizar esse tratamento, porém os pais das crianças da oncologia estão preocupados com a possibilidade de terem que se deslocar a Curitiba ou a Florianópolis, deixando os seus filhos longe, não tendo acompanhamento mais próximo da família, o que acaba dificultando ainda mais o tratamento.
Por isso, faço um apelo para que o Governo do Estado se sensibilize com as crianças da oncologia, sensibilize-se com aqueles que esperam na fila da ortopedia por um atendimento ou por uma cirurgia e libere os recursos para o hospital para que ele possa fazer o seu trabalho.
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOÃO PAULO KLEINÜBING - Pois não!
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - Sr. Deputado, houve alguns avanços na cidade de Blumenau no tratamentos das neoplasias, haja vista que antes as crianças tinham que se dirigir até Florianópolis ou Curitiba.
Nós já temos o tratamento na cidade, na policlínica, incrementado pelo Dr. Edson Adriano, nosso futuro Prefeito, se Deus quiser. Já foi pedido pelo Dr. Edson Adriano o credenciamento do Hospital Santo Antônio e ainda não foi deliberado pelo Secretário da Saúde. Ele encaminhou pedido à Comissão Bipartite para que repasse um teto para o Hospital Santo Antônio para haver o tratamento nas cirurgias das neoplasias.
Eu gostaria de perguntar a V.Exa. se a audiência já foi marcada, pois terei imenso prazer em participar. Eu creio que sou a Deputada que mais visita a Secretaria da Saúde, não só pela minha cidade de Blumenau, mas por todo o Estado de Santa Catarina, sempre que há uma reivindicação em meu gabinete.
O SR. DEPUTADO JOÃO PAULO KLEINÜBING - O teto foi pedido e deveria ter sido deliberado na última reunião da Comissão Bipartite, mas não foi atendido. E o apelo que estamos fazendo aqui é para que a Secretaria faça o credenciamento do hospital, já que o atendimento da cirurgia foi suspenso na última segunda-feira. Nós pedimos o credenciamento para que o hospital possa continuar a fazer o atendimento, pois seria um retrocesso se nós tivéssemos que suspender as cirurgias realizadas em Blumenau em função do não-cumprimento das promessas feitas pelo Governo do Estado com relação às cirurgias oncológicas, e quanto ao credenciamento da ortopedia para o Hospital Santo Antônio.
A audiência já está sendo solicitada e temos certeza de que o Secretário Fernando Coruja vai atender esse apelo da comunidade do Vale do Itajaí, das famílias do Vale do Itajaí em favor da saúde na nossa cidade.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)