24ª Sessão Ordinária - 20/04/2005
O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Obrigado, Sr. Presidente! Esta Casa dá demonstração, mais uma vez, de elegância, pelas Lideranças Partidárias, ao deixar me manifestar neste momento tão importante da história política catarinense.
Primeiramente, gostaria de parabenizar o Deputado Paulo Eccel, Líder do PT, que hoje aniversaria. Para nós é uma honra muito grande comemorar o seu aniversário com um bolinho, que já está esperando por nós na sala de imprensa. O Deputado Paulo Eccel resolveu abrir a mão e nos presentear, no dia do seu aniversário, com um bolinho. Já vamos estar ali abraçando-o nesta data muito importante na vida desse Parlamentar, com certeza.
Sr. Presidente, dentro do meu espírito de cultuar os bons exemplos, as boas coisas, as boas ações executadas na política nacional, reservo-me o direito de não me manifestar a respeito de alguns comentários sobre a herança que esse ou aquele Partido tenha recebido em determinado momento ou em determinada situação, até porque, de todos os governantes que teve este País, acho que só Tomé de Souza, que foi o primeiro Governador-Geral, se a memória não me falha, foi o único que não recebeu herança. A partir dele, então, todos nós recebemos uma herança; um, um fardo um pouquinho mais leve, outro, um fardo um pouquinho mais pesado, mas o certo é que todos nós demos a nossa parcela de contribuição, à medida das nossas possibilidades e à medida que a nossa competência assim nos fez, assim nos determinou.
Então, justificar ações de momento em função daquilo que se teve no passado é uma desconsideração muito grande, uma falta de sensibilidade muito grande e, acima de tudo, uma falta de ação muito grande, que é o que todos nós esperamos neste País.
Eu só queria fazer um comentário, e até insisti com o nosso Presidente, Deputado Herneus de Nadal, a quem eu agradeço muito, para fazer um breve comentário a respeito de uma nota que saiu hoje no Diário Catarinense, na coluna Informe Político, do ilustre jornalista Fabian Lemos, um dos jornalistas mais bem informados do Estado de Santa Catarina, que, por isso e por muitas outras virtudes, merece toda a nossa consideração, todo o nosso apreço e, acima de tudo, o nosso reconhecimento pelo seu trabalho desenvolvido, mas ele coloca hoje este item:
(Passa a ler)
"Curto-circuito (1)
A relação entre os Prefeitos de Florianópolis, Dário Berger, e de São José, Fernando Elias, está estremecida.
Berger ficou furioso com recentes atitudes de Elias, principalmente a declaração pública de que ele estava mudando o sistema de licitações para evitar disputas ‘dirigidas’, uma alusão clara ao método de gestão do antecessor, hoje mandatário da Capital.
Curto-circuito (2)
O Prefeito de Florianópolis também estaria se ressentindo das justificativas usadas por Elias, quando anunciou a venda do ainda pouco usado prédio da Prefeitura josefense.
A demissão de comissionados ligados a Berger também não foi digerida".
Primeiro, Dário Berger não tinha um comissionado na Prefeitura de São José quando encerrou o mandato do Prefeito antecessor ao Fernando Elias, e também não era Dário Berger o Prefeito antecessor de Fernando Elias. Era Vanildo Macedo, muito ligado a outras correntes partidárias, inclusive até ajudou outras correntes partidárias e não o nosso candidato Dário Berger e muito menos Fernando Elias, em São José.
Se em algum momento Fernando Elias fez alguma referência, certamente fez ao seu antecessor, o ex-Prefeito Vanildo Macedo, ligado a outras correntes partidárias, que não a nossa, com certeza, Sr. Presidente.
Então, ao registrar esse fato, essa importante declaração de Fernando Elias, quero dizer que em momento algum Dário sentiu-se atingido por ela; em momento algum o Prefeito de Florianópolis teve qualquer ressentimento. A relação de amizade entre os dois é extraordinária, espetacular, e prova disso é a integração que se vai fazer. O Prefeito de Florianópolis vai continuar a beira-mar de São José, agora dentro do território de Florianópolis. Foi preciso um Prefeito como ele assumir esta Prefeitura para termos uma ligação entre a cidade de São José e Florianópolis, agora definitivamente instaurada. Então, a relação entre os dois é algo extremamente normal.
E eu só pediria ao jornalista Fabian Lemos, nosso amigo, por quem temos extrema consideração, que o informante, que a pessoa que lhe passou a informação de que o Dário Berger estaria ressentido em determinado momento com Fernando Elias, Prefeito de São José, não corresponde à realidade, muito pelo contrário, os dois mantêm uma perfeita harmonia, uma integração extraordinária, e a prova disso nós vamos ver na administração que os dois irão fazer e no resultado para a população dos dois Municípios, que é o que mais importa para todos nós.
Muito obrigado, Sr. Presidente!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)