Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Djalma Berger

18ª Sessão Ordinária - 31/03/2004

O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, num momento como o de hoje, eu não poderia deixar de ocupar essa tribuna para fazer um convite a todos os Parlamentares de Santa Catarina, que sempre estiveram ao lado das boas causas, para se fazerem presentes num importante momento da vida política de Santa Catarina.

Venho a esta tribuna, Sr. Presidente, para comunicar que hoje, às 19h, será realizada uma sessão solene na Câmara de Vereadores de São José, quando o Prefeito Dário Berger vai passar o cargo de Prefeito Municipal ao vice-Prefeito Vanildo Macedo.

Será um momento de suma importância não só para a história de São José, mas ficará gravado nos anais da história de Santa Catarina esse ato de renúncia de um mandatário de uma cidade tão importante como a de São José, atendendo a uma convocação partidária.

Gostaria de lembrar que nos últimos sete anos São José passou por uma profunda transformação. Falo isso, não só a respeito das obras lá executadas (hoje em torno de sete mil catalogadas e à disposição dos interessados) que mudou efetivamente a imagem da nossa cidade, mas, principalmente, pela mudança comportamental oferida em nossa população, que vive hoje um momento de pleno exercício de sua cidadania, com auto-estima elevada e com orgulho de ser josefense.

São José, Sr. Presidente, passou de cidade dormitório, cidade de passagem, cidade de segunda categoria a uma das mais importantes de Santa Catarina, e comprovado através dos diversos índices de desenvolvimento humano - e em outra oportunidade faço questão de aqui detalhar.

Muito se fez em São José e muito ainda há de se fazer. Mas em nenhum momento faltou empenho do seu dirigente para buscar a solução dos problemas prementes em nossa cidade.

Agradecemos aqui aos ex-Governadores Paulo Afonso Vieira, Esperidião Amin e, principalmente, ao atual Governador Luiz Henrique da Silveira, que governaram Santa Catarina nos últimos sete anos, porque, graças a Deus, tiveram um excelente relacionamento com a cidade de São José, muito contribuindo para o engrandecimento da nossa terra.

Gostaria também que ficasse registrado o apoio sempre presente do ex-Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, diretamente ligado à cidade de São José e responsável por muitas das realizações na nossa cidade. Ao ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, o nosso sincero agradecimento pelos seis anos de convivência com a cidade de São José.

Aos nossos Parlamentares, ao Senador Jorge Bornhausen, ao Senador Casildo Maldaner, ao Senador Geraldo Altoff, que sempre estiveram conosco, também deixamos aqui os nossos agradecimentos.

Aos nossos Deputados Federais o nosso agradecimento, em especial aos Deputados Estaduais de Santa Catarina, sempre preocupados com as boas causas e sempre ao lado da cidade de São José. Ao nosso Presidente Lula, que também deu a sua parcela de contribuição, deixamos aqui o nosso agradecimento.

Mas um registro especial se faz com relação à Câmara de Vereadores de São José. A Câmara de Vereadores de São José sempre esteve ao lado do Poder Executivo Municipal. Nunca faltando para que as boas causas do nosso Município fossem levadas adiante e não tivesse nenhum processo de descontinuidade. Tivemos oposição, sim! Mas uma oposição que soube, acima de tudo, respeitar as diretrizes da nossa cidade e buscar o engrandecimento da população de São José.

Hoje, senhoras e senhores, é um marco na vida política de Santa Catarina! O nosso Prefeito, pré-candidato à Prefeitura de Florianópolis, sem dúvida alguma terá muito prazer e muito orgulho em disputar essa eleição, que vai ser uma eleição muito difícil para todos, com absoluta certeza, pois disputarão lideranças expressivas do cenário catarinense, como o Deputado Afrânio Boppré, o Deputado João Henrique Blasi, o Deputado Edson Andrino, o Deputado Antônio Carlos Vieira, o nosso Secretário de Obras, Francisco de Assis Filho, talvez o Vereador Marcílio Ávila e o Deputado Celestino Secco, nosso eminente professor de ética nesta Casa.

Quero dizer à população de São José - neste momento é nossa obrigação tranqüilizá-la - que o vice-Prefeito Vanildo Macedo, que agora assume, está plenamente capacitado, pois é conhecedor dos problemas e dos projetos em andamento em nossa cidade. Tenho certeza de que com o espírito de cidadania que tem o nosso vice-Prefeito dará continuidade e fará com que os projetos em andamento na nossa cidade sejam coroados de pleno êxito, e São José continuará no caminho do progresso.

O Sr. Deputado Jorginho Mello - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Pois não!

O Sr. Deputado Jorginho Mello - Deputado Djalma Berger, o Prefeito Dário Berger, que hoje deixa o mandato de Prefeito naquele Município, deixa a sua marca na história do Município. Sem sombra de dúvida será São José antes do Dário e depois do Dário.

Ele é um jovem empreendedor arrojado, um Prefeito que orgulha o PSDB, um Prefeito que vai fazer a diferença nas eleições deste ano aqui na Capital. Se pudesse ser reeleito novamente, ao invés dos 86% dos votos que recebeu na última eleição, com certeza seriam muito mais. Vai representar muito bem o PSDB em Florianópolis porque não tenho dúvida de que será o nosso Prefeito.

Portanto, cumprimento V.Exa. por este dia. Estarei presente hoje à noite na entrega do Município ao vice-Prefeito, que, com certeza, vai levar adiante essa grande obra que ele deixou, inclusive ajudado por V.Exa. quando trabalhava com ele na Prefeitura.

Meus parabéns! Parabéns pela posição e pelo pronunciamento.

O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Muito obrigado!

O Sr. Deputado Rogério Mendonça - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Pois não!

O Sr. Deputado Rogério Mendonça - Deputado Djalma Berger, quero dizer que provavelmente o nosso Partido, o PMDB, vai ser adversário de Dário Berger nas próximas eleições em Florianópolis. Mas mesmo assim não poderia deixar, até por justiça, de fazer elogios pela sua administração em São José. Aquele Município vive novos tempos e, com certeza, em função do trabalho administrativo do Prefeito Dário Berger.

O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Muito obrigado, Deputado Rogério Mendonça!

Neste momento, para finalizar, gostaria de dizer que não podemos mais nos dar ao luxo de vaidade pessoal, mas, sim, trabalharmos juntos para a melhoria da qualidade de vida da nossa gente. A todas aquelas pessoas que de uma forma ou de outra contribuíram para que São José tivesse hoje a oportunidade de, por um trabalho muito mais do Senador...

(Discurso interrompido por término do horário regimental.)

(SEM REVISÃO DO ORADOR)