42ª Sessão Ordinária - 16/06/2004
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Sr. Presidente e companheiros Deputados, venho à tribuna nesta tarde de hoje para fazer alguns comentários, principalmente porque escutei o Deputado Paulo Eccel, que aqui fazia algumas citações. E ele não pode reclamar da imprensa, pois ela nunca foi tão solidária e tão bondosa com o administrador público, como tem sido com o PT.
Mas ele citava a importância do crescimento das exportações neste País. Parece que através das exportações estamos resolvendo todos os problemas da Nação brasileira.
Ora, todos nós sabemos que se está fazendo neste País um crime contra o setor produtivo brasileiro, contra o empreendedor brasileiro. Nós sabemos, hoje, que a matéria-prima que geramos neste País, pela ânsia do Governo de buscar reservas através do dólar, está sendo mandada para fora para ser transformada e gerar emprego internacionalmente, até na China, em detrimento do nosso parque nacional.
O que nós precisávamos ver, sim, por parte do Governo dos Trabalhadores, que está gerando desemprego neste País, era ele dar incentivo e estímulo, através de uma carga tributária menor, através de um juro menor e através de financiamentos de longo prazo, para que o setor produtivo pudesse transformar a matéria-prima deste rico solo brasileiro em produtos acabados. E aí, sim, carregando e gerando emprego, riqueza e qualidade de vida, mandar essa matéria-prima embora daqui.
Agora, fechar o nosso parque industrial como está acontecendo, Deputado Paulo Eccel... Nós temos muitas empresas que param por quinze dias no mês por não terem matéria-prima, porque a nossa matéria-prima bruta está a caminho da China para lá gerar emprego.
Essa é uma realidade dura que nós vivemos, essas são as notícias que se produz muito neste Brasil. Mas também se produz outras notícias bonitas. Eu vi uma notícia que me chamou muito a atenção nos jornais de hoje: "Cresce o número de milionários no País". Essa é uma boa notícia produzida pelo Governo do PT: cresce o número dos milionários e aumenta a pobreza no Brasil; cresce o lucro dos banqueiros do País e aumenta o desemprego no Brasil. Essas são notícias que entristecem cada um de nós, e essa é a realidade que está batendo na nossa porta, essa é a tragédia que estamos vivendo!
Estamos também vivendo uma outra notícia - é rara a semana em que não aparece isso nas páginas dos jornais e nas grandes revistas nacionais: crescem a cada semana as notícias de envolvimento de membros do PT no mundo da marginalidade e da corrupção. Agora chamam o tesoureiro do PT para explicar envolvimentos na máfia dos vampiros do sangue.
Essas são as notícias que nós vimos observando e que vêm aumentando mês a mês. Essas são realidades verdadeiras. Ou a imprensa mente muito ou estão nos enganando.
O caso Waldomiro Diniz caiu no esquecimento, ninguém ouviu falar mais nada dele; o caso da legalização dos bingos - e dizia um Presidente do PT deste País que legalizar o jogo era legalizar a prostituição também - caiu no esquecimento também e o jogo vai muito bem, obrigado! O lucro está como nunca esteve: rolando o desmando e o PT calado, vergonhosamente! O Presidente da República, com o poder da caneta na mão, está vergonhosamente calado sobre isso tudo!
No entanto, crescem outras notícias: a de que temos um País pobre, que não pode pagar mais do que R$ 260,00 de salário mínimo, mas se abre um balcão de negócios vergonhosamente criminoso, que pega o dinheiro da sociedade brasileira, gerado pelo cidadão brasileiro, e chamam-se os Parlamentares e dizem: "Tem R$ 3 milhões para cada um que votar pelos R$ 260,00"! Ameaça-se Ministro, dizendo que fica no Poder se conseguir convencer, através do negócio, para votarem e manterem o salário mínimo de R$260,00.
É uma humilhação para o cidadão brasileiro, principalmente, um Governo que dá com uma mão e tira com a outra, porque na mesma semana que se discute o salário mínimo de R$ 260,00, vem um aumento de combustível de 10%! Isso é fazer pouco do cidadão brasileiro, porque se sabe que agora, automaticamente, aumentará o custo de vida e assim irá se tirar aquele possível aumento de salário que miseravelmente ia se dar ao cidadão.
Dizem que o aumento do combustível é porque o preço do barril internacional subiu. Ora, nós sabemos que 90% do petróleo consumido neste País é produzido com recursos brasileiros e aqui neste País. Todos nós acompanhamos que o lucro da Petrobrás, no ano que passou, foi de mais de R$ 2 bilhões. Por que nós precisamos de lucro tão grande, quando a carga tributária no combustível é 53%? O Governo poderia segurar, sim, esse aumento que irá, mais uma vez, causar a perda do poder aquisitivo do sofrido povo brasileiro.
Essas são as notícias que nós vivemos, mas nenhuma é tão nojenta, nenhuma enoja tanto, nenhuma revolta tanto e nenhuma causa tanta vergonha ao povo brasileiro, que acreditou no PT, como essa do Presidente Lula: reuniram-se grandes empresários brasileiros no Palácio do Governo e lá, numa janta desinteressada, os grandes empresários se ofereceram para reformar o Palácio do Governo.
Este Governo já não pode andar num avião de carreira! Este Governo tem que comprar a mais bela aeronave que há no planeta! Este Governo, quando teve que comprar um veículo para a segurança, que seriam algumas motos, já procurou comprar a mais famosa, a mais moderna e a mais cara! Este Governo anda desfilando nos carros reluzentes, importados da Austrália! Portanto, este Governo agora também não pode morar em um Palácio que tenha, eventualmente, algumas manchas ou goteiras! Mas o povo vive no lixo e na miséria, neste País! Fala do Fome Zero neste País e o Governo está se esbaldando no Poder desta maneira!
Essas são as notícias que estamos vivenciando, verdadeiramente! E quando estão invocando o crescimento da agricultura, crescemos pela capacidade do nosso agricultor, pela sua fé e coragem, pois ele acreditou, apostou e cresceu nestes últimos anos por sua capacidade. Está até ajudando a financiar as rodovias e o transporte do seu produto, porque nem isso o Governo consegue oferecer.
Mas quando se fala de agricultura, o Governo tem que tomar cuidado, porque está atrapalhando o que está dando certo, quando estimula as invasões criminosas e absurdas de terras.
As notícias ainda são outras: estamos vendo as ONGs, que recebem dinheiro do Governo, ajudarem a patrocinar e a financiar campanhas, além de estarem financiando movimentos de invasão de terras. Essas são notícias ruins que nós estamos vendo.
Respeito cada Parlamentar do PT que aqui está, mas foram 25 anos, Deputado Dionei Walter da Silva, falando contra nós e sobre o salário mínimo! Foram 25 anos e agora vêem resgatar um discurso ranço e requentado, dizendo que o País não pode pagar mais de R$ 260,00 de salário mínimo porque quebrarão a Previdência e os pequenos Municípios.
Isso é rebuscar discurso requentado e o PT não tem esse direito, porque nos criticou durante 25 anos! Este direito eu avoco para mim, ou seja, de ter a liberdade de vir a esta tribuna e, democraticamente, cobrar daqueles que até ontem prometiam a salvação para o cidadão brasileiro, prometiam a solução para o problema deste País, e só vêm causando decepção, tristeza e frustração. Essa é a realidade que nós vivemos neste País!
Então, venho aqui, como cidadão brasileiro, também fazer um desabafo, porque quando vejo o PT ou quem votou nos R$ 260,00 para o salário mínimo distribuir dinheiro de Município em Município porque votaram a favor dos R$ 260,00 - e para isso receberam dinheiro do PT, que nos criticou a vida inteira -, isso nos enoja, revolta-nos e prejudica muito o processo democrático, porque o PT era a última esperança que tínhamos de acreditar que poderíamos fazer política com responsabilidade, com seriedade e, acima de tudo, respeitando primeiro aquele que sofre mais, que não tem emprego ou que é um deficiente.
E o TCU prova, nesta semana, que o PT não aplicou o dinheiro na Saúde, conforme determina a lei. Não respeitou nem a Constituição, que determinada que o dinheiro tinha que ser aplicado na Saúde. Portanto, no social o PT está devendo explicações para o povo brasileiro!
Mas, graças a Deus, as eleições continuam, vamos para as urnas, e lá teremos a oportunidade de dar uma lição naqueles que enganaram e mentiram para o povo brasileiro.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)