10ª Sessão Ordinária - 10/03/2004
O SR. DEPUTADO FRANCISCO DE ASSIS - Sr. Presidente e Srs. Deputados, talvez não precise de 10 minutos, até porque já usei a palavra anteriormente, mas não poderia deixar passar em branco um tema que alguns colegas Deputados diariamente têm trazido a esta Casa e, conseqüentemente, a esta tribuna, o caso ocorrido em Joinville, o do bordel.
Quero dizer que a imagem da Polícia Militar de Santa Catarina não pode ser abalada nem comprometida com o ocorrido na cidade de Joinville. Quero dizer também que os policiais de Santa Catarina estão sendo ofendidos e mal interpretados com o que aconteceu lá.
O que aconteceu na cidade de Joinville é um caso isolado, que envolveu um comandante da Polícia Militar, é verdade. Mas a Polícia Militar do Estado de Santa Catarina é uma das melhores deste País e os homens e as mulheres que fazem parte da Polícia não merecem o que estão sofrendo. Sou testemunha do que estou falando, Sr. Presidente.
Estava no estádio do Joinville Esporte Clube, recentemente, quando ouvi várias insinuações aos policiais militares, homens que estavam lá trabalhando pelo fato que tinha ocorrido no bordel em Joinville.
Então, quero enaltecer a Polícia Militar pelo trabalho e dizer para que a sociedade catarinense tenha sensibilidade no trato dessa questão porque, felizmente ou infelizmente, por várias oportunidades alguns Colegas Deputados vêm comentando, nesta tribuna, o que ocorreu em Joinville.
É bom separarmos o caso em duas partes: uma que envolveu o Comandante-Geral da Polícia do Estado, é verdade, e que agiu de forma irresponsável, e a outra parte, que são os policiais militares, que formam a Corporação, que são os demais Oficiais que não estavam lá e que não podem ser responsabilizados pelo que ocorreu naquela noite.
Estou dizendo isso para corrigir distorções que estão acontecendo na sociedade e para que nós mesmos possamos informar à sociedade de forma clara que a Polícia Militar de nosso Estado é uma das melhores deste País e que deve ser tratada como tal; que tenhamos, todos, o reconhecimento pelo que faz a Polícia Militar em Santa Catarina; que a Polícia Militar não está envolvida nesse caso em Joinville e os envolvidos que arquem com as conseqüências. Os envolvidos que paguem pelo que fizeram porque desrespeitaram o povo de Santa Catarina, desrespeitaram os próprios policiais deste Estado, porque estes não podem pagar pela irresponsabilidade de um e de outro.
Faço registro porque onde convivo, nas ruas, na minha cidade principalmente, Joinville, Deputado Paulo Eccel, como o fato ocorreu lá, é muito comum ouvir joinvilenses, de forma distorcida ou impensada, Deputado Antônio Ceron, gozar do policial militar, que é um homem, um pai de família e não tem nada a ver com isso. Ele está sofrendo na própria carne, na própria pele, por sorte ou azar, de ser um policial militar.
Então, peço à população deste Estado e aos meios de comunicação que divulguem que o caso do bordel, em Joinville, é um caso isolado, de pessoas irresponsáveis, que deram um carteiraço, mas vão pagar por isso. Há acusações de que o Secretário estava lá... Se estava ou não, que pague por isso!
Agora, não vamos colocar a Polícia Militar de Santa Catarina, Deputado Antônio Ceron, no mesmo baralho porque não é verdade.
Uma das melhores polícias deste País não merece sofrer o que vem sofrendo. E eu sou testemunha disso porque em vários lugares por onde tenho passado, onde têm aglomerações e tem um policial militar, fazem brincadeiras com ele. É uma situação que aquele senhor, um pai de família, ou aquela senhora, não tem nada a ver com isso.
Então, que procuremos sempre, quando nos reportarmos a essa questão que ocorreu em Joinville, separar e enaltecer o trabalho da Polícia Militar, que não pode e não deve pagar por uma coisa que não fez - apenas ocorreu por um fato isolado de um Comandante, que não teve a sensibilidade, que deveria estar em outro lugar e não naquele ou se estivesse, como dizem, fora do horário, como cidadão comum, que não tivesse dado o carteiraço que deu e não tivesse impedido o trabalho da força-tarefa de fazer o que deveria fazer.
Então, que consigamos separar isso para não ofender, mas para enaltecer o trabalho que a Polícia Militar faz em nosso Estado.
Quero parabenizar a Polícia de Santa Catarina pelo brilhante trabalho que vem fazendo, como sempre o fez. E dizer que em Joinville, Deputado Volnei Morastoni, Presidente desta Casa, ontem foi inaugurado o Comando Norte da Polícia Militar. Lá estive presente, e como sempre procuro estar, para enaltecer, para engrandecer o trabalho e até mesmo para dizer do reconhecimento que temos pelo trabalho da Polícia Militar do nosso Estado.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)