Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Joares Ponticelli

71ª Sessão Ordinária - 05/10/2004

O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, no primeiro horário que usei hoje da tribuna não pude concluir a minha avaliação sobre o resultado das eleições no Sul do Estado. Mas isso foi bom, porque nesse meio tempo o Deputado Manoel Mota também se manifestou e agora posso fazer uma avaliação com base nos números, posso avaliar todo o Sul do Estado, Deputado Antônio Ceron.

Então, vamos fazer uma avaliação dos 43 Municípios doo grande Sul de Santa Catarina. Nos 43 Municípios, Deputado Antônio Ceron, o nosso Partido, o Partido Progressista, venceu 22 Prefeituras. É a terra, é a base do Deputado Manoel Mota, do Deputado Ronaldo Benedet, do vice-Governador e Presidente do PMDB Eduardo Moreira e do Governador Luiz Henrique da Silveira.

Enquanto o PP, que o Governador insiste em chamar de Partido de poucas Prefeituras (ele chamou agora), porque elege poucas Prefeituras, no Sul do Estado precisamos daquela lupa do Casildo Maldaner para procurar as Prefeituras do PMDB. O Casildo, uma época, andou com uma lupa. Então, agora, para acharmos as Prefeituras do PMDB no Sul precisamos da lupa do Casildo. Na região de Tubarão, por exemplo, eles tinham 11 Prefeituras e agora baixou para três. E se computarmos os votos dessas três, não dá a de uma que eles perderam. Então, eles tinham 11 e agora baixou para três.

Na região de Criciúma, Deputado Francisco de Assis, terra do vice-Governador, de dez Prefeituras, eles só ganharam três, perdendo inclusive Criciúma. E na região de Araranguá, Deputado Manoel Mota, é verdade que eles ganharam seis e nós seis, só que se computarmos os votos dos Municípios que fizemos e os deles, dá uma diferença de votos muito grande. A começar pela sua cidade, Araranguá, onde o nosso companheiro Mariano Mazzuco, juntamente com César Cesa, do PPS, nosso vice-Prefeito, enfrentaram gigantes, enfrentaram uma Secretaria Regional, Deputado Antônio Ceron, jogando muito pesado. Foi uma campanha de gigantes! E o nosso Prefeito Mariano foi o grande vencedor.

Com relação às Secretarias Regionais do Sul do Estado, há uma Secretária e uma adjunta em Araranguá, e um Secretário e um adjunto em Criciúma, e na minha região tem dois Secretários: um em Tubarão e outro em Laguna. Dá um total de quatro. Acho que não produziram muito, porque o PMDB era um gigante no Sul do Estado. Depois que montaram todas essas Secretarias, perderam várias Prefeituras. Deputado Manoel Mota, o seu Partido ficou com 12 Prefeituras no Sul do Estado e o nosso com 22.

Vamos falar do peso dessas Prefeituras. Vamos falar das coligações que vencemos nas cidades pólo Tubarão, Araranguá, Laguna, onde estivemos juntos com o PT, sim, para vencer o PMDB! Foi a forma que encontramos para enfrentar o PMDB e apoiamos o candidato Célio Antônio, com muito prazer! Subimos no palanque e assumimos, porque somos políticos de posição, e vencemos a eleição.

Tenho certeza de que o Célio fará um grande governo com o nosso apoio. Coligamos na proporcional, inclusive com o PT. Elegemos o Vereador Fernando, que estará lá para dar sua contribuição em nome do nosso Partido. Como ganhamos com o PT na sua região, também, em São João do Sul, onde somos vice do PT, Deputado Manoel Mota.

Na região da Amurel, nós tínhamos quatro Prefeituras, Deputado Manoel Mota, e passamos para dez, do PP, ficando com dois vices. E com mais dois Municípios que apoiamos, totalizamos 14 Prefeituras! Estaremos em 14 Prefeituras com o nosso time. Este que V.Exa. e seu Governo têm dito tanto que está agindo errado, que está trabalhando contra e que o povo não apóia, esteve em 14 palanques vitoriosos do total de 18. O Partido de V.Exa., Deputado Manoel Mota, só ganhou três. E, como já disse, o grande cabo eleitoral que tivemos na nossa região foi o Governador Luiz Henrique. A sua passagem pela região, na última semana da eleição, nos fez aumentar substancialmente o número de Prefeituras e de Vereadores que também elegemos, ficando com uma grande bancada de Vereadores nesses Municípios da região.

Veja, Deputado Antônio Ceron, que a força do PMDB no Sul é grande! Tem o Deputado Manoel Mota, os Secretários Benedet e Edson Bez, o vice-Governador, os quatro Secretários Regionais trabalhando com toda aquela estrutura. E trabalharam pesado, forte em favor dos seus candidatos! E o povo os remeteu a uma reflexão. Nós combatemos um bom combate!

Quero pedir o apoio de V.Exa., Deputado Manoel Mota, ao nosso jovem Prefeito de Santa Rosa de Lima, Celso Heidmann, que precisa que o Governo cumpra a promessa e faça o asfalto entre Rio Fortuna e Santa Rosa, pois até agora é só promessa! E espero que não abandone a promessa agora porque nós ganhamos a eleição naquele Município.

Em Braço do Norte, o nosso companheiro Tilico e a Edna também precisam do apoio do Governo; eles também não podem ser abandonadas daqui para frente, Deputado Manoel Mota.

Em Pedras Grandes, onde o seu Governo também abandonou o projeto de pavimentação entre aquele Município e o de Orleans, o nosso Prefeito Romário, que se reelegeu, com Rogério Sorato, de vice, precisa contar com o apoio do Governo para não abandonar aquela obra.

Em Orleans, onde conseguimos eleger o nosso companheiro Valmir Bratti e o Tinto, enfrentando o que enfrentamos, pois ganhamos somente com quatro votos, mas vencemos, também precisamos do apoio do Governo para concluir aquela pavimentação asfáltica.

Em Sangão, Deputado Manoel Mota, onde elegemos o nosso grande companheiro Antônio Mauro, precisamos que o Governo cumpra a promessa de pavimentação entre aquele Município e Morro da Fumaça. E o Prefeito de V.Exas. reclamou que perdeu a eleição por isso! Espero que não descumpram a promessa, pois Antônio Mauro vai precisar do cumprimento dessa promessa.

Em Jaguaruna, Deputado Manoel Mota, é preciso que o asfalto do Camacho saia mesmo, porque até agora só fizeram festa! Só ação para produzir votos! Inclusive o Deputado Edson Bez de Oliveira esteve lá quinta-feira, Deputado Antônio Ceron, três dias antes da eleição, entregando uma ordem de serviço para reinício das obras do aeroporto, que não tem data para reiniciar. Esse foi o ato politiqueiro mais cômico, trágico e desrespeitoso que vi na região!

Nossa votação aumentou, porque o povo de Jaguaruna não espera mais do seu Governo novas promessas, mas sim um pagador de promessas! Agora, espero que os nossos companheiros Marcos Tibúrcio e o Chico recebam o apoio do Governo e o pagamento das promessas!

Em Armazém, Deputado Manoel Mota, o esforço do Governo e da Secretaria Regional também não foi diferente. Mas o nosso companheiro Gabriel Bianchet foi reeleito com uma grande votação e precisamos contar com o apoio do Governo também.

O mesmo acontece em São Martinho, onde o nosso Prefeito José Schotten, que recebeu o apoio do PMDB também, certamente daqui para frente poderá contar com mais ações do Governo, porque até agora não chegou nada de bom para o povo daquele Município, onde tivemos um grande crescimento na Câmara de Vereadores.

Por fim, Deputado Manoel Mota, em Capivari de Baixo também enfrentamos um Município gigante, e esse Município é a terceira maior receita per capta de Santa Catarina. Foram oito anos de império do PMDB que conseguimos desbancar com a humildade do professor Moacir Rabelo e do PG, que foram tão agredidos e humilhados durante a campanha! Foi a campanha do milhão contra a mega sena acumulada. Não foi nem milhão contra tostão. Foi tostão contra mega sena acumulada, em Capivari de Baixo, mas o povo carregou o Moacir e o PG nas costas e os consagrou Prefeitos com quase mil votos de diferença.

Então, Deputado Manoel Mota, isso tudo leva o Governo a uma reflexão! E eu não estou aqui para tripudiar e sim para agradecer ao meu povo, para cumprimentar esses guerreiros que tiveram a coragem de fazer o enfrentamento com quatro Secretarias Regionais, que forçaram muito durante a campanha.

E vou trazer, dia-a-dia, as denúncias do que ocorreu, do que fizeram, do que a máquina do Governo fez na região. Inclusive, Deputado Antônio Ceron, trarei, amanhã, a informação do que foi feito em Sangão e em Jaguaruna. Os policias militares que estavam de folga pedindo voto aos nossos candidatos, na véspera das eleições, foram recolhidos quando já não havia mais imprensa, quando já não dava mais para denunciar.

Foi isso tudo que enfrentamos! Mas é minha hora de dizer mais uma vez obrigado à gente da Amurel; obrigado à gente do Sul do Estado por nos ter dado o comando de 22 das 43 Prefeituras. Deputado Manoel Mota, que isso sirva de reflexão ao Governo e que ele passe a respeitar um pouco mais o Sul do Estado.

Para V.Exa. ter uma idéia, da margem da BR-101, Deputado Antônio Carlos Vieira, começando em Palhoça, ganhamos em todos os lugares, ou seja, Paulo Lopes, Garopaba, Imbituba, Laguna Capivari de Baixo, Tubarão, 13 de Maio, Jaguaruna, Sangão, Maracajá e Araranguá. Enfim, dos Municípios que margeiam a BR-101 daqui para baixo, ganhamos todos.

Que isso sirva para uma reflexão do Governador, que foi lá em Passo de Torres há dois anos fazer um comício para entregar a ordem de serviço da duplicação, que até hoje não aconteceu.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)