Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Francisco de Assis

74ª Sessão Ordinária - 13/10/2004

O SR. DEPUTADO FRANCISCO DE ASSIS - Este é o meu cabo eleitoral nº um, Sr. Presidente, colegas Deputados, funcionários desta Casa; são os prognósticos e as previsões do Deputado Nilson Gonçalves.

Quero saudar aqui, de maneira especial, o nosso companheiro e amigo funcionário desta Casa, Prefeito eleito de Laguna, Célio Antônio. Quero desejar que faça uma excelente administração, e que o povo do Sul do Estado, da região de Laguna, possa se sentir orgulhoso de seu mandato, de seus compromissos assumidos com aquela gente.

Sei bem da dificuldade que enfrentou durante o processo, mas tenho certeza, pela competência que tem, pela dignidade que tem, de que honrará cada voto recebido daquele Município.

Quero saudar, da mesma forma, o meu companheiro Paulo Eccel, o nosso candidato a Prefeito, Afrânio Boppré, o Deputado Dionei Walter da Silva, além do Presidente, Deputado Volnei Morastoni, que não está presente, o Líder maior da nossa Bancada, Deputado Pedro Baldissera, que dentro da Bancada foi o grande vitorioso. Dos Deputados do PT foi o que mais elegeu Prefeitos, ou seja, 16, na região Oeste de Santa Catarina. Então, quero dar um parabéns especial ao Companheiro que teve uma grande influência.

Quero saudar, da mesma forma, os demais Deputados que foram candidatos de outros Partidos, pois acho que cada um procurou dar de si o melhor para que a população de seus Municípios tivesse de fato, uma administração boa.

Quero saudar aqui, já fiz isso outro dia, mas sempre é bom, o nosso companheiro de Assembléia Legislativa, o nosso Colega João Paulo Kleinübing, pela excelente votação que fez em Blumenau, pela brilhante vitória, enfim, saudar a todos que participaram desse processo democrático.

E hoje eu preparei, colegas Deputados, os números do nosso Partido, Deputado Pedro Baldissera, para mostrar a cada Colega e também à sociedade o crescimento do nosso Partido tanto em Santa Catarina como em nível federal.

Começando pelo nosso Estado, nós fizemos 676 mil votos este ano contra 518 mil, de quatro anos atrás. Apenas nos dez maiores Municípios de Santa Catarina fizemos 27,72%. O nosso Partido, que elegeu, em 1996, sete Prefeitos, praticamente dobrou em 2000 elegendo 13, e agora passamos para 24 Prefeituras.

Isto pode não ser um estouro eleitoral, mas é uma marcha sólida, firme e gradativa. Resultado do nosso maior patrimônio que é a nossa militância sempre aguerrida que vai dando a capilaridade de que o Partido precisa para se transformar no maior Partido em poucos anos.

Chegará um tempo em que a cidadania se fará mais presente, onde a negociata de votos não estará tão presente e estaremos vivendo um processo eleitoral mais democrático.

Além dos 24 Prefeitos eleitos pelo PT este ano, elegemos 17 vice-Prefeitos candidatos em outras chapas, maioria, creio eu, com o PMDB. Passamos de 158 Vereadores para 212. Mesmo tendo uma diminuição nas Câmaras de Vereadores, o PT teve um aumento significativo. Estamos presentes de forma efetiva no institucional em 134 Municípios, Deputado Paulo Eccel, contra 90 nos Municípios da eleição passada.

Em oito Municípios de Santa Catarina, onde nós disputamos eleição, nós perdemos por menos de 1%, inclusive em um dos Municípios nos empatamos e perdemos, porque o nosso candidato era mais jovem.

Entre as maiores cidades do Estado, aquelas que têm mais de 100 mil habitantes, e não são muitas aqui em Santa Catarina, são sete, e das sete elegemos dois Prefeitos: Itajaí e Criciúma. E segundo os números do Brasil, o PT, em nível nacional, recebeu 16,3 milhões de votos no primeiro turno. Cresceu 114% em números de Prefeitos eleitos em relação ao ano de 2000.

A evolução do PT de 1982 para cá foi muito grande. Nós, que nascemos em 1980 e participamos das primeiras eleições de 1982, elegemos, naquela época, apenas duas Prefeituras em São Paulo: Caputi e Diadema.

Em 1988, saltamos para 36 Prefeitos, quatro anos depois para 54. Em 1996, foram 115. Em 2000, foram 187 Prefeituras. E agora, em 2004, com esse aumento de 114%, passamos para 400 Prefeituras, muitas delas importantes, sendo que muitas capitais, inclusive, ganharam no primeiro turno.

Os números do PT para Vereador no Brasil: começou em 1982, com 118 Vereadores, passou para 900, depois para 1.100, chegando a 1895. Em 2000, passamos para 2.485 e este ano, quantos Vereadores o PT tem no Brasil, Deputada Ana Paula Lima? Tem 3.677 Vereadores, um crescimento de 48% de 2000 para cá. Isso levando em conta a redução do número de Vereadores que o Brasil sofreu.

Então, se levássemos esse número em conta, essa redução, esse percentual seria ainda maior. Mas isso é uma demonstração clara e evidente dos efeitos do Governo Lula. Eu não tenho dúvida em afirmar isso e tenho certeza de que esse sentimento é também da população de nosso País.

Os efeitos daquilo que o Governo Federal se propôs a fazer e rigorosamente está cumprindo são provas claras de que estamos trilhando o caminho certo, e só por isso tivemos esse crescimento. Além, é claro, do principal patrimônio que já fiz questão de ressaltar aqui, que é a nossa militância, porque se não fosse, Deputado Pedro Baldissera, a militância aguerrida que o nosso Partido tem, que vai para as ruas, que faz campanhas, com certeza o resultado não teria sido esse.

É bem verdade que gostaríamos de ter ganhado outras Prefeituras, de ver o nosso companheiro Paulo Eccel em Brusque, o Afrânio Boprré na Capital. Gostaríamos de não ter perdido as Prefeituras que já administrávamos, tudo isso é verdade, mas sabemos também que o povo é soberano, sabe fazer as escolhas e muitas vezes nós não conseguimos passar para a população aquilo que é o nosso desejo, a nossa intenção, a nossa vontade de fazer.

E temos que respeitar também e, por que não, a vontade soberana da população que sabe escolher, como soube dar ao PT nesses vinte e poucos anos de história, um crescimento, soube dar ao PT uma confiança, soube dar ao nosso Partido, ao Governo Federal experimentar uma nova política em nível federal, também soube nos tirar de algumas Prefeituras. Isso é normal. É importante que saibamos ganhar e perder.

Por isso que o processo democrático, a via democrática da nossa participação para disputar o poder através do voto é o caminho que nós, do PT, escolhemos. Sei que alguns ainda acham que esse não é o caminho, mas para aqueles que acreditam que a via democrática, do voto, da democracia, da participação popular é o caminho para se chegar ao poder, para se mudar aquilo que se pretende, eu acho que nós somos os grandes vitoriosos nessa eleição.

Cada Partido faz a sua análise. Cabe a nós, do PT, fazer a nossa análise. E os números provam o que estou falando, a análise que estou fazendo do crescimento que tivemos em Santa Catarina e no Brasil.

Quero saudar o nosso Presidente, Deputado Volnei Morastoni, próximo Prefeito de Itajaí, um dos sete maiores Municípios do Estado, com mais de cem mil eleitores. Isso muito nos honra. O Deputado Volnei Morastoni nos colocou as grandes dificuldades que iria encontrar nessas eleições, principalmente por Itajaí ser o berço do PFL; pela tradição de ser administrada por Partidos de direita. Ele mesmo, com todas essas dificuldades, mostrou, acima de tudo, carisma e a população de Itajaí também soube escolher um novo projeto, assim como fez algum tempo atrás com o Governo Federal. Itajaí também vai ter a experiência de uma administração popular.

Peço Deus que V.Exa. e sua equipe façam um excelente trabalho, que Itajaí possa se orgulhar, que possa ser referência para o Vale do Itajaí, para a região Norte, para as praias, para as cidades litorâneas. Pela primeira vez teremos uma administração do PT no litoral de Santa Catarina.

Nessa avaliação que fiz de forma simplista trazendo números, procurei enfocar principalmente o crescimento do nosso Partido. E esse crescimento se deu por dois motivos: a militância do nosso Partido e o Governo Federal; o excelente governo que o nosso companheiro Luiz Inácio da Silva vem fazendo. Esses dois fatores foram importantes para que alcançássemos o sucesso nas urnas nas eleições de 2004.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)