Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Lício Mauro da Silveira

67ª Sessão Ordinária - 22/09/2004

O SR. DEPUTADO LÍCIO SILVEIRA - Srs. Deputados e Sras. Deputadas, depois de ter tranqüilizado a Mesa Diretora, eu vou ser obrigado a ler um manifesto, pois sou representante do povo. É ummanifesto que me envergonha muito, mas é lógico que nós, que estamos na Oposição, temos que ir ao encontro do interesse da população, quando a população está sofrendo pressões, principalmente quando não se cumprem as palavras colocadas na eleição ou durante o próprio Governo.

Estamos tendo aqui um manifesto da União Catarinense de Estudantes, e há muitos anos tive a honra de ser secretário-geral da União da Juventude Estudantil e da Associação dos Engenheiros, quando lá estudei.

Dizem os estudantes, com uma mensagem interessantíssima, que Luiz Henrique está traindo o povo catarinense. E, aqui para nós, ele está traindo mesmo, só não vê quem não quer.

Traiu quando vetou o projeto que ampliava os recursos para as bolsas do art. 170. Traiu ou não traiu? Traiu! Traiu mesmo! E pior do que trair: ainda estão atrasados com os recursos da bolsa do art. 170.

Jovens estão sendo obrigados, pressionados a pagar suas dívidas, e mais, existem certas fundações que não estão dando espaço suficiente para o pagamento dessas dívidas - ou paga em duas vezes ou cai fora. Não recebendo o art. 170, os jovens estão tendo problemas.

Traiu quando não negociou o reajuste pretendido pelos trabalhadores da Educação, organizados pelo Sinte. Ora, acertou uma coisa e não deu nada! Aliás, deu um abono, aqui, de RS100,00, onde nós, da Oposição, queríamos que fosse incorporado no salário, até em quatro, cinco vezes, que foi uma proposição até de uma emenda do Deputado Afrânio Boppré. Nada! Tivemos o voto contrário da maioria dos Srs. Deputados, e ficou como está. Então, traiu!

Traiu quando não negociou o reajuste dos trabalhadores organizados pela Aprasc. Barbaridade! Aí eu acompanho esse problemão com relação à Aprasc há muito tempo. Às vezes faço as minhas intervenções, às vezes não. Mas sempre estou observando.

Antes das eleições tinha o Plano 15, que prometia regularizar a situação dos policiais. Sabe o que eu acho, Deputado Joares Ponticelli? Hoje V.Exa. está proibido de falar, acho que quando fazia aquele gesto, sobe o plano, desce o plano, sobe o plano, desce o plano, significava que era para cumprir algo que não era para cumprir. E até agora, Deputado Francisco de Assis, não cumpriu nada! Nada!

Tanto que a Aprasc está aí, desassistida, com problemas sérios em suas famílias, inclusive na corporação.

Então, e o reajuste dos trabalhadores organizados, da Aprasc, da Casan e dos demais servidores públicos estaduais? Quanto à Casan, eu quero fazer um parênteses. Já fui Presidente da Casan, sei o que é levar uma empresa daquelas. Levei com dificuldade, mas levei com inteligência, agregando todos os valores humanos. Agregando todos os valores humanos que lá estão, e agora nós estamos tendo uma devassa de demissão, de ameaças.Aqueles que defendiam, que estavam contra a ditadura, hoje são piores do que ditadores. É uma vergonha o que se faz com as 500 pessoas que são funcionários da Casan. Isto, realmente, é uma antidemocracia, é um assunto sério. O Presidente que está ali não tem condições para estar naquele local, eis que desagrega mais de 500 famílias.

Eu recebo semanalmente duas, três colocações a respeito dos funcionários. Ontem recebi quatro. São pessoas que estão pressionadas, que têm seus filhos dentro da lista das demissões, algumas politicamente - ou porque são do PP ou porque são do PL. Até um amigo meu teve que sair do PP e ir para o PSDB, com a promessa de não estar na lista, mas está na lista. Então, existem regionais que atuam politicamente.

A delação é tão grave que o administrador da regional de Florianópolis, que pertence ao PMDB, não delatou. Ele foi correto e é um homem inteligente, trabalhador. Quando eu fui Presidente, eu o aproveitei como chefe de divisão, porque o que vale para mim é o aspecto profissional. Mas ele saiu do cargo. O Deputado João Henrique Blasi está aí, lutou muito por ele, mas infelizmente S.Exa. não conseguiu, e eu sei das razões por que não conseguiu. Mas eu tenho pena daquele rapaz, porque ele não merece isso.

Diz o manifesto: queremos mais responsabilidade deste Governo perante o povo que o elegeu. Por isso, a União Catarinense dos Estudantes expressa total apoio à luta dos trabalhadores da Educação, organizados pelo Sinte, dos trabalhadores da Aprasc e da Casan, pela defesa da educação pública gratuita, democrática e de qualidade.

Às vezes eu fico pensando: eu na época de estudante fui taxado de esquerda, e assim por diante, meus amigos foram levados para a prisão, e hoje eu vejo que se não fossem os estudantes fazer as suas manifestações, as suas colocações, com garra e firmeza, no calor da sua juventude, na força da sua juventude, muitas coisas não aconteceriam neste Brasil.

Graças a eles, que estão no início da sua gestão dentro da sua vida, fazendo as suas manifestações... E ali nós estamos criando novos líderes que seguirão os nossos passos.

Por isso, meus amigos, este manifesto continua. Desde já queremos convocar todos os estudantes catarinenses e a população em geral para irmos às ruas no dia 26 de outubro, exigir do Governo Luiz Henrique da Silveira...

Rapaz, eu sou da Silveira, perguntam se sou parente dele. Eu até gostaria de ser. Mas infelizmente não sou.

(Continua lendo)

"(...) o cumprimento da lei e o repasse em dia das verbas do art. 170, bem como a ampliação das bolsas de estudo, o fim do critério educativo e do serviço voluntário obrigatório.

Estamos coletando assinaturas para projetos de lei de iniciativa popular da União Catarinense dos Estudantes."

Que bom ver estudantes colaborando conosco. Vamos receber este projeto aqui. Vamos analisá-lo com profundidade. E eu tenho certeza de que vai ao encontro dos estudantes, e indo ao encontro dos estudantes, vem ao encontro da sociedade.

"Esse projeto garantirá que os recursos sejam repassados às fundações que tenham transparência, eleições democráticas para seus diretores e objetivo de desenvolvimento sócio-econômico e cultural do povo catarinense.

Assine o projeto da UCE e ajude Santa Catarina.

(a)União Catarinense dos Estudantes.

Que saudades que eu tenho do meu tempo de estudante. Barbaridade!

Eu estudo muito, leio muito, mas estou falando de estudo formal, de saudades de ir lá brigar por coisas certas. Inclusive, em Joinville, nós fomos criticados quando tinha um Presidente nosso da União Joinvillense, que foi preso e taxado de comunista. Sabem por quê? Sabe qual era a luta dele, Deputado Francisco de Assis? Lá tinha apenas um colégio particular, o Colégio Bom Jesus. E quando nós começamos a brigar por uma escola estadual de 2o grau, na época era o curso Científico, fomos taxados de comunista.

Mas não faz mal, saímos às ruas, enterramos a diretora, fizemos a maior manifestação dos estudantes dentro de Joinville, naquela época. E por isso eu tenho orgulho dessa juventude que não desiste, que briga, que luta e que vem trazer uma proposição para todos nós.

Esta proposição, quando chegar aqui, nós temos que analisá-la com carinho, Deputada Simone Schramm, temos, sim, eis que ali está o verdadeiro rito de uma juventude que quer o melhor para o nosso Estado, que quer o melhor para o nosso País.

Parabéns, União! Continue a sua luta. Lutem mesmo, para que talvez se ensine a alguns políticos que não cumprem as suas palavras que por certo os seus anseios serão mais motivados, para refletirmos e termos uma sociedade com melhor qualidade.

Viva os estudantes de Santa Catarina, que estão unidos em torno de uma causa de bem comum para a nossa sociedade!

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)