Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado José Paulo Serafim

79ª Sessão Ordinária - 27/10/2004

O SR. DEPUTADO JOSÉ SERAFIM - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, há um tema importante para nós, Deputados, que eu gostaria de debater: a questão do canal aberto da TV Assembléia, que hoje está em fase experimental em Florianópolis e com um projeto de estender para toda Santa Catarina.

Gostaria de aprofundar mais esse debate, e de parabenizar a ousadia, de forma equilibrada e séria, da Mesa, da direção desta Assembléia em colocar esse canal aberto.

Mas, em função de que o tempo não será suficiente, vou falar sobre outro assunto, até em função do momento em que vivemos recentemente, que foram as eleições. E essa questão da TVAL eu vou deixar para outra oportunidade.

Eu estava aqui acompanhando o debate do Deputado Altair Guidi, que foi candidato a Prefeito na cidade de Criciúma - e o Deputado Clésio Salvaro também foi candidato a Prefeito em Criciúma. E agora, baixada a poeira, dá para fazermos uma avaliação da eleição em Criciúma, Deputado Francisco de Assis.

Saí das eleições de Criciúma muito feliz, é lógico, em função da reeleição do Prefeito de meu Partido. Mas não só em função disso; em função também de toda uma avaliação de como aconteceram as eleições em Criciúma.

Lá houve uma disputa de forças políticas fortes: o Governo do Estado, com a presença do vice-Governador, permanente em Criciúma, uma força política incontestável lá - ele já foi Prefeito -; a força política do Deputado Altair Guidi, do PP, somada a do PFL, com a vice-Prefeita Romana, uma dupla forte; e a do Deputado Clésio Salvaro e mais a composição do PDT. E havia um poder econômico forte.

Então, nós disputamos lá com forças políticas fortes, com o poder econômico forte, com uma chapa forte, histórica. E mesmo assim, com todas essas forças, nós fomos vitoriosos.

O resultado das eleições, para mim, foi que Criciúma, politicamente, avançou historicamente e em conscientização. Pôde-se ver que a mentira não venceu, que o poder econômico não venceu. O que venceu foi a verdade, foi um governo transparente, e isso deixou-me orgulhoso.

É lógico que essas eleições de dois em dois anos servem para fazermos o exercício de cidadania. Mas existem algumas experiências que não são positivas. Eu vi que em algumas cidades pequenas a eleição é um momento importante, mas que as pessoas perdem a oportunidade de eleger um Prefeito pensando nos outros quatro anos de mandato. Às vezes, parece que é uma disputa, como se fosse a Copa do Mundo. As pessoas querem eleger para ver quem ganhou e quem perdeu, e não querem saber o que irá acontecer durante os quatro anos. Parece que ficam aguardando para, nos próximos quatro anos, ver quem irá vencer.

Acredito que a eleição é algo muito mais sério do que isso. Eu também vivenciei essa disputa para ver qual será a melhor administração, quem irá administrar durante os quatro anos.

Então, penso que essa experiência de dois em dois anos às vezes ajuda, mas, em certas circunstâncias no nosso Estado, vi algumas experiências negativas.

É uma pena que o meu tempo está-se esgotando, pois esse é um debate que tínhamos que nos aprofundar.

Então, eu gostaria de dizer que estou satisfeito com a eleição do meu Prefeito e com a atuação dos eleitores de Criciúma, que mostraram que a cada dia estão mais conscientes, politizados e que lá foi a vitória da verdade contra a mentira, a vitória da verdade contra o poder econômico.

Portanto, gostaria de parabenizar o Prefeito Décio Góes pela reeleição.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)