Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Pedro Celso Zuchi

14ª Sessão Ordinária - 08/03/2022

DEPUTADO PEDRO CELSO ZUCHI (Orador) - Cita que 08 de março é um dia para refletirmos sobre as pautas de reivindicações das mulheres, bem como as lutas por mais igualdade, algo que parece incontestavelmente justo.

Discorre sobre uma realidade que não é tão poética, como as postagens e publicidades reproduzidas na data atual. Expõe que o Dia Internacional da Mulher representa a luta das mulheres que buscam, ao longo de décadas, a equiparação das suas condições às dos homens no cenário social, político e econômico.

Relata que, embora as mulheres sejam 51,8% da população brasileira, na política ocupam apenas 12% dos cargos eletivos de Prefeita, e somente 16% das cadeiras legislativas municipais. Acrescenta que a percentagem de Deputadas na Assembleia representa 15% do total de Deputados eleitos. Afirma que é papel dos Parlamentares incentivar a participação das mulheres na política, não só no intuito de preencher cotas, mas abrindo efetivamente os espaços.

Repreende a difusão de práticas machistas, pois estas contribuem para o aumento da violência. Relata que o Brasil contabiliza taxas anuais absurdas de feminicídio, sendo a quinta maior do mundo. Reforça que 60% dos casos surgem a partir da violência doméstica, crime cometido pelo próprio companheiro da vítima.

Conta que no ano de 2021, em Santa Catarina, mais de 300 denúncias por violência doméstica e feminicídios foram registradas. Alega que os dados são mais do que suficientes para demonstrar que, mais do que mensagens, as mulheres necessitam de ações e atitudes que as tratem de forma igualitária. Cita estudo feito pelo DataFolha, apontando que as mulheres ganham em média 30 a 40 por cento com relação aos homens em cargos equivalentes.

Manifesta que o Brasil está horrorizado com as palavras discriminatórias contidas em um áudio divulgado e atribuído a um jovem deputado brasileiro, objetificando as mulheres ucranianas que enfrentam uma guerra contra o seu país.

Diz que quando uma mulher avança, a sociedade avança, e o feminismo é por todos, para uma vida justa. Rememora que, em seus 3 mandatos como Prefeito, sempre teve mulheres como vice-prefeitas, justamente para dar a elas o espaço que merecem.

Conclui, dizendo que infelizmente o Brasil não esteve preparado para aceitar uma mulher como Presidente.