51ª Sessão Ordinária - 29/05/2002
O SR. DEPUTADO MILTON SANDER - Sr. Presidente e Srs. Deputados, uso brevemente este espaço reservado às manifestações dos Srs. Deputados para fazer um registro, mas inicialmente quero cumprimentar o Deputado Jaime Mantelli pela abordagem desse assunto ao qual se referiu há pouco.
É um assunto de profundidade, e acho que poderíamos eventualmente estender um debate para que a sociedade, através da TVAL, pudesse se atentar melhor para um assunto de tamanha relevância para os destinos do nosso País.
Sr. Presidente, gostaria que V.Exa. me deferisse um segundo de atenção, para dizer como me faz bem vê-lo nesta cadeira de Presidente. E acho que é uma unanimidade nesta Casa.
É uma pena, pelo menos pelo estilo de honrar com a palavra, não cumprir acordos. Um acordo que fizemos na madrugada de 16 de fevereiro do ano passado até hoje, por questões “jurídicas”, não pôde ser cumprido.
Na minha região palavra é mais do que documento, pois assim fui criado, assim apreendi e assim é a minha vida. V.Exa. é o nosso Presidente neste ano que estamos vivenciando o último ano desta Legislatura.
Então, faz-me muito bem nesta antevéspera deste feriadão ver V.Exa. nessa cadeira. Acho que os telespectadores da TVAL - são mais de 2 milhões de habitantes que têm essa rede -, em 19 Municípios, também comungam do que estou falando.
É uma pena para a seriedade da política que V.Exa. não está aí sentado na condição de Presidente, na forma como foi acordado como palavra, como documento, brotado de um acordo político, que para este Deputado vale mais do que uma assinatura.
Quero enfocar uma notícia muito alvissareira para a minha região Oeste, Sr. Presidente e Srs. Deputados, em relação à Universidade do Desenvolvimento de Santa Catarina - UDESC, que tem um campus e sua sede em Florianópolis, um campus avançado em Joinville e outro em Lages.
A notícia é que foi agora decidido pelo Conselho Superior Universitário desta entidade modelo do ensino gratuito estadual, a UDESC, a criação de um campus avançado, Deputado Ronaldo Benedet, no Oeste de Santa Catarina.
Ainda ontem estive em reunião com o Conselho de Expansão de Ensino, quando me deram os detalhes do procedimento jurídico e administrativo que obedecerá os trâmites exigidos pelo Ministério da Educação e Cultura e também pelo Conselho Estadual de Educação e Cultura em relação à criação do campus avançado no Oeste.
Foram mais de 2 décadas, Sr. Presidente, nas quais recebíamos promessas, compromissos e nada acontecia, pois sempre a distância era um obstáculo quase que intransponível, pelo menos na versão dos dirigentes de cá, como se nós também não fôssemos Santa Catarina - por sinal somos um pedaço rico e importante de Santa Catarina.
Mas antes tarde do que nunca, como diz o ditado, eis que agora está aprovada a expansão e não só a criação do campus, que ficará em uma das 8 cidades, começando por Palmitos e terminando em Seara, cidades que serão visitadas a partir do início do mês de julho deste ano pela comissão especial, devidamente criada dentro dos ditames legais do setor universitário educacional. E uma dessas cidades será a escolhida para ser a sede, a partir do ano que vem, do campus universitário avançado da Udesc, no Oeste catarinense.
Serão 16 cursos, nos próximos 4 anos, sendo cursos vocacionados, segundo as audiências públicas que serão realizadas nessas 8 cidades que me referi, iniciando nos primeiros dias do mês de julho e concluindo os trabalhos no final deste mesmo mês.
Isso enche de alegria e de entusiasmo a nossa região, porque temos que formar todos os filhos daquela terra, principalmente os que não têm o privilégio ou a sorte de serem guindados a um vestibular da Universidade Federal, que só temos aqui em Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre ou em outras universidades federais mais distantes. E temos que custear os estudos que nem sempre são acessíveis à maioria das famílias, que com certeza tem imensas dificuldades em manter seus filhos em uma universidade particular.
Por isso, essa é uma notícia importante para a nossa região e para o Estado de Santa Catarina, porque estatutariamente a nossa universidade tem como um dos seus objetivos proporcionar e incentivar o desenvolvimento de Santa Catarina de forma integrada.
Creio que esse trabalho feito pela equipe comandada pelo ex-Reitor Raimundo Zumblick, criticado até no seu pleito, na minha opinião, legítimo de pretender mais uma reeleição, que deixou marcas administrativas indeléveis, cumprindo com aquilo que era e é das finalidades precípuas e estatutárias da Udesc, ou seja, de levar o ensino superior gratuito também para a nossa região, Deputado Jaime Mantelli...
Por isso, vamos acompanhar, no mês de julho, essa maratona de 8 audiências públicas na nossa região, esperando que de lá brotem sugestões da comunidade e das lideranças, para que possamos ter já, a partir do mês de janeiro, o primeiro vestibular da universidade gratuita de Santa Catarina dirigido ao Oeste de Santa Catarina, para poder atender a grande demanda dos filhos daquela terra, que até hoje estão privados desse benefício que outras regiões do nosso Estado usufruem.
Por isso, Sr. Presidente, fiz questão de no crepúsculo dessa nossa reunião, às vésperas de um feriado, fazer esse pronunciamento, especialmente à minha região, e agradecer a equipe comandada pelo professor Zumblick, pelo professor Antônio, que é o diretor de expansão do ensino universitário, que finalmente atenderam o desejo da nossa região, obedecendo inclusive uma orientação do Governador Esperidião Amin.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)