76ª Sessão Ordinária - 29/10/2002
O SR. DEPUTADO FRANCISCO DE ASSIS - Sr. Presidente, Srs. Deputados, funcionários desta Casa, imprensa, quero hoje, com muita alegria, saudar os vitoriosos. E primeiramente, Deputado Ronaldo Benedet, gostaria de parabenizar o seu Partido e o candidato Luiz Henrique pela vitória que tiveram em Santa Catarina, destacando o empenho do meu Partido, da militância do PT, que - e alguns duvidaram - cumpriu a determinação tirada no encontro em Rio do Sul.
Portanto, parabéns a V.Exa., aos Deputados do PMDB e ao Luiz Henrique da Silveira, eleito Governador deste Estado.
Queremos, principalmente, na tarde de hoje, fazer o nosso pronunciamento dizendo da alegria e do sentimento que nos envolve neste momento, ou seja, de termos eleito para o Brasil um Presidente com a nossa cara, um trabalhador Presidente da República!
Gostaria também de saudar o meu companheiro José Fritsch, nosso candidato a Governador. Por muito pouco, companheiro, não estavas hoje Governador deste Estado!
Desejo falar de Luiz Inácio Lula da Silva, um homem simples, do povo, trabalhador, um torneiro mecânico, que hoje é a personalidade mais comentada e discutida em todo mundo, Deputado José Paulo Serafim.
Praticamente os jornais de todos os países trazem a notícia desse trabalhador, dessa grande liderança que fez de Lula o político mais votado da história mundial, com mais de 50 milhões de votos. Isso é um orgulho muito grande que nos envaidece, mas que nos coloca também com uma responsabilidade muito grande.
Temos pela frente um grande desafio: tirar este País do lugar onde está e colocá-lo num outro nível, onde as pessoas possam se sentir cidadãs e serem tratadas como gente e não como excluídas, como temos hoje. E isso é causado por esse modelo econômico de desenvolvimento que há anos vem atormentando o nosso povo e dificultando a vida da nossa gente.
O Lula é essa esperança. E como disse ele, a esperança venceu o medo! E com certeza a esperança do povo brasileiro foi muito maior do que o medo que alguns procuraram colocar na cabeça e na mente de alguns de nós.
Ter o Lula Presidente, uma pessoa de origem humilde, trabalhadora, deve ser para nós, brasileiros, e para a grande maioria desse povo com a mesma origem e humildade, um sentimento de muita grandeza que quase não conseguimos expressar.
Vendo as reportagens neste final de semana, Deputado José Paulo Serafim, V.Exa. que é um companheiro de Partido e que também faz parte deste contingente de milhões de brasileiros que vem da miséria, da dificuldade, da luta árdua do dia-a-dia, não sei o que V.Exa. deve estar sentindo por ter um trabalhador na Presidência da República.
Mas, como vinha falando, o Lula deve significar muito para esses brasileiros. Ter um trabalhador na Presidência da República é uma coisa que poucos de nós imaginávamos.
A primeira vez que votei no Lula para Presidente da República foi em l989, depois em l994 e em l988 também. E agora, em 2002, depois de tanta persistência, de tanta teimosia deste brasileiro, conseguimos, finalmente, eleger um Presidente do Brasil com a cara do Brasil.
Temos muita fé de que o nosso Partido, com os demais Partidos que apoiaram o Lula, irá fazer um grande mandato e de que teremos um grande Governo neste País, no qual a prioridade serão as pessoas e não o capital, no qual as prioridades serão a geração de emprego, as questões sociais, a saúde a educação e não a especulação financeira.
Por isso, estamos esperançosos e orgulhosos, ao mesmo tempo, de termos o Lula.
Leonardo Boff, o teólogo - e durante o nosso mandato tivemos a oportunidade de trazê-lo a Santa Catarina -, escreveu o seguinte sobre o Lula e a sua vitória:
(Passa a ler)
"Rasgou-se o manto da tristeza que cobria o Brasil, País encantado e encantador. Lula trouxe as razões para um novo encantamento. Resgatou-se a auto-estima do povo e a estima pela democracia, que possibilitou a um retirante, a um operário, a um estudante da escola árdua da vida, galgar o posto mais alto da Nação.
Luiz Inácio Lula da Silva, bem haja o povo brasileiro."
O povo brasileiro está de parabéns, porque deu uma demonstração de cidadania, de civilização, de carinho e de esperança de termos um País melhor para os nossos filhos e netos.
Com certeza não será uma mudança radical e nem profunda num primeiro momento, companheiro Zeca - imagino a alegria que o companheiro deve estar sentido, assim como todos os petistas deste País, toda a nossa militância -, mas será gradativa, com tempo, com paciência, porque foi assim que aprendemos a fazer política.
Depois de 22 anos de muita luta, de muita persistência, conseguimos ganhar a Presidência da República. A mudança, portanto, será gradual, passo a passo e, com certeza, virá para melhorar a vida do nosso povo. E melhorar a vida do nosso povo era o slogan da campanha do nosso companheiro José Fritsch, que falava que só tinha sentido ser governador se fosse para melhorar a vida a vida do povo.
Espero que o Governador e o Presidente da República agora eleitos realmente assumam esses poderes para melhorar a vida do povo.
Quero finalizar dizendo da minha alegria de ser também uma pessoa que veio da mesma origem, Deputado Joares Ponticelli - V.Exa. me conhece um pouco -, de onde vem Luiz Inácio Lula da Silva. Eu, que nasci em Aratingaúba, Município de Imaruí, fui com meus pais morar em Joinville. Tinha seis irmãos e passei todas as dificuldades possíveis na vida. Mas hoje tenho o maior orgulho de ser um Deputado deste Partido, reeleito por este Partido, com a militância do Partido dos Trabalhadores.
Isso muito me envaidece e deixa-me feliz. Mas a maior felicidade que sinto é ter o Lula como Presidente do Brasil. Sem dúvida nenhuma, nunca senti na vida tamanha alegria e satisfação em ver um torneiro mecânico eleito Presidente do nosso Brasil.
Então, ao povo brasileiro, ao povo de Santa Catarina, à militância do PT, aos demais Partidos que apoiaram o Lula e que nos apoiaram, o nosso muito obrigado, com a esperança de dias muito melhores para Santa Catarina e para o Brasil, porque este povo merece ser feliz, porque é para isso que vivemos, ou seja, para se feliz. E o povo não teve medo de ser feliz!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)