Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Gelson Sorgato

33ª Sessão Extraordinária - 17/12/2002

O SR. DEPUTADO GELSON SORGATO - Srs. Deputados, quero apenas fazer o registro nesta Casa sobre um requerimento aprovado. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Apae, de Xaxim, acabou neste mês recebendo o Prêmio do Pensamento Nacional das Bases Empresariais de São Paulo, na 11ª edição, com destaque no meio ambiente para o Programa Lixo Útil - Lixo que não é lixo.

Realmente, posso dizer aqui que quando Prefeito da minha cidade de Xaxim comecei um trabalho e foi criada a Apae.

Iniciou numa casa de madeira e hoje, com o apoio da sociedade do Município, dos clubes de serviço, conseguimos uma construção de alvenaria, com oficina.

Esse não é o único prêmio que receberam pelo trabalho educativo que fazem na seleção do lixo. Também fazem, com um caminhão, o recolhimento do lixo, dando o seu destino correto. Hoje já têm o segundo veículo para o recolhimento do lixo, uma questão tão importante para a saúde e a preservação do meio ambiente.

Então quero parabenizar a direção da Apae e todos os seus funcionários através do seu Presidente Itacir Antônio Orso.

Feito este registro também quero colocar que, tentando de todas as formas na disputa eleitoral procurar o meu quarto mandato na Assembléia Legislativa, fiquei pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro na terceira suplência, mas posso aqui dizer que tenho procurado conduzir o meu trabalho sempre com respeito aos colegas Parlamentares, aos Srs. Deputados e às Sras. Deputadas.

Sempre preservei uma amizade com os Parlamentares e sempre procurei me manifestar pensando em não atingir e magoar as pessoas, sempre procurando fazer a defesa dos interesses de Santa Catarina, dos cidadãos, no cumprimento do dever como Parlamentar, como Deputado Estadual.

Posso aqui dizer ao Líder do Governo, Deputado Joares Ponticelli, ao Deputado Reno Caramori, à Deputada Odete de Jesus, ao meu Líder João Henrique Blasi que me sinto feliz e orgulhoso de ter participado de tantos pleitos eleitorais e de ter recebido o apoio e o êxito nas eleições.

Não alcancei o êxito nesta eleição, mas tenho a consciência do dever cumprido.

E quero parabenizar todos os funcionários da Assembléia Legislativa, desde os internos aos externos, aqueles que fazem a guarda, que cuidam do patrimônio da Assembléia Legislativa, da imprensa, enfim todos.

Quero cumprimentar os funcionários do meu gabinete, que também sempre lutaram, acompanharam-me nas minhas caminhadas de dia e de noite, prestando serviços à nossa comunidade.

Agradeço aqui também aos meus funcionários, a todos os funcionários da Assembléia Legislativa, aos Parlamentares. E desejo no findar deste ano um Feliz Natal junto com seus familiares, junto com a comunidade catarinense.

Que Deus ilumine nesta nova empreitada aqueles que aqui estarão. E aqueles que não retornarão que possam seguir também o seu caminho, seja na vida particular ou outro caminho, para que acompanhem e dêem a sua contribuição para o desenvolvimento e o progresso de Santa Catarina.

Desejo a todos um feliz Ano Novo e que 2003 realmente seja menos triste. Que possamos abrir o jornal ou uma revista e não lermos tantas notícias ruins.

Por isso eu desejo a todos os Parlamentares sucesso e um feliz Ano Novo.

O Sr. Deputado Reno Caramori - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO GELSON SORGATO - Pois não!

O Sr. Deputado Reno Caramori - Deputado Gelson Sorgato, o povo catarinense, mais precisamente o nosso Grande Oeste, tenha a certeza V.Exa., saberá reconhecer o seu trabalho durante esses anos de sua estada, de sua passagem por esta Casa.

V.Exa., pela sua dignidade, pela sua clareza, pela sua responsabilidade como catarinense, será reconhecido, tenho certeza, pelo nosso Grande Oeste, pelo povo de Santa Catarina.

V.Exa. aqui fez um trabalho sem mágoas, sem politicagem, mas, sim, com objetivo, defendendo os direitos da nossa gente, da nossa região. Tenha certeza de que seus colegas de trabalho, os funcionários desta Casa sentirão saudade da sua estada aqui pelo desempenho que V.Exa. teve como Parlamentar catarinense.

Meus cumprimentos!

O SR. DEPUTADO GELSON SORGATO - Quero agradecer a intervenção do Deputado Reno Caramori e antes da manifestação do Deputado Joares Ponticelli eu quero fazer um registro que ocorreu durante este mandato.

Quando aconteceu no Estado do Rio Grande do Sul a questão da febre aftosa, este Deputado, como Secretário de Agricultura, tomou a posição de publicamente aqui e nos jornais avalizar, até pelo conhecimento e pelo trabalho que o Estado de Santa Catarina fez em tantos Governos.

Esse é apenas um registro da grandeza tomado em uma hora de decisão a favor de Santa Catarina.

O Sr. Deputado Joares Ponticelli - Um aparte, Deputado?

O SR. DEPUTADO GELSON SORGATO - Pois não!

O Sr. Deputado Joares Ponticelli - Nobre Deputado, desejo cumprimentá-lo. Tive o prazer de conviver com V.Exa. ao longo desses últimos quatro anos, aprendi a respeitá-lo, a admirá-lo pelas suas ações coerentes, responsáveis, tanto como Deputado quanto na condição de integrante da Mesa Diretora desta Casa como Secretário.

Desejo concordar com as palavras do Deputado Reno Caramori. A Casa vai sentir muita falta de V.Exa. e espero que o Governo do seu Partido tenha a condição de permitir que V.Exa. possa retornar a este Poder. Mas se não voltar na condição de Deputado, sei que pela sua folha de serviços prestados dentro do seu Partido e na sua região, com toda a certeza, continuará na vida pública, se não aqui neste Parlamento, mas certamente em outra função no Executivo, como V.Exa. já ocupou em outra oportunidade.

Tenho certeza de que tanto na condição de Parlamentar, se aqui V.Exa. puder voltar para continuar, quanto em outra função que o seu Governo lhe reservar, o seu profissionalismo, a sua coerência, a sua responsabilidade estarão, mais uma vez, pautando o seu trabalho.

Por isso fica aqui o meu reconhecimento. Sempre que este Líder do Governo precisou e o procurou V.Exa. soube se colocar à disposição para aqueles projetos que entendia bons para Santa Catarina.

Por isso o meu agradecimento e, mais uma vez, deixo registrada a admiração que tenho por V.Exa. e o respeito que aprendi a dispensar neste período.

O SR. DEPUTADO GELSON SORGATO - Nobre Deputado, agradeço o seu aparte.

Finalizando, desejo a todos os eleitores que confiaram o voto neste Deputado um feliz Natal, um próspero Ano Novo e que Deus ilumine a todos.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)