Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Dr Vicente

45ª Sessão Ordinária - 29/07/2020

DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Menciona que, no dia 19 de dezembro de 2015, a Assembleia Legislativa ajudou muito o caixa do Governo do Estado, aumentando a contribuição previdenciária dos servidores estaduais de 11% para 14%. Afirma que a segunda análise que tem que ser feita é pela expectativa de vida da população, e esse aumento do tempo de contribuição vai ajudar, já que seguirá a regra que foi aprovada no Congresso Nacional. Concorda que alguns ajustes são necessários para se fazer justiça, tanto com os servidores como com o erário público.

Ressalta que muitos municípios reclamam por ajuda do Estado, mas algumas pessoas destacam-se na missão de ajudar ao próximo independentemente de ajuda. Cita a AVOS - Associação de Voluntários de Saúde em hospitais, que seria homenageada por esta Casa, assim como tantas outras já o foram.

Destaca o voluntariado, esse elo da corrente da esperança, o ato de servir a uma causa e dedicar uma parte do tempo em prol do próximo e de um bem maior. Informa que essa Associação está fazendo 45 anos e cuida das crianças catarinenses hospitalizadas, desde 1975, tendo como missão a humanização hospitalar e o trabalho voluntário.

Aborda o alcance do esforço dessas pessoas, como a reforma do hospital, compra de medicamentos, pagamentos de consultas não previstas pelo SUS, que são parte das ações desenvolvidas pela AVOS. Os recursos alcançados provêm de doações, eventos e projetos, e a Casa de Apoio Vovó Gertrudes foi construída para hospedar gratuitamente crianças com câncer que vêm do interior. Ressalta que todos os recursos captados pela associação são auditados por empresas independentes e aplicados através de projetos na saúde das crianças catarinenses que precisam do Hospital Infantil Joana de Gusmão.

Enfatiza que a saúde é um dever de todos, pois o alcance dos atos de cada um irá repercutir na qualidade de vida de outras pessoas. [Taquígrafa: Eliana]