31ª Sessão Ordinária - 12/05/2004
O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Sr. Presidente e Srs. Deputados, em primeiro lugar, gostaria de registrar a presença, nesta Casa, dos funcionários da Casan, de Tubarão, o Chiquinho, a Alba e também o Ronaldo, que estão nos prestigiando nesta tarde.
Sejam bem-vindos e fiquem à vontade.
Quero também aproveitar este momento para agradecer ao Sr. Presidente, Deputado Volnei Morastoni, a todos os nobres Deputados desta Casa, em especial aqueles que estavam presentes, na tarde de ontem, na sessão, pelo fato de terem depositado um voto de confiança à minha pessoa, para que pudesse ser o Quarto Secretário da Mesa.
Quero agradecer ao meu Líder da Bancada, Deputado Manoel Mota, ao meu Líder do Governo, Deputado Herneus de Nadal, a todos os Deputados da nossa Bancada, aos Deputados da Bancada do PSDB, do PL, do PDT, do PTB e a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, contribuíram para que realmente isso pudesse acontecer.
Então, estou aqui para, de coração, agradecer a todos vocês pelo apoio que me deram, na tarde de ontem, ocasião em que me escolheram como Quarto Secretário da Mesa.
Reconhecendo o apoio dos amigos, quero pedir, também, aos Companheiros da Mesa e aos funcionários desta Casa que me ajudem, dando-me apoio com os seus conhecimentos, com a sua sabedoria e com a sua convivência nesta Casa. Claro que já tenho experiência, porque já fui Vereador, já fui Prefeito, mas esse desafio como Deputado é um novo desafio. E, como sempre tenho dito, sozinho não se vai a lugar nenhum. Nós precisamos de ajuda, de apoio, para que juntos possamos fazer um bom trabalho.
E nós, que aqui estamos, não estamos por acaso, estamos aqui porque construímos uma história, porque fomos eleitos pelo voto popular e porque recebemos esse reconhecimento pela população catarinense.
Então, nada mais justo do que realmente essa integração, essa parceria, para que junto possamos ajudar a governar o nosso País, ajudar a governar o nosso Estado e ajudar a governar os nossos Municípios. Foi para isso que fomos eleitos, porque o povo catarinense depositou em nós essa esperança para que tivéssemos um boa uma qualidade de vida.
Eu tenho certeza de que, se depender de nossa parte, vamos fazer o possível para que realmente esse povo tenha uma vida melhor, porque todos nós estamos nos esforçando bastante neste sentido, tanto os Deputados da Situação como os da Oposição. Enfim, tenho certeza de que todos têm um único objetivo, que é o de melhorar a vida da nossa população.
Também depositamos essa esperança no nosso Presidente da República que, com certeza, tem boa vontade e está se esforçando bastante, juntamente com seus Ministérios, para que realmente o nosso País tenha um rumo cada vez melhor.
Claro que são muitas as reclamações, são muitas as dificuldades em nível nacional, ou seja, muitas coisas precisam acontecer, mas às vezes ficamos só cobrando dos nossos Governantes, do Prefeito, do Governador e também do nosso Presidente. Então, temos que nos doar um pouco mais, dividindo esse compromisso do Poder Público com outros poderes e com, por exemplo, o meio empresarial.
Hoje, nós vivemos aqui na nossa região, principalmente na região Sul, uma situação dramática. Isso já se está tornando uma chatice, porque praticamente todos os dias isso é matéria de discussão, tanto desta tribuna quanto da imprensa falada, escrita e televisionada, que é o problema da nossa BR-101.
E quem transita nela, como todos nós transitamos praticamente todos os dias - eu, que tenho uma empresa de transporte, faço também esse trajeto diariamente - sabe quanto isso é doloroso, quanto isso dificulta, inclusive, na escoação da produção da região Sul.
E nós, que falamos tanto em Mercosul, pelo amor de Deus, o que nós estamos oferecendo para o escoamento da nossa produção?
E, realmente, quem conhece a BR-101, trecho de Palhoça até Osório, quem precisa usar a BR-101, sabe perfeitamente da dificuldade, do perigo e do risco de acidente.
Eu, praticamente toda semana, faço esse trajeto de ida e volta de Tubarão a Florianópolis. Nessas quatro viagens que fiz, ontem e hoje, foram três rodas do carro que foram arrebentadas, até porque é tanto buraco que não tem para onde se desviar mais. Sai para o lado direito, pega um buraco. Sai para o lado esquerdo, a mesma coisa. E ainda temos o risco de sofrer acidente com outros automóveis que passam em sentido contrário, tendo que nos desviar deles.
Hoje, o nosso Governador se encontra em Brasília, juntamente com o nosso Secretário da Infra-estrutura Edson Bez de Oliveira, os quais também estão fazendo um apelo, no sentido de que se faça numa parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, para que se possa encontrar uma alternativa para a duplicação do trecho Sul da BR-101. Se não der para fazer a duplicação, que pelo menos se faça um recapeamento com acostamento.
Com isso, tenho certeza de que o risco de acidente diminuiria bastante e nós, da região Sul, teremos mais tranqüilidade e um pouco mais de conforto, dando mais segurança às nossas famílias, porque....
(Discurso interrompido por término regimental).
(SEM REVISÃO DO ORADOR)