27ª Sessão Ordinária - 29/04/2004
O SR. DEPUTADO FRANCISCO KÜSTER - Sr. Presidente, Deputado Volnei Morastoni, meu prezado amigo; demais membros da mesa; Deputados Romildo Titon e Onofre Santo Agostini, Deputada Ana Paula Lima, é com imensa satisfação que retorno a esta Casa. É com muita alegria que nesta manhã de quinta-feira recebo referências elogiosas de vários amigos, políticos, alguns dos quais já nos digladiamos em trincheiras opostas, mas sempre soubemos separar as coisas, não misturar, não transportar para o terreno pessoal.
Quero agradecer, em primeiro lugar, a Deus, a razão da nossa existência, de tudo e de todos, a minha família e, de maneira muito especial, ao Dr. Luiz Henrique da Silveira, Governador do Estado, meu particular amigo, que soube compreender a minha posição no pleito passado e com quem convivemos durante quatro anos no Congresso Nacional - foi meu Líder -, e com quem palmilhamos este Estado de Santa Catarina numas prévias que realizamos naquela oportunidade - eu e Dr. Luiz disputamos internamente, dentro do PMDB, com Pedro Ivo Campos, ex-Governador de saudosa memória, e o Dr. Casildo Maldaner.
Portanto, não é um acontecimento que se dá num momento. Se rememorarmos a história, vamos verificar que laços muito fortes nos unem. E sou grato ao Dr. Luiz e é parte do meu patrimônio a lealdade. O Deputado Antônio Carlos Vieira sabe disso.
Quero saudar e agradecer também ao Deputado Eduardo Cherem, que assume na tarde de hoje a importante Pasta da Secretaria da Saúde do Estado de Santa Catarina, um figura já experimentada porque já exercitou a condição de Secretário da Saúde no Município de Balneário Camboriú.
Gostaria de agradecer pelas referências elogiosas endereçadas a nossa pessoa pelo Deputado Dionei Walter da Silva, do Partido do Trabalhadores; pelo Deputado Antônio Carlos Vieira, do PP; pelo Deputado Rogério Mendonça, que já nos conhecemos de longa dada; e pela Deputada Odete de Jesus, Líder do PL, que já rememorou acontecimentos pretéritos.
Agradeço também ao Deputado Jorginho Mello, meu Líder da Bancada do PSDB, que lembrou que hoje não somos mais apenas dois a degustar a poeira cívica nas nossas caminhadas pelo Estado de Santa Catarina construindo o Partido. Hoje temos uma Bancada robustecida, graças ao trabalho que foi realizado nos últimos tempos.
Meus agradecimentos também ao Deputado Djalma Berger, este jovem de primeiro mandato de meu Partido; ao Deputado Nilson Gonçalves, um Companheiro que revelou que se inspirou no nosso procedimento no passado - daí a grande responsabilidade para não frustar as pessoas de meu Partido -; ao Deputado Antônio Ceron, meu conterrâneo e amigo, com quem já nos digladiamos - e ele lembrou bem a eleição de 1988, que foi quase de quebrar o facão e ficar peleando com o cabo do facão -, mas nunca misturamos as coisas, sempre separamos muito bem o lado pessoal da peleia política; ao Deputado Genésio Goulart, do PMDB, este líder cooperativista; ao Deputado Narcizo Parisotto, com quem já convivemos aqui, na Legislatura passada.
Quero dizer a todos os Colegas que pretendo reciclar-me, atualizar-me e, colegiadamente, desenvolver um bom trabalho voltado para o progresso e a prosperidade do nosso Estado de Santa Catarina, evidentemente que sem me dissociar da responsabilidade de representante serrano, da minha querida cidade de Lages.
Gostaria de dizer que pretendo me associar ao trabalho produtivo que está sendo desenvolvido nesta Casa, e serei mais um a trabalhar pelo bem estar social da nossa gente.
Para nós, que vivemos uma realidade sócio-econômica que está a imbricar os governantes, desde Prefeitos, Governadores até o Presidente da República, esse é um grande desafio, pois a sociedade está cada vez mais exigente - teria que estar mesmo - e o Governo cada vez mais apertado nas suas realidades financeiras. E nós precisamos, com inteligência e com competência, dar a nossa contribuição e a nossa ajuda.
E é com esta disposição que retorno a esta Casa para ajudar o meu Estado, a minha terra e a minha gente.
O Sr. Deputado Narcizo Parisotto - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO FRANCISCO Küster - Pois não!
O Sr. Deputado Narcizo Parisotto - Sr. Deputado Francisco Küster, estava há no meu gabinete ouvindo os meus Colegas de Casa dando as boas-vindas a V.Exa. Estava ocupado atendendo alguns Prefeitos e algumas lideranças políticas, mas ansioso para vir aqui dizer que, de fato, nós temos boas recordações do tempo que estivemos juntos aqui nesta Casa e que sempre o admirei.
Quando eu vim a esta Casa pela primeira vez, em 1986, como primeiro suplente na época, o primeiro que me deu as boas-vindas foi V.Exa., que já estava nesta Casa. Quero fazê-lo também de uma maneira muito amiga, companheira, desejando a V.Exa. sucesso total e que o tempo que passarmos juntos aqui seja de fato para um bom exemplo para povo catarinense.
Um abraço deste Deputado, particularmente, e o desejo de boas-vindas em nome do PTB - Partido Trabalhista Brasileiro. Que Deus o ilumine e o abençoe sempre, dando-lhe muita paz, muita alegria, muita saúde e muita felicidade junto a sua querida família, aos seus companheiros e a seus eleitores que para cá o enviaram.
Um abraço!
O SR. DEPUTADO FRANCISCO KÜSTER - Agradeço a V.Exa., Deputado Narcizo Parisotto, Líder do PTB, Partido do meu conterrâneo, Deputado Sérgio Godinho, hoje Secretário do Estado.
O Sr. Deputado Cézar Cim - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO FRANCISCO KÜSTER - Pois não!
O Sr. Deputado Cézar Cim - Deputado Francisco Küster, aprendi a admirá-lo e respeitá-lo quando este Deputado era Promotor de Justiça na Comarca de Lages, em 1983.
Este carinho, este respeito e esta admiração hoje se renova com a presença de V.Exa. na Assembléia Legislativa. Tenha certeza de que a alegria que senti quando assumi as funções nesta Casa são as mesmas que V.Exa. sente agora.
Os meus respeitos e os de toda a família do PTB de Santa Catarina. Sucesso e felicidades, Deputado.
O SR. DEPUTADO FRANCISCO KÜSTER - Agradeço, Deputado Cézar Cim, e quero dizer que tenho acompanhado o seu início de atividade, brilhante como sempre. Já o conhecia como profissional no Ministério Público, muito voltado para as questões sociais. Temos realmente algo em comum.
O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO FRANCISCO KÜSTER - Pois não!
O Sr. Deputado Manoel Mota - Hoje, Sr. Presidente, é dia de vitória nesta Casa porque chega um homem com conhecimento, com história para contribuir.
O Deputado Francisco Küster, com certeza, vem engrandecer esta Casa, vem trazer o seu conhecimento, e em nome da Bancada do PMDB damos as boas-vindas. É uma honra tê-lo aqui nesta caminhada importante para a história de Santa Catarina.
Queremos parabenizá-lo e desejar todo o sucesso do mundo para V.Exa., para sua família e para os seus aliados.
O SR. DEPUTADO FRANCISCO KÜSTER - Agradeço, Deputado Manoel Mota, meu velho amigo, a sua manifestação.
E para encerrar, Sr. Presidente, quero agradecer uma vez mais por todas as manifestações e às pessoas que contribuíram para que este Deputado retornasse a esta Casa na condição de veterano, um pouco desatualizado, mas tenho facilidade de me atualizar para desenvolver um bom debate e trabalhar pelo Estado de Santa Catarina.
Sou grato também aos meus eleitores, a todas as pessoas que contribuíram para a minha condição de primeiro suplente. Eu fui eleito muitas vezes. Já fui o Vereador mais jovem de Lages, o Deputado Estadual mais jovem nesta Casa, e hoje sou um dos mais vividos, não o mais velho, Deputado Antônio Ceron, mas dos mais vividos.
Quero agradecer a todos, desejando muita paz, muita saúde e muitas felicidades. E a Deus mais uma vez agradeço.
Muito obrigado!
(Palmas)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)