Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputada Professora Odete de Jesus

21ª Sessão Ordinária - 13/04/2005

A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente, volto a esta tribuna para falar sobre a estrelinha branca. Fui professora, lecionei muitos anos e lembro que as nossas crianças gostavam, Deputada Ana Paula Lima, quando dávamos nota 10 com estrelinha.

Mas, Sr. Presidente, Deputada Ana Paula Lima, Deputada Simone Schramm, demais Parlamentares, lendo o jornal A Notícia de hoje, deparei-me na página oito, onde está escrito a respeito de mais casos de infecção hospitalar.

(Passa a ler)

"A direção do Hospital Celso Ramos, na Capital, confirmou a contaminação de mais um paciente com a ancinetobacter baumanii, na emergência.

A cultura coletada no último dia 5 apresentou resultado positivo e ele foi transferido para o Hospital Florianópolis, que não soube informar o seu estado de saúde. Devido a constatação do caso, foram coletadas 32 amostras de material nos funcionários, ambientes e equipamentos do setor de emergência. Estas se juntarão a outras 46 já colhidas na unidade de terapia intensiva, onde a bactéria foi inicialmente encontrada".

Então, nós já temos 30 casos, Deputado Antônio Aguiar, Presidente da Comissão de Saúde, da qual faço parte. Temos sete casos com pessoas internadas e quatro casos na UTI. É preciso sanar esse problema. E eu estou atenta aos problemas da saúde porque é um problema social e por isso envolve os Parlamentares..

Eu já protocolei, hoje, pela manhã, na Comissão de Saúde, pedido para uma diligência, ou seja, uma visita aos hospitais da rede pública para tirar as dúvidas. Quando surgiu o problema do mal de Chagas, eu levantei o problema na Comissão de Saúde e trabalhamos para solucioná-lo. E conseguimos, graças a Deus. Mas agora aparece mais este problema de infecção hospitalar, que pode levar a pessoa a óbito.

Protocolei na nossa Comissão, hoje, pela manhã, um pedido para uma diligência, para uma visita aos hospitais da rede pública, para olharmos as roupas que os médicos usam, se elas estão devidamente em condições de serem usadas, para olharmos se as luvas são descartáveis e assim por diante. Enfim, pretendo fazer essa visita aos hospitais para que não paire nenhuma dúvida para a população catarinense.

O Sr. Deputado Antônio Aguiar - V.Exa. nos concede um aparte?

A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Pois não!

O Sr. Deputado Antônio Aguiar - Sra. Deputada, essa é uma matéria importante. E creio que devemos convocar a Vigilância Sanitária, que tem técnicos habilitados, para fazer essa inspeção conosco, para que possamos avaliar melhor a situação dos hospitais. Inclusive, conversamos com o Deputado Dionei Walter da Silva e fazermos um levantamento, em nível de Estado, nos nossos hospitais, na nossa saúde pública.

A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Nobre Deputado, já protocolamos e estamos levando para o debate na nossa Comissão não somente esse assunto como também a inspeção nos salões de beleza, ou seja, nos materiais usados para manicure.

Muito obrigada!

(SEM REVISÃO DA ORADORA)