Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Onofre Santo Agostini

71ª Sessão Ordinária - 18/09/2003

O SR. DEPUTADO ONOFRE SANTO AGOSTINI - Sr. Presidente e Srs. Deputados, inicialmente quero registrar com muita alegria a presença do ilustre Prefeito de Itá, um dos grandes Prefeitos de Santa Catarina, de um Município com grandes dificuldades, um Município economicamente agrícola, que faz um trabalho extraordinário.

Este Prefeito deve, sem dúvida nenhuma, disputar outro pleito no Município de Itá.

Sinta-se à vontade em nossa Casa, Sr. Prefeito.

Solicitei inscrição hoje, Sr. Presidente e Srs. Deputados, para registrar a sessão solene de ontem, na Academia Catarinense de Letras, quando o jornalista, nosso amigo que cobre a Casa, Moacir Pereira foi introduzido naquela Academia como imortal, pelas obras que realizou em Santa Catarina e, por que não dizer, no Brasil.

Ficamos imensamente satisfeitos. Foi uma solenidade bonita, Deputado Joares Ponticelli, V.Exa. estava presente, assim como o Sr. Presidente, e ficamos felizes.

Sem dúvida nenhuma, a Academia Catarinense de Letras ganha muito com a participação do jornalista Moacir Pereira, que tem feito um trabalho extraordinário em favor da imprensa. Ele é um jornalista gabaritado, que faz cobertura nesta Casa, para publicar no jornal A Notícia e no jornal O Estado.

Por isso, pessoalmente fiquei muito feliz. Ele fez um belo pronunciamento que, sem dúvida, enalteceu a qualidade do jornalista.

O Sr. Deputado Joares Ponticelli - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO ONOFRE SANTO AGOSTINI - Pois não!

O Sr. Deputado Joares Ponticelli - Quero cumprimentá-lo pela manifestação. Nós tivemos a oportunidade de acompanhar aquela belíssima sessão da Academia Catarinense de Letras. Foi a primeira vez que participei de uma posse na academia.

Tenho certeza de que a Academia ganhou muito com a entrada do jornalista Moacir Pereira, pela sua competência, discernimento, por ser uma pessoa dedicada, estudiosa, imparcial. Certamente, ele vai representar muito bem a classe dos jornalistas naquela Academia.

Como bem foi dito, em um dos pronunciamentos, a Academia vai rejuvenescer com a sua garra, disposição, luta e história reconhecida pela sociedade catarinense.

Por isso está de parabéns não só o jornalista Moacir Pereira, pela sua posse, como também a Academia Catarinense de Letras, que tem a partir de agora mais um integrante em seus quadros que certamente fortalecerá, e muito, a sua atuação.

Portanto, associamo-nos à sua manifestação, pela belíssima festa na noite de ontem.

O SR. DEPUTADO ONOFRE SANTO AGOSTINI - Agradeço a sua manifestação.

Também foi a primeira vez que participei daquela solenidade e fiquei contente e feliz porque vi uma solenidade bonita com muita participação. Não tinha nem lugar para todos sentarem. Inclusive V.Exa. e o Deputado Lício da Silveira ficaram de pé, devido à quantidade de pessoas que estavam naquela oportunidade.

Faço esse registro nesta quinta-feira para enaltecer a presença do ilustre jornalista na Academia Catarinense de Letras. Para nós, Deputados que estamos quase que diariamente com o jornalista Moacir Pereira, foi um orgulho muito grande.

O Sr. Deputado Cesar Souza - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO ONOFRE SANTO AGOSTINI - Pois não!

O Sr. Deputado Cesar Souza - Aproveito a oportunidade para cumprimentar o meu colega de profissão. Já trabalhamos juntos em outro canal de televisão durante muitos anos. Realmente Moacir Pereira merece esse destaque, essa homenagem que foi prestada, mais do que justa, porque é um grande escritor, com diversos livros publicados, mas acima de tudo porque é um jornalista que faz um trabalho com muita lisura e profissionalismo.

Ainda ontem, nesta Casa, propus também um requerimento, uma moção em homenagem à posse do jornalista Moacir Pereira na Academia Catarinense de Letras.

Cumprimento V.Exa. por seu pronunciamento.

O Sr. Deputado Sérgio Godinho - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO ONOFRE SANTO AGOSTINI - Pois não!

O Sr. Deputado Sérgio Godinho - Ontem estivemos nessa homenagem maravilhosa, junto com os Deputados Joares Ponticelli e Lício Silveira. Foi muito bom eu, que estou iniciando na política, ter essa proximidade com pessoas tão maravilhosas como o Moacir Pereira.

Acho que valorizou muito mais essa comenda que ele recebeu, porque é o primeiro jornalista que vai fazer parte da Academia Catarinense de Letras.

Ele é o primeiro jornalista político que vai fazer parte da Academia. Inclusive vou dar entrada a um requerimento, Deputado Onofre Santo Agostini, nesta Casa, solicitando o envio de mensagem telegráfica a Moacir Pereira, cumprimentando-o por este momento importante na sua vida.

Nós precisamos também prestar uma homenagem a ele, por esta conquista e por todo o trabalho que ele tem feito a todos os políticos e a toda política catarinense. O nosso gabinete já esta providenciando uma data para homenageá-lo nesta Casa, já que sempre estamos em contato com essa figura maravilhosa, hoje reconhecida pela Academia Catarinense de Letras.

O SR. DEPUTADO ONOFRE SANTO AGOSTINI - Até proponho a V.Exa., Deputado Sérgio Godinho, que façamos uma homenagem em nome da Assembléia Legislativa. Inclusive solicitarmos ao Sr. Presidente que na próxima reunião da Mesa determine uma data para que possamos prestar essa justa homenagem.

Eu posso dizer isso, Deputado Sérgio Godinho, porque tive meus atritos pessoais com o jornalista Moacir Pereira, mas hoje sou seu amigo, ele sabe disso, e reconheço a sua qualidade.

Nós tivemos algumas divergências no campo das idéias e da política, mas pessoalmente sempre tive um grande respeito e uma grande admiração por ele. Realmente ele é um jornalista que deixa essa profissão enaltecida, pela escolha do seu nome para a Academia Catarinense de Letras.

Nós da Assembléia Legislativa estamos mais felizes ainda porque é um jornalista que faz cobertura nesta Casa. E pode V.Exa. ter certeza que os seus comentários nos jornais são bem fundamentados, ele não faz nenhum tipo de crítica sem ter a devida prova e a devida orientação.

Por isso fazemos esse registro com muita alegria. E vamos propor ao Presidente que marque uma data para que este Poder preste também uma homenagem ao jornalista, escritor, ao amigo, participante deste Poder, Moacir Pereira.

Registro com muita alegria a data tão importante da noite de ontem, quando da realização da sessão memorável em que a Academia Catarinense de Letras recebeu mais um dos seus membros, que é escolheu esta figura extraordinária.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)