Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Dado Cherem

25ª Sessão Ordinária - 22/04/2003

O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Sr. Presidente, ocupo a tribuna no dia de hoje um pouco indignado. E quero me dirigir ao Líder da Oposição, Deputado Joares Ponticelli, já que, infelizmente, o Deputado Nelson Goetten não se encontra no Plenário, para dizer que o último pronunciamento do Deputado Nelson Goetten, antes de ausentar-se por trinta dias desta Casa, foi para criticar gratuita e agressivamente o PSDB.

Deputado Herneus de Nadal, acredito que seja um caso de paixão não correspondida, um caso de amor não correspondido, porque destilar tanto ódio contra um Partido, gratuitamente, alguma coisa de errado tem.

Deputado Celestino Secco, a quem tenho um grande apreço por suas considerações, por suas retóricas e por seus dialetos em nome da ética, quero dizer que achei a sua manifestação contra a ironia ao seu Partido Político naquela sessão nesta Casa uma aula de ética política, a qual me rendo.

Escutei tantas vezes também o Deputado Antônio Carlos Vieira, que ocupou esta tribuna com razão, dando-nos aulas sobre questões orçamentárias e tributária, já que foi Secretário da Fazenda. E quero dizer que até aprendi com ele.

Por isso, não posso aceitar, jamais, que o Deputado Nelson Goetten venha à tribuna agredir gratuitamente o PSDB.

Primeiro, quero dizer ao Deputado Nelson Goetten que quem faz negociata e quem envergonha Santa Catarina não é o PSDB, como disse no seu último pronunciamento, há 30 dias. Chamar de negociata, é uma palavra muito forte!

Observo os Deputados Jorginho Mello, Nilson Gonçalves, Herneus de Nadal, Genésio Goulart, Mauro Mariani, Rogério Mendonça, Ronaldo Benedet e não vejo neles pessoas que fazem negociata em nome de uma coligação, muito menos o Governador do Estado, que conheço há mais de 30 anos, bem como a sua índole e o seu caráter.

Se estão estampadas na imprensa de Santa Catarina as nossas contrariedades e as nossas dificuldades de convivência, isso demonstra que não há negociata. O que existe é uma clareza de atos e de ações. E há dificuldades, e isso não escondemos de ninguém.

Permitam-me Deputados Celestino Secco e Joares Ponticelli, dizer que a arrogância é uma coisa prejudicial ao ser humano. E essa arrogância, com certeza, causou muitos dissabores aos Partidos aos quais V.Exas. fazem parte.

Não quero olhar para trás e virar uma estátua de sal, como dizia o Governador; não quero fazer isso. Não é da minha índole criticar ou falar mal de alguém gratuitamente. Mas a minha liberdade começa onde termina a do Deputado Nelson Goetten. Aí, sim, se ele quiser se manifestar, que venha quando quiser, mas não agredindo gratuitamente o meu Partido.

Temos dificuldades e nunca negamos isso para quem quer que seja. Agora, não vou ficar calado, escutando o Deputado chutar o Partido da maneira como tentou fazê-lo hoje aqui.

Gostaríamos de dizer que fomos Governo deste País por oito anos e que em momento algum sentimos vergonha de ser do PSDB. Muito pelo contrário, sentimos orgulho de um Partido que teve a coragem de mexer na ferida deste País; sentimos orgulho de fazer parte de um Partido que teve a decência de fazer a transição mais democrática da história deste País.

Só conheço dois Presidentes da República que não reclamaram do sucessor: um foi o Presidente Fernando Henrique Cardoso e o outro foi o Presidente Deodoro da Fonseca, que na época não tinha sucessor.

Gostaríamos de dizer que se tivéssemos vergonha do PSDB - e desculpe-nos, Deputado Celestino Secco, falarmos assim -, teríamos mudado o nome do nosso Partido ou teríamos mudado de Partido. Não temos vergonha e queremos continuar fazendo parte desse Partido e dessa coligação, porque quem nos deu o mandato e quem disse que deveria governar Santa Catarina foi o povo catarinense. Ele, sim, é o legítimo representante e que tem condições de dizer o que está bom ou não para o Estado.

Dizendo essas palavras, peço desculpas aos Companheiros da Bancada do PP. Não é minha intenção ofender ninguém. Muito pelo contrário, é elevar o nível do Parlamento. Mas a partir do momento que for agredido gratuitamente, virei com uma resposta, prontamente!

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)