Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputada Professora Odete de Jesus

32ª Sessão Ordinária - 13/05/2004

A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente e Srs. Deputados, assomei à tribuna, no dia de hoje, para falar da data 13 de maio. Uma data forte, uma data que nós, como professora, como Legisladora não poderíamos deixar passar em branco.

Nós estamos aqui para destacar a figura brilhante de uma mulher que lutou pela abolição da escravatura. Uma mulher de fibra, uma princesa de nome Maria Isabel, que escreveu seu nome na história como a mulher forte que venceu os preconceitos e, o mais importante, lutou para acabar com eles.

A história define a abolição da escravatura como um conjunto de manobras sociais e políticas empreendidas entre o período de 1870 a 1888, em prol da libertação dos escravos e a promulgação da Lei Áurea, assinada em 13 de Maio de 1888, oficializando a abolição do regime escravista.

Libertando os escravos do jugo dos coronéis, princesa Isabel deu apenas um passo, porque até hoje, quando comemoramos os 116 anos da abolição, onde foram quebradas aquelas correntes, ainda temos um número reduzido e uma grande discriminação aos negros nas faculdades: têm-se que se brigar para se conseguir uma vaga em uma universidade e também no mercado de trabalho.

Eu conheço uma pessoa espetacular, valorosa, que trabalha comigo como cinegrafista, que é negro. Eu falo do meu assessor, que é uma pessoa competente e que tem me acompanhado em muitas visitas a Brasília, que fez inclusive as filmagens quando estive em audiência com o Sr. Ministro dos Transportes, que também é do Partido Liberal.

Hoje, nas periferias da cidade, cerca de 37% das chefes de famílias são de mulheres negras que arcam com o papel fundamental, levando sustento, educação e o respeito para as suas famílias, para os seus filhos, e são um exemplo dentro de casa.

O Sr. Deputado Cézar Cim - V.Exa. me concede um aparte?

A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Pois não!

O Sr. Deputado Cézar Cim - Deputada Odete de Jesus, tinha que ser V.Exa. a iluminada desta Casa para dar continuidade, nem que fosse espiritualmente, àquilo que fez a Princesa Isabel e aquilo que fez a primeira Deputada mulher desta Casa, que também era negra.

V.Exa. realmente está iluminada nesta data ao fazer referência à libertação dos escravos.

O sonho de Zumbi, mais do que acabar com a escravidão, era de alcançar a justiça social.

A escravidão, evidentemente, ainda não acabou. Na época da escravidão nós tínhamos a obrigação de impor aos nossos irmãos negros o trabalho, e hoje os nossos irmãos negros querem trabalhar e não têm trabalho.

É importante esta reflexão. É importante esta referência de V.Exa. a esse guia que tanto marca a história de nós, brasileiros, que marca a nossa alma, que marca o nosso sentimento, que marca a nossa sensibilidade, e nós devemos isso muito ao negro. Agora, não se pode esquecer de que hoje, ainda, ele não está ocupando o seu lugar. Mas Deus há de nos abençoar para que nós possamos abrir os caminhos, no sentido de que o negro alcance a igualdade social neste País, porque ele merece, ele faz por merecer.

Parabéns a V.Exa. e parabéns a esta Casa Legislativa, que usufruiu da pessoa da nobre Deputada para fazer referência a essa data tão significativa para nós, brasileiros.

Obrigado a V.Exa., Deputada, pela oportunidade.

A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Muito obrigada, Deputado Cézar Cim, e gostaria de dizer que o parabenizo pela iniciativa de conceder também oportunidade aos jovens carentes, na maioria negros, para o mercado de trabalho. Parabenizamos também o Presidente Deputado Volnei Morastoni, por esta iniciativa de dar espaço.

Gostaria de salientar que quando o Deputado Cézar Cim citou a nossa querida, amada, Antonieta de Barros, esta primeira mulher Deputada, negra, professora e também do Partido Liberal, do meu Partido, que marcou na história catarinense, deixando para nossos filhos e nossos netos a sua história, engrandece-nos e alegra-nos muito.

Agradeço pela visita o Promotor do Ministério Público, Dr. Durval Silva Amorim, que é o coordenador-geral do fórum que se realizará na próxima segunda-feira, para o qual desde já convido V.Exas.

Esse fórum ocorrerá nos dias 9 e 10 do mês de outubro, mas teremos uma preparação na próxima segunda-feira, dia 17, às 18h, no auditório do Tribunal de Justiça, onde representarei também a Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais, da qual sou Presidente, aqui, nesta Casa Legislativa.

Deputado Dionei Walter da Silva, vice-Presidente da nossa Comissão, estaremos na audiência pública, na cidade de Jaraguá do Sul, onde estaremos fazendo uma ampla divulgação do Estatuto do Idoso. Lá, reuniremos diversos segmentos da sociedade, e lançamos o convite para que toda a população daquela bela cidade de Jaraguá do Sul compareça conosco, às 15h, na nossa audiência pública, onde distribuiremos, Deputado Rogério Mendonça, o Estatuto do Idoso, que vamos cobrar na íntegra. Porque não adianta ficar só no papel, o papel aceita tudo, é um livro bonito, ilustrado, mas nós queremos que tudo que está no Estatuto que foi aprovado seja respeitado na íntegra.

Registro ainda a presença do assessor do nosso Governador em exercício, Sr. Altair de Marco. Ele esteve no nosso gabinete, fazendo-nos uma visita. Também o ex-vice-Prefeito de Camboriú, Francisco Duarte de Souza Filho, o amigo Vereador Marcos Ricardo, que já foi do Partido Liberal, o Jair Miguel Ricardo e o Edson Renato Dias, todos Vereadores da bela e maravilhosa cidade de Balneário Camboriú, estiveram em meu gabinete, para uma visita, eis que sempre recebo companheiros de diversas agremiações partidárias.

Nós estamos aqui, respondemos pelos interesses da população catarinense e não podemos nos esconder, não podemos recusar tão importantes visitas.

O que me deixou feliz, hoje, foi a matéria publicada pelo Diário Catarinense, na página 6, que fala que o nosso Presidente, o meu Presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz críticas públicas a Ministros.

Deputado Reno Caramori, esta Deputada também está ajudando a governar este Brasil e também tem responsabilidades.

(Discurso interrompido por término do horário regimental.)

(SEM REVISÃO DA ORADORA)