Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Dionei Walter da Silva

17ª Sessão Ordinária - 30/04/2004

O SR. DEPUTADO DIONEI WALTER DA SILVA - Sr. Presidente, Srs. Deputados, na verdade, este veto, depois do veto ao art.170, é o mais escandaloso, Deputado Antônio Ceron, porque traz os compromissos de algumas das audiências públicas do Orçamento Regionalizado.

Na minha região uma das prioridades foi a extensão da Udesc àquela regional para que lá também tivesse o ensino superior público e gratuito.

E mais, durante toda a campanha, Deputado Pedro Baldissera, nós ouvimos o Governador dizer que o Plano 15 deveria ser guardado e cobrado. E eu guardei. Ajudei a eleger este Governo, nunca me furtei disso, mas guardei-o porque preciso cobrar.

Uma das ações na área da educação, Deputado Herneus de Nadal, é justamente a reformulação da política educacional da Udesc, viabilizando a implantação de centros em regiões pólo do Estado ainda não atendidas.

O veto a essa parte do Plano Plurianual, justamente veda a extensão da Udesc para as regiões de São Miguel do Oeste, Itajaí, Chapecó, Palmitos, Joaçaba, Jaraguá do Sul, Blumenau, Criciúma, Curitibanos, Concórdia, Brusque, Ituporanga e para a região de Araranguá. E Plano Plurianual é um projeto, é uma proposta para quatro anos! Necessariamente não temos que implementar no ano que vem ou quem sabe no próximo.

A implantação é um sonho que em algumas regionais foi colocado por cidadãos que participaram da audiência, mas acabará sendo sepultado se não derrubarmos este veto a esse projeto.

Então, neste sentido, nós defendemos que se derrube o veto para que o Governo cumpra o Plano 15, fazendo com que as regiões sejam contempladas com o que estava no plano.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)