2ª Sessão Ordinária - 17/02/2005
O SR. DEPUTADO FRANCISCO DE ASSIS - Sr. Presidente, colegas Deputados, funcionários desta Casa, pessoas que acompanham esta sessão, venho hoje a esta tribuna porque ontem, na sessão da Câmara de Vereadores de Joinville, da qual já tive honra de participar como Vereador, foi apresentada uma moção pela Vereadora do PP, Carmelina Barjona, por sinal minha conterrânea, pois nasceu em Imaruí, repudiando o descaso do Governo do Estado com as escolas públicas estaduais situadas na minha cidade, Joinville, no total de seis, pela interdição que estão sofrendo, com prejuízo para as crianças, para os alunos.
A Vereadora Carmelina Barjona, reeleita, que tem uma boa atuação naquela Câmara, com certeza, é conhecedora do assunto porque é professora. Ela apresentou a moção, a qual ainda não tive acesso, e na mesma sessão um Vereador do PMDB, que já tentou por algumas vezes ser Deputado, mas foi sempre derrotado porque tem voto apenas para Vereador, mas é insistente, ocupou a tribuna, Deputado João Henrique Blasi (ele é do seu Partido, mas é um derrotado, e se não chegou é porque não tem mérito e o povo de Joinville sabe que não é um bom Parlamentar, pois se fosse já teria conseguido, pois se candidatou por várias vezes), tentando desqualificar o nosso trabalho disse: "O que o Deputado Francisco de Assis está fazendo em Florianópolis?".
Ora, como um Vereador, que sabe qual é o papel de um Parlamentar, que é o de legislar e fiscalizar, cobra de um Deputado ações que devem ser do Governo dele, do Governo do PMDB, do Sr. Luiz Henrique da Silveira, que é da sua cidade e que foi Prefeito de Joinville? Esse Vereador tem que ser desmascarado! A sociedade joinvilense tem que saber quem são as pessoas desleais, injustas, que não sabem fazer política e que querem depositar a culpa em quem não tem, quando deveriam culpar o seu Governador, o Sr. Luiz Henrique pelo descaso com a segurança, com a educação, com os funcionários públicos.
Por que esse Vereador do PMDB não fala isso do Governo do Estado? Por que ele não vai para a tribuna e tem a honra e a humildade de dizer: O meu Governo, do PMDB, está fazendo esse descaso com a minha cidade.
Então, é lamentável que um Parlamentar despreparado, que não tem qualidades, porque se tivesse já teria conseguido chegar a esta Casa, e se não chegou é porque não tem preparo, porque é desqualificado, como tem demonstrado, utiliza a tribuna para atacar um colega, quando esse não está lá para se defender. É lamentável que nos quadros do PMDB ainda existam pessoas que conseguem, à custa de muito dinheiro, uma vaguinha para ser Vereador em Joinville. Esta é a realidade.
Infelizmente, esse cidadão não tem a humildade de criticar o seu Governo, o Governo de Luiz Henrique da Silveira. Daqui para a frente vamos começar a denunciar todas as questões que o Governador está deixando de fazer, não apenas em Joinville, mas em todo o Estado de Santa Catarina, porque é dessa forma que nós estamos sendo tratados naquele Município.
Nós estamos aqui trabalhando todos os dias, apresentando projetos, ajudando, mostrando caminhos para melhorar a sociedade catarinense, mas muitas vezes são vetados pelo Governador. Temos que dizer isso, claramente, para a sociedade, porque essas pessoas, que não têm caráter, que não têm dignidade, não podem representar um povo na Câmara de Vereadores, como esse sujeito vem fazendo em Joinville.
Mas nem tudo, Sr. Presidente, é má notícia. Na mesma área da educação, quero dizer desta tribuna, para fazer um contraponto ao descaso desse Parlamentar joinvilense, que, na nossa cidade de Joinville, uma escola pública foi premiada pelo MEC com o título de segunda melhor escola do País, entre dez.
Estou apresentando uma moção, Sr. Presidente, no dia de hoje, e peço licença para lê-la, assim como também depois, no horário definido, colocá-la em discussão e votação, para que nós possamos aprová-la. A moção enaltece e parabeniza a direção da escola por esse belíssimo trabalho que está sendo feito.
(Passa a ler)
"Considerando que a escola participa da história de Joinville há mais de 30 anos, desde 29/03/1972, contribuindo assim para o crescimento intelectual e cultural da sociedade joinvilense e catarinense;
Considerando que a atuação dedicada e esforçada da equipe de pais, professores, alunos e demais funcionários levou a Escola Anna Maria Harger a receber o prêmio da segunda melhor escola pública do País, concedido pelo MEC - Ministério da Educação e Cultura;
Considerando que foi a única escola de Santa Catarina a receber notória gratulação - segunda colocada no ranking das dez melhores escolas públicas do Brasil e com divulgação em nível nacional, inclusive com matéria na revista Veja desta semana, elevando a todos os catarinenses;
Considerando que a Escola atende 925 alunos de 1ª a 8ª séries e dos 33 professores que constituem o corpo docente, 30 têm curso de pós-graduação..."
Quero dizer que a Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, aprovando esta moção, parabeniza a Direção da Escola Anna Maria Harger e toda a equipe pela grande conquista e pelo trabalho que vêm realizando no resgate e no gosto da leitura.
Faço isso porque, sendo joinvilense e tendo uma escola do Município recebendo tamanha gratulação e reconhecimento do MEC por esse trabalho, tenho o dever e a obrigação, Deputado Antônio Carlos Vieira, de fazer aqui o registro e e pedido para que seja aprovada, pelos 40 Deputados, essa moção, reconhecendo esse belíssimo prêmio.
Então, nem tudo, apesar de alguns não quererem, é má notícia. Existem, sim, coisas positivas, coisas boas, que sempre faço questão de trazer a esta tribuna, tanto do Estado como da minha cidade e do Brasil, por que não.
Parabenizo toda a equipe da Escola Anna Maria Harger, de Joinville, pelo belíssimo trabalho que vem fazendo na nossa cidade, pelas crianças dos trabalhadores de Joinville, que aprendem nos bancos escolares a ter uma vida digna, ética, cidadania, porque é a partir da escola que se aprende tudo o que vai servir para o resto de nossas vidas. As escolas de Joinville, de maneira geral, estão dando esse parabéns.
Com certeza a Escola Anna Maria Harger não está sozinha nesse contexto. Todas as demais escolas públicas de Joinville têm bons profissionais e caminham para ter essa excelência na educação, que é o objetivo da educação no Estado, no Brasil e, por que não, na nossa cidade.
Parabéns, mais uma vez.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)